Filtro UV - resultados


Recommended Posts

Oi a todos

 

Coloco aqui algumas fotos do meu aquario que esteve durante algumas semanas cheio de algas verdes. Após várias tentativas por outros métodos para a eliminação da água verde (mundaças parcias e totais de água, produtos quimicos(maior erro de todos) e com filtro de algodão (recentemente discutido aqui no fórum)), resolvi construir um filtro UV. Com o filtro de algodão tive resultados bastante bons mas passados 2 semanas a água ficou novamente verde e passei a um método que dizem ser mais eficaz!! Pelo menos não suja nem dá trabalho....

 

Dia 0: aspecto do aquario tornado em sopa verde devido às algas

Pic_5086_1.jpg

Pic_5086_2.jpg

 

24 horas depois de funcionamento do filtro UV:

Pic_5086_7.jpg

Pic_5086_8.jpg

 

36horas:

Pic_5086_10.jpg

Pic_5086_11.jpg

 

48horas:

Pic_5086_12.jpg

Pic_5086_13.jpg

Pic_5086_14.jpg

 

Filtro UV:

Pic_5086_4.jpg

 

Montagem: adaptei o filtro a um outro filtro canister que tenho de 380l/h, aproveitando-o para fazer a água correr pelo UV e ao mesmo tempo para que a água passasse por esponja filtrante (colocada dentro do canister)

Pic_5086_5.jpg

Pic_5086_6.jpg

 

Para quem não se recorda do filtro de algodão:

Pic_4714_1.jpg

 

O bom disto tudo:

 

-o filtro de UV com lampada de 8W, já contando com a montagem eléctrica ficou por volta de 20€ (um pouco menos)!!

-pode-se usar vezes sem conta uma vez que se trata duma lampada ou seja tem vários milhares de horas de vida

 

Peço desculpa pela qualidade das fotos e por ter os vidros sujos, mas acreditem que água está novamente cristalina

 

Abraços a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espantoso.

já tinha ouvido que eram eficazes mas muito caros.

Acho que 20 euros tornam este DIY muito acessível.

Podes colocar o esquema de montagem ou o q quer que tenha sido onde te inspiraste????

 

oBRIGADO E BOA SORTE.

Ferrari, Heptacampeã do Mundo de F1

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi, tenho que dizer o mestre da bricolage é o meu Pai, mas vou colocar aqui algumas fotos das partes do filtro com as decrições que me lembro. Durante a montagem não tirei fotos por isso não posso colocar :shock:

 

Pic_5098_1.jpg

Pic_5098_2.jpg

Pic_5098_3.jpg

Pic_5098_4.jpg

Pic_5098_5.jpg

Pic_5098_6.jpg

Pic_5098_7.jpg

Pic_5098_8.jpg

Pic_5098_9.jpg

Pic_5098_10.jpg

Pic_5098_11.jpg

 

As tampas de rosca foram comprados no aki, o redutor para mangueira também mas na secção de peças de jardinagem, o tubo de pvc comprei numa loja de canalização porque tinha que pedir para me fazerem rosca na ponta. Contudo todas estas peças encontram também em qualquer casa de canalizações.

 

Os links do site que me ajudou em tudo:

 

http://www.aquahobby.com/phpBB2/viewtopic.php?t=1566

http://www.aquahobby.com/phpBB2/viewtopic.php?t=5718

 

embora tenha algumas peças que achei que não eram necessárias usar.

 

nota: li algures que a lamina de água entre a lampada e o tubo de pvc não deveria ser maior que 6mm (acho), pelo que o tubo que usei tem 25,4mm de diametro interno (1''), a lampada tem 16mm de diametro, logo a lamina de água é de (25,4-16)/2=4,7mm. tenham isso em atençao pois se a lamina de água for muito alta a lampada não será tão eficaz.

 

Abraços, qualquer duvida é só dizerem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

antes de mais:

 

ATENÇÃO: A LAMPADA NUNCA DEVE SER LIGADA PARA SER VISTA, PODE CEGAR, DESCOLA A RETINA. A ÚNICA MANEIRA DE VERIFICAR SE FUNCIONA É VER SE O ARRANCADOR ACENDE. A pessoa que me vendeu a lampada avisou-me antes de a vender, embora já soubesse, mas às vezes...

 

Paulo Alder:

 

Sim fica em contacto com a água excepto as partes finais da lampada (zona metálica) que está revestida com tubo de plástico e isolada da água. Contudo há quem use tubo a envolver toda a lampada, embora penso que possa filtral a emissão de luz e ela não ser tão eficaz

 

NJP:

 

A lampada comprei em lisboa, nos anjos, não sei o nome da casa mas posso dizer assim que encontrar a factura. fica na subida para a Graça, por onde passa o eléctrico.

 

Quanto ao esquema eléctrico o expert é o meu Pai, foi ele que montou tudo. Se tiveres alguma duvida concreta eu posso perguntar, de qualquer maneira vou tentar expressar por fotos, que é a melhor maneira que consigo:

 

decidi dividir o fio preto em dois, por conveniência, mas pode-se fazer sem interrupções.

Pic_5101_1.jpg

de cada lado temos dois fios, um de cada cor para não haver confusões. Na peça branca (que interrompe o fio preto) os fios de um lado e de outro devem corresponder as mesmas cores

Pic_5101_2.jpg

Pic_5101_3.jpg

Pic_5101_4.jpg

Pic_5101_5.jpg

Pic_5101_6.jpg

Pic_5101_7.jpg

Pic_5101_8.jpg

Pic_5101_9.jpg

Pic_5101_10.jpg

 

 

Abraços, qualquer duvida é só continuar a perguntar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

oi olha basicamente, entre outros multiplos usos que tem, por exemplo no tratamento de águas residuais para matar bactérias nocivas ou esterelização de equipamentos, o uso em aquariofilia é no combate, tal como vês na 1º foto, às micro algas verdes em suspensão na água. O problema destas algas é que são muito chatas de eliminar, um pequena quantidade delas numa semana (ou menos) propaga-se descontroladamente e o filtro UV elimina-as em 1 ou 2 dias. Há quem o use também por prevenção às algas, mas quanto a isso tenho duvidas se é eficaz

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

acabaste por não responder claramente a uma pergunta feita acima... a agua toca no vidro da lampada ou está dentro dum cilindro de vidro?

 

as diferenças de temperatura agua / lampada não quebram o vidro?

 

sabem dizer exatamente a marca / modelo da lampada?

 

estou muito interessado em fazer um "coiso" desses...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.