Plantado 450L - Inicio da montagem - FOTOS


Pterois Volitans

Recommended Posts

Caros amigos,

 

Adquiri recentemente um aquário de 150comp. por 50 de fundo e 60 de altura, comprei também um sistema de iluminação HQI da marca DUPLA de 2x 150w de 110cm de comprimento.

 

Em relação a filtros ainda não tenho nada.

 

Gostaria que me ajudassem na escolha do filtro e também o que acham do sistema de luz, se é bom ou não, será suficiente...?

 

Quero fazer deste aquário um plantado á maneira e não quero falhar em nada e por isso peço ajuda aos experts na matéria, gostaria de obter uma opinião do consagrado Sérgio Veterano, que me desculpem os outros pela discriminação mas pelo que tenho visto é um verdadeiro artista nesta arte dos plantados.

 

Desde já, muito obrigado pela atenção dispensada.

the 2nd best way to free stress in a natural way....

...LOOK at the Aquarium...

 

O Echinodorus Gigante ** O Mangal **

** Duboisi & Frontosa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não te vou dar conselhos para o filtro nem para a luz, pois não te ia ser util nessa matéria!

Vou tentar ajudar-te no que estou mais capacitado para o fazer!

Tens que começar pelo fundo, pôr substrato e areão, se fosse a ti, punha areia fininha, tipo da praia, pois dá um ar muito natural ao aqua!

Plantas: fundamental uma de fundo para te cobrir o fundo, desde que tenhas uma que cubra o fundo todo, o aspecto é logo outro!

 

Em relação ao teu aquário, podes dizer-me onde compraste e quanto te custou?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi, o meu Aqua é igual ao teu até na iluminação deixo aqui o meu tópico para dares uma vista de olhos e se possivel te ajudar.

 

Quanto ao Filtro é que aconselho um pouco mais do que o que tenho, mas em breve vou trocar pelo Eheim 2026 950l/h

 

Não hesites em perguntar o que que que seja.

 

Boa Sorte

 

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=23472

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu sistema é um pouco diferente do teu, tem 110cm mas é um calha conjunta, não é como o teu que tem dois focos separados, acho que no teu sistema a luz está melhor distribuida.

 

O meu sistema é o DUPLA ELECTRA II 2x 150w

 

http://www.shopsolution.nl/shop/home.asp?s...d=duplalighting

 

Achas que tem potência suficiente para chegar ao fundo, tou a pensar em fazer um tapete de glosso e tenho dúvidas se não será pouco..

 

Tás com problemas de algas?

the 2nd best way to free stress in a natural way....

...LOOK at the Aquarium...

 

O Echinodorus Gigante ** O Mangal **

** Duboisi & Frontosa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, tou a pensar colocar dois filtros 2215 EHEIM, ou então um filtro 2217 EHEIM, o que é que aconselhas?

 

Eu acho que dois filtros 2215 faz uma melhor circulação e filtragem.

the 2nd best way to free stress in a natural way....

...LOOK at the Aquarium...

 

O Echinodorus Gigante ** O Mangal **

** Duboisi & Frontosa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim é um pouco diferente mas apenas na distribuição de luz pois os Watts são os mesmo.

 

Chega perfeitamente, aconselho a deixares uma distância de cerca 40cm do nivel da água.

 

 

Quanto á glossostigma e pessoalmente acho que se criou um mito á volta dela (muito dificil de manter mas eu não acho).

 

Quanto ao filtro aconselho apenas um pelos seguintes motivos:

- estéticamente um filtro disfarça-se melhor do que dois

- dois filtros vão gerar muita corrente o que não se quer num plantado

- Fica bem mais barato

 

Quanto ao modelo acho que o 2217 é um óptimo filtro o único problema nele é não ter cestos de divisão, mas Ok.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pterois Volitans,

 

O meu conselho seria:

 

1º - substracto - 1 saco 7kgs de Fluorite Red + 1 saco de 7kgs de Fluorite(cerca de 30€ cada) para cobrir o fundo.

Depois por cima, entre 25 a 50 kgs de areia de filtro de piscina fina, granulado 0.6 a 1.2mm que não altera o PH. (cerca de 7€ cada saca de 25Kgs), adição de co2 caseiro, fertilizante liquido e tens o necessário para um bom plantado.

 

2º - Os filtros: Se optares por apenas um, que tal considerares o Rena XP3 (capacidade de matéria 9.1Litros 1350 l/h), é caro mas muito bom e silencioso ou o JBL CristalProfi 500 (capacidade de matéria 12Litros 1200 l/h), ou se a carteira não permitir o JBL CristalProfi 250 (capacidade de matéria 7Litros 700 l/h). Os JBL já vêm todos com matéria filtrantes prontos a trabalhar o rena xp3 trás conjunto de esponjas fina e grossa, carvão e filtro de algodão.

Se optares por dois, que tal em vez de dois eheim 2215 (capacidade de matéria 4Litros 620 l/h) optares por dois JBL CristalProfi 120 (capacidade de matéria 5Litros 600 l/h) praticamente o mesmo preço e já com matérias filtrantes prontos a filtrar.

 

Se pretenderes saber onde encontrar ou os links nacionais ou estrangeiros sobre os produtos que mencionei diz.

Cumprimentos

Vitor Ferreira

 

Pelo bem estar dos peixes...

eu não compro nada em lojas que vendam peixes coloridos artificialmente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ao teu aquário, podes dizer-me onde compraste e quanto te custou?

 

Comprei em Faro e custou 260€

the 2nd best way to free stress in a natural way....

...LOOK at the Aquarium...

 

O Echinodorus Gigante ** O Mangal **

** Duboisi & Frontosa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pterois Volitans' date='

 

O meu conselho seria:

 

1º - substracto - 1 saco 7kgs de Fluorite Red + 1 saco de 7kgs de Fluorite(cerca de 30€ cada) para cobrir o fundo.

Depois por cima, entre 25 a 50 kgs de areia de filtro de piscina fina, granulado 0.6 a 1.2mm que não altera o PH. (cerca de 7€ cada saca de 25Kgs), adição de co2 caseiro, fertilizante liquido e tens o necessário para um bom plantado.

 

Ok, em relação aos substractos estou elucidado.

 

2º - Os filtros: Se optares por apenas um, que tal considerares o Rena XP3 (capacidade de matéria 9.1Litros 1350 l/h), é caro mas muito bom e silencioso ou o JBL CristalProfi 500 (capacidade de matéria 12Litros 1200 l/h), ou se a carteira não permitir o JBL CristalProfi 250 (capacidade de matéria 7Litros 700 l/h). Os JBL já vêm todos com matéria filtrantes prontos a trabalhar o rena xp3 trás conjunto de esponjas fina e grossa, carvão e filtro de algodão.

Se optares por dois, que tal em vez de dois eheim 2215 (capacidade de matéria 4Litros 620 l/h) optares por dois JBL CristalProfi 120 (capacidade de matéria 5Litros 600 l/h) praticamente o mesmo preço e já com matérias filtrantes prontos a filtrar.

[/quote']

 

Em relação aos filtros tenho uma especial confiança nos da marca eheim e por exemplo o 2217 tem um volume de massas filtrantes de 6L e compro um por 155€, o que acham deste preço? É bom ou nem por isso?

 

Como já tive vários filtros eheim e sempre me dei bem não queria trocar de marca e apanhar uma desilusão, tive uma vez um problema com um 2260 e a assistência da loja onde o comprei funcionou maravilhosamente e rápidamente e não tive que pagar nada.

the 2nd best way to free stress in a natural way....

...LOOK at the Aquarium...

 

O Echinodorus Gigante ** O Mangal **

** Duboisi & Frontosa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu Aquário e com vidro de 10mm custou-me 200euros, foi feito por encomenda.

 

O meu tem vidro de 12mm, se calhar por isso é que foi um bocadinho mais caro, não foi por encomenda. Na loja onde comprei há mais iguais.

the 2nd best way to free stress in a natural way....

...LOOK at the Aquarium...

 

O Echinodorus Gigante ** O Mangal **

** Duboisi & Frontosa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom preço :wink:

Tenho que ir morar para Faro :lol:

 

Quanto ao preço do filtro até que está bom, podes encontrar por aqui uns 20 ou 30euros mais barato mas com os portes...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação aos filtros tenho uma especial confiança nos da marca eheim e por exemplo o 2217 tem um volume de massas filtrantes de 6L e compro um por 155€' date=' o que acham deste preço? É bom ou nem por isso?

 

Como já tive vários filtros eheim e sempre me dei bem não queria trocar de marca e apanhar uma desilusão, tive uma vez um problema com um 2260 e a assistência da loja onde o comprei funcionou maravilhosamente e rápidamente e não tive que pagar nada.[/quote']

 

Já tive um PenPlax 1500 (era enorme) mas não gostei dificil de ferrar o que originava barulho, agora tenho um Rena XP3 9 litros, mais três que o eheim 2217, já trás algumas matérias filtrantes que aproveitei, 1350l/H, super silencioso, é simplesmente muito bom, e o preço foi de 171,35€ vê em http://www.planetanimal.net/loja/homelojap...os%20Exteriores

Vê tambem neste site o eheim 2217 com torneiras e massas filtrantes por 142.20€.

 

Quanto aos JBL só tenho ouvido falar bem, e estou à espera do meu JBL CristalProfi 250 7Litros da Alemanha por um preço espectacular de 79€ e já com materias filtrantes, vê em http://www.aquaristikshop.com/cgi-bin/neu/...2upRScGyVjo5yly

 

agora... parece-me a mim que já estás decidido pelo menos quanto à marca dos filtros que queres, e por mais que possamos dizer será dificíl fazer mudar-te de ideias, no entanto aproveita os dois sites que mencionei para tentares encontrar os filtros ao melhor preço que conseguires.

Cumprimentos

Vitor Ferreira

 

Pelo bem estar dos peixes...

eu não compro nada em lojas que vendam peixes coloridos artificialmente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos novamente e obrigado pelas respostas que enviaram.

 

Tenho mais uma dúvida em relação ao fundo do aquário:

 

Devo colocar um cordão de aquecimento por baixo do substracto ou não é necessário?

 

55€ por um cordão de aquecimento RENA de 15m é bom preço?!

the 2nd best way to free stress in a natural way....

...LOOK at the Aquarium...

 

O Echinodorus Gigante ** O Mangal **

** Duboisi & Frontosa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Devo colocar um cordão de aquecimento por baixo do substracto ou não é necessário?

 

Na minha opinião, esquece esses cordões.

 

pelo preço consegues comprar dois aquecedores de 300w dos melhores (por exemplo o rena custa cá cerca de 25€)

Cumprimentos

Vitor Ferreira

 

Pelo bem estar dos peixes...

eu não compro nada em lojas que vendam peixes coloridos artificialmente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Pessoal,

 

Decidi deixar aqui algumas fotos já que pûs em andamento a montagem do aquário.

 

Pic_1473_15.jpg

 

Pic_1473_13.jpg

 

Solo fértil castanho Aquatic Nature - 20kg

Pic_1473_24.jpg

 

Pic_1473_25.jpg

 

Substrato nutritivo com Lignite e Laterite da Aquatic Nature - 5kg

Pic_1473_19.jpg

 

Terra fertilizante com elementos traço - 2.5kg

Pic_1473_21.jpg

 

Areão de ribeira - 45kg

Pic_1473_20.jpg

 

Sistema HQI Dupla 2x150w

Pic_1473_16.jpg

 

Mistura do solo fértil, terra, areão, etc.

Pic_1473_14.jpg

 

Pic_1473_17.jpg

 

Uma das madeiras a colocar no aquário

Pic_1473_18.jpg

 

Algumas rochas e madeiras

Pic_1473_23.jpg

 

Pic_1473_22.jpg

 

Pic_1473_28.jpg

 

Pic_1473_29.jpg

 

1ª parte do enchimento com decoração e colocação das peças provisoriamente.

Pic_1473_31.jpg

 

 

Agora só faltam as plantinhas ....!!!

the 2nd best way to free stress in a natural way....

...LOOK at the Aquarium...

 

O Echinodorus Gigante ** O Mangal **

** Duboisi & Frontosa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, comprei tudo no Picanço.

 

Tive um problema porque a madeira grande flutua e agora tive que a pôr de molho.

 

Aceito sugestões para a decoração.

 

Fico á espera de respostas.

the 2nd best way to free stress in a natural way....

...LOOK at the Aquarium...

 

O Echinodorus Gigante ** O Mangal **

** Duboisi & Frontosa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais