Projecto aquário plantado 200L


taiko

Recommended Posts

Acho que agora percebi.

Quando disseste nitratos 20-50, estavas a dizer que custa-te a distinguir no teste, correcto? Isso mesmo.

Julgava que estavas a comparar águas de dois aquários.

 

Mas diz-me uma coisa. Estás a referir-te diferença de cor, por exemplo um amarelo cádmio e um amarelo ocre, ou diferença de valor/tom ie mais claro ou mais escuro. Estou a dizer que o teste de nitratos dá um tom rosa e as cores desses valores são muito próximas. Daí que não dá para perceber se é um ou o outro. E assim, para não induzir em erro, prefiro dizer que está entre os 2 valores.

 

Ficas a saber que uma das maneiras de distinguir diferenças de tom, mesmo entre cores diferentes, é semi-cerrando os olhos. A diminuição da luz faz aumentar a nossa percepção entre claros e escuros. Hm... Não sabia disso. Hei-de experimentar da próxima vez que testar a água. ;)

 

Também deves de ter em conta que a nossa percepção das cores depende das adjacentes a estas. Por exemplo, uma cor parece mais clara perto de um preto do que perto de um branco. Eu tenho sempre o cuidado de ver a cor com luz por trás de mim (normalmente virado contra a janela) e com algo branco por trás do tubo de ensaio.

 

Cumps.

 

José

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, ora bem... Já meti mais umas plantas: marsilea hirsuta (mais de 30 pés) e uma cryptocorine (+/- 9 pés). Era para ser a Cryptocoryne beckettii 'Petchii', como diz no tópico, mas a pessoa a quem comprei também não sabe bem que variedade é que é. Depois a ver se tiro umas fotos para meter aqui.

 

Já agora, com as actuais condições do meu aquário acham que a marsilea vai vingar? Eu quero pensar que sim. E, se sim, quanto tempo acham que vai levar para formar tapete? A base do aquário é de 100x40, mas uma boa parte são as plantas de fundo, troncos, plantas médias, etc.

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, não cheguei a tirar as fotos ontem. A ver se as tiro hoje quando tiver a luz acesa, na altura do fotoperiodo.

 

Entretanto, os valores da água continuam sem alteração, basicamente. Aliás, até acho que regrediram para o que estavam antes.

Amónia: 0

Nitritos: 0

Nitratos: >5 (não chega aos 5 mas como é a cor mínima da escala... deve estar e 3 ou 4)

pH: 7.0

 

Basicamente, o que penso é que, por alguma razão, o ciclo não avança (ou tão pouco que não se nota) e as plantas estão a consumir os eventuais nutrientes que possam estar a ser produzidos.

O dono da Água Viva disse-me que, mesmo que não fizesse nada (tipo por peixes, comida, etc.) o ciclo iria acabar por ser feito naturalmente. Apenas demorava um pouco mais. Mas aconselhou-me a meter uns caracóis. Meti as neritinas, faz amanhã 1 semana. Mas nada mudou, praticamente.

 

O que é que posso fazer para isto avançar mais depressa? Não tenho bactérias engarrafadas (antes tinha o nutrafin cycle mas acabou já há 1 ou 2 semanas) nem acesso a um aquário já estabilizado. Se calhar vou meter as caridinas. Umas 5...

 

Eu não sei como mas já no meu outro aquário não tinha nada de amónia nem de nitritos, mas havia uma produção maluca de nitratos. Talvez o nutrafin cycle ajudasse nesse sentido. Eu não tenho agora é "peixes porcalhões" senão saltava já um espada lá para dentro lol. Tenho um betta e uma corydora, mas eles de porcalhão não têm nada.

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião e no meu ver, já tens o ciclo "feito".. Ora bem se as bactérias transformam amónia em nitritos e nitritos em nitratos... Podes começar por introduzir peixes mais resistentes

Tpa's para reduzir nitratos e as plantas tbm ajudam

Editado por Ricardo_Martinho
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, não sei.

Segundo o site da SIMAS, na minha zona já vinha com os seguintes parâmetros:

Amónia: 0.1

Nitritos: < 0,02

Nitratos: 1,64 a 3,02

pH: 7.3 a 8.4

 

Daí que já vinha com alguma coisa. Mas os testes que tenho (principalmente o da amónia) não são muito específicos. O da amónia, por exemplo, tem a cor branca que é 0 e depois tem uma cor amarela muito esbranquiçada que é 0.6. Daí que me é difícil distinguir algo abaixo disso...

 

Quanto aos nitratos, os que tenho são os que já vinham na água da torneira, penso eu.

 

Já não percebo nada. Isto na teoria é bastante simples de compreender, mas depois na prática não compreendo porque não avança... :huh:

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aparentemente, vem.

Já me falaram de meter os peixes resistentes, mas também já li que depois não vivem tanto tempo e podem mesmo morrer. Eu gostava mais de algo ao estilo "sem peixes" (apesar de já lá ter 2 caracóis).

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O nível de nitratos depende de vários factores e lá por teres um nível bsixo, não quer dizer que o primeiro ciclo não esteja feito.

Se tivesses as mesmas variáveis num aquário de 60 litros, se calhar tinhas os nitratos a uns 15 e estavas todo contente.

 

É como diz o Ricardo, coloca uns dois ou três peixes - os danios também são bons - e vai fazendo as TPAs.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, isso também é verdade. Tem lógica que o ciclo se faça mais rápido num aquário mais pequeno do que num aquário maior. Não sei se é assim que funciona mas tem a sua lógica. Mas pronto, já que esperei até aqui vou esperar, com muita paciência, mais uns dias a ver se há alguma evolução. Caso contrário, meto lá o meu beta. Também tenho uma corydora mas não sei se será muito boa ideia com a marsilea hirsuta lol.

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu que o diga. As TPAs que lhe fazia não tinha nada TPA eram mais TTA (troca total de água), porque eu trocava mesmo a água toda lol. Esteve numa saladeira numa altura em que o tirei de um aquário onde estava a ser atacado à força toda. Mais um dia e já não estava cá lol.

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

haha pois, ele agora é o dono do aquário de 60L. Ele mais a corydora. Mas é como se fosse ele lol. Mais uns minutos e já trago umas fotos. ;)

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora, esta foi tirada a 09/09. Aparentemente, era para por aqui e esqueci-me:

nXAzKyF.jpg

 

O meu copo para amparar a queda da água nas TPAs:

cIuYpYS.jpg

8J3gt1C.jpg

IcODZYE.jpg

PCZyTly.jpg

 

E, por fim, as fotos do aquário como está agora, tiradas há pouco:

 

Algumas fotos da Marsilea Hirsuta. Parece-me que pelo menos alguns pés não vão vingar. Acham que vai aguentar?

FpVDZTm.jpg

Lve5HIF.jpg

YpKysiV.jpg

 

A minha iluminação DIY.

vhRA087.jpg

WU088yU.jpg

 

Alguém sabe que espécie de cryptocorines são estas?

ED6M9WW.jpg

mu46oOp.jpg

 

Um dos meus habitantes e uma anubia que tem ali uma folha recentemente criada (maldito flash!).

cyCN6TJ.jpg

 

O outro tronco, onde está o outro habitante, que não consegui apanhar.

nGEvbmy.jpg

 

E, por último, um panorama geral...

glR8FU6.jpg

 

 

Resumindo, ainda está muito pobre mas pretendo meter mais plantas, principalmente, nesta fase. Estava à espera que chegassem hoje (ou até ontem) uns 20 pés da Rotala rotundifolia, comprada a outro membro do fórum, mas deve ter-se perdido nos correios, infelizmente. É pena, porque ele até me tinha oferecido uma outra planta. Mas paciência...

 

Eu gostava de saber era que espécie de cryptocorine é aquela. O membro a que comprei pensava que era a becketii mas chegámos à conclusão de que não era. Mas continuo sem saber qual é... :\

 

De notar que a maioria das plantas, anubias e fetos, estavam e ainda estão com um pouco de mau aspecto. Mas já começam a aparecer novos rebentos (que não consigo mostrar pois percebe-se a excelente qualidade da câmara) e à medida que vão nascendo vou podando as velhas.

 

Continuo a fertilizar com o Flora Green, da Aquapex, mas é só enquanto estou à espera de uma encomenda de sais férteis da SolAqua para poder começar a fazer os meus próprios fertilizantes e poupar algum pelo caminho. :)

Editado por taiko

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ya, ainda tenho umas que quero meter. Mas, dependendo do ritmo de crescimento delas, prefiro ter apenas uns pés para ficar mais barato e depois elas vão crescendo. Porque elas são caras, ainda para mais se for tudo de uma vez lol.

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho a dizer que é um espectáculo. Às vezes até me esquece que está lá lol. E dá um bom caudal. Tanto que tenho que baixar a flauta ao nível da água por causa do barulho da água à noite.

 

Já agora, alguém tem experiência com a Marsilea Hirsuta? Gostava que me elucidassem um pouco sobre esta planta. Já li que se deve cortar as folhas quando se planta para depois elas voltarem a crescer. É verdade?

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Taiko,

A marsílea que tenho foi exatamente assim, demora mas quando arranca ninguém a segura ! Mas sim pelas fotos ve-se que estão um pouco pobres, cortaste todas em porções mais pequenas certo? Isso de cortar as folhas nunca tinha ouvido...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, cortei. As que não cortei foi porque ou não tinham raiz e tinha que deixar com a folha a seguir que tivesse raiz ou então porque cresceram demasiado próximas da folha seguinte e corria o risco de cortar tudo (o espaço era muito pequeno, mesmo). Mas de resto foi tudo pé a pé.

 

Mas pronto, vou deixá-la que pode ser que se safe. Vou dar tempo ao tempo e não me preocupar muito, por agora. Se ela ainda demora umas semanas a adaptar-se vou-lhe dar umas semanas e depois logo se vê hehe.

 

Entretanto, ando de olho num sistema de co2 pressurizado, mas não para agora. Já gastei demasiado de uma assentada. Mas daqui a algum tempo, quem sabe. hehe

Isso e estou para receber sais férteis para começar a fazer os meus próprios fertilizantes. Gasto menos e sei o que estou a introduzir. :naughty:

Editado por taiko

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.