Fenómeno com filtro UV


Recommended Posts

Olá, boa noite a todos, como podem ver consegui tirar a biobox, o mergulhador foi ver a tia e a gravilha também!

Pus umas plantas, os peixes que eu mais gosto são as corydoras e é um regalo para os meus olhos vêlas a "brincar" na areia, de resto, os parâmetros da água continuam um descalabro em amónia e cada vez dou menos comida aos peixes, hei-de lá chegar, há duas semanas que não me morre peixe nenhum, talvez porque estou a fazer tpa's de 3 em 3 dias de 20 litros, abraço a todos, irei dando noticias! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, boa noite a todos, como podem ver consegui tirar a biobox, o mergulhador foi ver a tia e a gravilha também!

Pus umas plantas, os peixes que eu mais gosto são as corydoras e é um regalo para os meus olhos vêlas a "brincar" na areia, de resto, os parâmetros da água continuam um descalabro em amónia e cada vez dou menos comida aos peixes, hei-de lá chegar, há duas semanas que não me morre peixe nenhum, talvez porque estou a fazer tpa's de 3 em 3 dias de 20 litros, abraço a todos, irei dando noticias! :)

boas,que bom que tirou dai a malta e espero que goste mais dele assim,na minha opinião esta muito mais vistoso,o meu aqua maior também esta novo e estou tendo problema com nitrato e tpas atrás de tpas mas oque é certo é que também não morrem,coloquei mais plantas e espero que isso ajude com nutrientes a mais,bom,continue no andamento e com noticias-

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Épa, já tem outro look ;)

 

Olha já se vê potencial, posteriormente tentava ver outras posições para esse tronco que parece interessante, eventualmente algum musgo, retirava esse fundo, e plantava com plantas altas para cobrir atrás e eventualmente uma película preta... Mas isso fica para considerares depois...

 

Questão, que substrato é o escuro?

 

Pois tentar ciclar com fauna é andar no limbo, seria mais rápido e melhor para a fauna se estivesse num aquário de quarentena ou até numa caixa de plastico grande com condições e com filtro mesmo que simples e com TPA's... Assim deixavas ciclar esse sem TPA, seria mais rápido... Mas...

 

Olha uma dica, essa flauta está a meio do vidro traseiro, seria melhor se a colocasses em cima, acho que optimizavas a circulação e criando alguma agitação da água também promovias as trocas gasosas e melhoras a oxigenação, as bactérias nitrificantes necessitam de oxigénio e nesta fase não tens a colónia estabelecida, penso que seria benéfico, há esquerda tens o eheim skim, e á direita é o quê? Difusor de CO2de spray?

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

á direita parece-me difusor de CO2 de Spray.

 

Deve ser colocado o mais junto ao solo possível, sem enterrar, de forma a que a pressão da água "empurre" o CO2 e ele se dilua na água.

 

Ajusta isso e vais ver que a diferença enorme na dissolução do CO2.

 

Também tenho um desses, sei do que falo.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, boa noite a todos, de facto os peixes não estão a morrer, noto-os como que mais "contentes", sobretudo as corys, apesar dos resultados dos testes da água que nem os vou dizer aqui senão vc's até jogam as mãos à cabeça :)

Do lado direito tenho realmente um reactor de CO2 que comprei da Sera que inclui pastilhas com sais minerais e um frasquinho de fertilizante liquido, o reactor funciona a pastilhas de CO2 e está na posição segundo as instruções do fabricante, a 0,5cm da superficie, mas se acham melhor mete-lo ao nivel do solo é isso que farei.

O Skim uso só quando a superficie da água está suja ou os peixes não comeram toda a comida, o tronco, ai o tronco!, está nesta posição porque está entalado com nas paredes do aqua, senão flutua :)

A saida do tubo do filtro está baixo porque é em forma de de U (invertido) e como é de encaixes tem sempre esta configuração, mas vou ver bem o que posso fazer para o puxar para cima, a areia preta é de quartz salvo erro da zolux, o substrato tb não me lembro da marca pois joguei os sacos fora mas vou pesquisar para saber!

 

Quero desde já agradecer as opiniões, pois é com elas que vamos mudando as coisas para melhor!

 

Abraço a todos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

20151108_184748_zpscuodtzoq.jpg

 

 

 

Boas pessoal ....tenho novidades, consegui meter a amónia a zeros, tenho é o NO3 e o NO2 elevados, será da fertilização das plantas?

De resto em termos de layout consegui meter a flauta um pouco mais perto da superficie da água, troquei o autocolante do fundo pondo assim um pouco de azul e troquei o tronco de posição, ficando este, entalado entre a flauta e a casca de côco até achar melhor ideia, pois o dito cujo quer é boiar :), em termos dos peixes penso que está tudo bem.

 

Quanto à amónia, comprei umas bolinhas da Jbl que meti dentro do filtro (micromec) e penso que tenha sido isso que a combateu, comprei tambem um genero de areia filtrante para eliminar os nitratos tambem da Jbl, mas essa ainda não fez resultados (nitratex), de resto, vou mandando noticias e novidades se alguma coisa aparecer :)

 

Abraço a todos e um bom resto de fim-de-semana!

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

(....)

Dá um olhinho em Ciclo do Azoto

 

Sérgio, vamos com calma...

 

Eu quando li que não tinha amónia até fiquei contente pois pensei que fosse pelas colonização das bacterias... O post que já tinha feito antes com referencia sobre o ciclo devia ser lido.

 

n-cycle.gif

 

É normal a amónia (NH3) subir, e quando as bactérias que a processam estiverem estabelecidas ela vai baixar por está a ser processada em Nitritos (NO2) e posteriormente estabelecem-se as bactérias que processam os Nitritos (NO2) em Nitratos (NO3), sendo estes últimos também nutrientes para as plantas mas menos tóxicos e aceitáveis em quantidades até +/- 50ppm, isto a nivel de tolerância pela fauna e em abstracto...

 

Agora, referes que está a usar material para reduzir este elementos, referes que está a fertelizar eventualmente com Nitratos, assim não há como saber se tens o ciclo feito ou não e não aconselho de todo o uso de tais produtos numa situação regular...

 

Para o ciclo se completar tem de existir amónia para que as bactérias a processem, tem de existir Nitritos para que estes sejam processados em Nitratos...

 

Eventualmente esse produtos não removem na totalidade e possibilitam a realização do ciclo, mas não os conheço... Acho que era muito mais simples controlares os níveis apenas com TPA's e adição de bactérias... Depois de teres a colónia estabelecida tudo normalizava...

 

Imagina que adicionas uma dessa resinas que remove totalmente a amónia (não sei se existe) ou a altera de uma forma que as bactérias não a possam processar, as bactérias deixam de ter "alimento" e desaparecem...

 

Quando para resolver um problema começamos a alterar muita coisa, perdemos a capacidade de observação e conclusão, pois as condições deixam de ser observareis, chegamos a um ponto em que não sabemos se este resultado é por isto ou aquilo...

 

Mas espera por mais opiniões...

Editado por Pedro Bernardo

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais