Recommended Posts

boas eu esto a pensar montar 1 aquario comunitario com algumas plantas,

so que tenho 1 problema a iluminação, tenho 1 lampada de 42cm florescente de 15W naquelas tampas da aquapor e queria saber que tipo de lampadas la posso meter, o preço e tambem quais as que aconcelham-me a por.

 

obrigado

David Cruz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ou seja a volta de 54 litros.

 

Que eu esteja a ver só mesmo fazendo uma calha a medida para ai.

Eu tou a fazer uma para um cubo com 2 de 36 watts e talvez seja a tua unica solução.

 

Mesmo assim com 36 watts para 54 litros não te podes esticar muito no que diz respeito as plantas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

uma compacta de 36w cabe perfeitamente, talvez tenhas que por o balastro ca fora dentro de uma caixinha mas não te vai alterar a estetica do aquario, se não pretendes um superplantado, 36W ja esta bom, podes ir mais alem das anubias e fetos de java mas não podes é por plantas que necessitem de MUITA luz.

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas novamente

 

Aqui está a lampada

3_11a-prod.jpg

 

Aqui o Balastro

p_fqckfht5.jpg

 

 

No Leroy Merlin tens lá um Candeeiro com o balastro e suporte para 2 lampadas de 36 watts por cerca de 40 euros.Depois é um pouco de imaginação para por lá dentro a lampada e o balastro cá fora pois é mto grande e aquece um pouco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes por dos outros, electromagneticos ou la o que é, dos "normais", mas esses aquecem muito, são pesados e precisas de arrancador.

 

Eu comprei numa loja de artigos electricos em mem-martins um balastro electronico parecido com esse por vinte e tal euros, os suportes são baratos e as lampadas creio que foi a volta de 5 euros cada, mas se no leroy ja tem a calha completa é questão de fazer contas.

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Balastro electromagnetico -> Precisa de arrancadores e penso eu que só dá para lampadas T8 (flourescentes normais, mas tem 4 pinos a mesma, 2 em cada ponta)

 

Balastro electronico -> Não precisa de arrancadores e a maior parte deles dá para varios tipos de lampadas flourescentes e para varias potencias.

 

 

Se tiver enganado avisem :twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

T8 ou T5 penso que vai dar ao mesmo... neste caso

 

Agora lembrei-me que o nelson pode estar a falar de outras lampadas compactas, umas que so teem 2 pinos e dá a ideia de terem o arrancador incorporado... sera isso???? nesse caso penso que o balastro electronico ja não serve... :roll:

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um balastro daqueles para lampadas T8 onde estou a tentar ligar uma lampada dessas de 36W compactas de 4 pinos e queria saber se é preciso arrancador como as lampadas T8 ou se não dá mesmo para ligar a estes balastros e tem de ser com um electronico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.