Criação de espécies de água fria


Criação de espécies de água fria  

39 votos

  1. 1. Acham importante que haja mais variedade de espécies de água fria?

    • Sim
      38
    • Não
      1


Recommended Posts

Boas,

 

Gostaria de saber se acham interessante se houvesse à venda tanta variedade de espécies de água fria/subtropical como existem para água tropical? E quando falo em espécies é literalmente espécies e não raças diferentes como vemos com os peixinhos dourados (Carassius auratus auratus) e com as koi (Cyprinus carpio).

Esta pergunta destina-se a saber se devo ampliar as minhas procuras por espécies de climas como o nosso ou semelhante de modo a poder disponibilizar uma maior variedade dentro deste sector da aquariofilia.

 

Cumprimentos,

 

Nuno

Editado por Bangai
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também digam que tamanhos mais ou menos têm em mente relativamente às espécies de água fria que gostariam de ver (acho eu que fartos de ver estrujões e "bacalhaus" do género estamos nós ;) )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, eu gostava imenso de ver peixes mais pequenos que fosse possível manter em aquário.

 

De facto, só se veêm Bacalhaus e afins... ;)

 

Rita

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Sérgio e Rita,

 

De facto o meu objetivo é esse: colocar os peixes de águas frias/subtropicais no panorama em que se encontram hoje os peixes tropicais através das pérolas que existem nesse meio.

Eles não são tão raros quanto, por vezes é preciso dedicarmo-nos um pouco mais a estudar a área de distribuição de muitas espécies e o tipo de habitats em que estas vivem e veremos que existe um mundo da aquariofilia por descobrir (neste mesmo fórum podemos assistir a uma série de exploradores dessa área como se pode ver neste tópico sobre ciclideos: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=205981&page=15#entry1343449)

Espero que vos possa presentear com algumas jóias americanas, norte africanas, euroasiáticas e australianas num futuro breve ;) Entretanto deixo-vos com um "sneakpeak" do que podem esperar:


 

Espero que gostem ;)

 

Cumprimentos,

 

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda bem que o feedback é bom ;) De nada.

 

De momento não tenho loja, mas faço criação privada de algumas espécies de água fria e tenciono ampliar o número de espécies se houver procura suficiente a fim de me tornar criador profissional numa vertente mais profissional e não somente lúdica.

 

Cumprimentos,

 

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo topico ;) muito bom !

 

Mas minha maior questão prende-se sempre nas oscilações de temperatura, para o caso dos lagos. Entre inverno e verão.

 

Achas que peixes assim conseguem aguentar?

Boas Sérgio,

 

Obrigado pelo apoio ;)

Quanto à questão que colocas, que é bastante relevante, chamo a atenção para o facto de eu dividir as espécies de dita "água fria" em subtropicais e água fria pois a diferença prende-se precisamente com os mínimos de tolerância de cada meio: espécies subtropicais toleram temperaturas até 15ºC sem problemas, mantendo-se ativas e até gozando de melhor saúde com uma ligeira baixa de temperatura, criando uma pequena invernia, já as espécies puras de água fria toleram temperaturas até 10ºC ou menos, não beneficiando de grande saúde com subidas além dos 25-28ºC no verão como são o caso das espécies nativas de Portugal por exemplo.

Aqui, se quisermos ser mais precisos podemos subdividir espécies de água fria em 4 categorias: subtropicais, de grande altitude, de clima temperado, e de deserto.

Dos vídeos que postei, os Notropis chromosus são espécies de clima temperado, que adorariam estar num lago em Portugal, pois além de serem pelágicos iriam beneficiar das nossas variações termicas anuais dado que provêm dum clima parecido com o nosso. Já os Elassoma gilberti enquadram-se nos de clima subtropical, podendo aguentar bem o exterior mas desde que fosse numa região do país em que os invernos não fossem particularmente duros (temperatura da água não descesse os 14-15ºC). Já os Chlamydogobius eremius provêm do sul do deserto australiano, tolerando temperaturas de 5-41ºC, condições desde água doce pura a hipersalina, e condições de hipóxia até 0.8 ppm O2, portanto fazem dele um perfeito candidato aos nossos aquários e lagos, tendo um comportamento semelhante aos ciclideos mas sendo um peixe estritamente de fundo.

 

Espero com isto ter dado uma luzinha sobre o mundo misterioso dos peixes de água fria ;)

 

Cumprimentos,

 

Nuno

já manténs alguma dessas espécies ? quais ?

Boas Jorge,

 

De água fria de momento tenho 4 espécies: Tanichthys albonubes, Fundulus chrysotus, Heterandria formosa e Jordanella floridae. Tenciono brevemente ampliar em mais duas espécies: Aphanius apodus (killi de deserto argelino) e verificar a tolerância minima dos Pseudomugil gertrudae, que estão referenciados como tolerarem até 12ºC.

Se quiseres posto uns vídeos da espécie dado que os meus tão em aquários muito "verdes" para criação.

 

Cumprimentos,

 

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente assim sub-categorizado é bem mais fácil de compreender!

 

Mas diz-me, é fácil de arranjar peixes assim? Tenho um lago numa casa de fim de semana pronto a estrear e ainda ando á procura do que lá por. Só que o meu maior receio é mesmo o inverno. Que pode mesmo nevar! Não é facil mas este ano nevou lá. E tenho medo que seja demasiado.

 

Tu que achas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente assim sub-categorizado é bem mais fácil de compreender!

 

Mas diz-me, é fácil de arranjar peixes assim? Tenho um lago numa casa de fim de semana pronto a estrear e ainda ando á procura do que lá por. Só que o meu maior receio é mesmo o inverno. Que pode mesmo nevar! Não é facil mas este ano nevou lá. E tenho medo que seja demasiado.

 

Tu que achas?

Boas Sérgio,

 

Dado que ainda não tens o lago populado aconselho-te a fazer o seguinte se tiveres essa possibilidade: faz uma medição da temperatura da água (máxima e mínima) na segunda e quarta semana de cada mês para teres noção da média de cada mês de temperatura do teu lago, possibilitando assim saber se por exemplo no caso de nevar tens um ponto do lago onde a temperatura não desça dos 5-10ºC (normalmente uma região mais funda), o que te irá remeter para as espécies que têm tolerância térmica dentro desse espectro.

A facilidade de encontrar é um pouco relativa, uma vez que os criadores são bastante sazonais com as espécies e também com a sua procura. Por outro lado parte do nosso conhecimento e de estabelecer contactos com sócios de múltiplas associações e ainda assim a própria reprodução da espécie pode sair furada. Muitas vezes até, espécies que conhecemos bem das lojas, se devidamente aclimatadas toleram bem o nosso exterior uma vez que estão genéticamente programadas para tal e apenas estão sob stress nas lojas em constante clima tropical (os tanictis são o exemplo mais crasso).

 

Cumprimentos,

 

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As espécies dos 2 primeiros vídeos , são realmente interessantes ! Eu tenho no exterior , os vulgares peixes vermelhos e koi e as heterandias e os phalocerus e posso dizer que aguentaram temp. de - de 10c .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu ando há anos a tentar 'controlar-me' para não fazer um lago no meu jardim e agora com está conversa estou cada vez com mais vontade... isto não se faz!... :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As espécies dos 2 primeiros vídeos , são realmente interessantes ! Eu tenho no exterior , os vulgares peixes vermelhos e koi e as heterandias e os phalocerus e posso dizer que aguentaram temp. de - de 10c .

Efetivamente os Notropis são um mimo, mas se quiseres dá uma olhadela nos Rhadinocentrus ornatus e Melanotaenia fluviatilis e verás a pluralidade de cores que os peixes arco-íris têm para nos oferecer dentro da água fria ;)

Os teus Phallocerus caudimaculatus são da variante auratus?

Eu ando há anos a tentar 'controlar-me' para não fazer um lago no meu jardim e agora com está conversa estou cada vez com mais vontade... isto não se faz!... :)

Podes sempre começar com os vasos de 100l do AKI eheheheh Tens sempre a desculpa de que são apenas "vasos para os nenúfares" ;)

Editado por Bangai
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Efetivamente os Notropis são um mimo, mas se quiseres dá uma olhadela nos Rhadinocentrus ornatus e Melanotaenia fluviatilis e verás a pluralidade de cores que os peixes arco-íris têm para nos oferecer dentro da água fria ;)

Os teus Phallocerus caudimaculatus são da variante auratus?

 

Podes sempre começar com os vasos de 100l do AKI eheheheh Tens sempre a desculpa de que são apenas "vasos para os nenúfares" ;)

Aí está uma boa ideia!! :)

 

E preciso pôr algum filtro? E como controlo a temperatura qdo chegar o inverno?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aí está uma boa ideia!! :)

 

E preciso pôr algum filtro? E como controlo a temperatura qdo chegar o inverno?

Uma boa densidade de plantas de água fria basta, uma vez que os peixes são pequenos e não produzem tanta carga orgânica.

Quanto à temperatura, ou fazia uma medição mensal como sugeri ao Sérgio, ou apontava para espécies de deserto que esses sim têm grande tolerância térmica independentemente do clima...desde que não neve/gele a superficie do vaso, claro. Contudo, nunca apontava para espécies maiores que 5cm, sempre mais pequenas ;)

Editado por Bangai
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK, obg, acho que vou comprar o vaso e os nenúfares e começar a fazer as medições de temperatura... O meu maior receio é que na zona onde vivo (Quinta do Anjo, Palmela) as amplitudes térmicas são enormes... No entanto, tenho uns vizinhos que têm lago e os peixes que eles têm dão-se lindamente, reproduzem-se que é uma beleza...

 

Eu moro num condomínio em que há uma série de casas com piscinas que ainda não foram entregues; há cerca de um mês, um vizinho meu encontrou numa dessas piscinas que não são tratadas um "peixinho dourado" com cerca de 15cm... não se sabe há quanto tempo lá estava nem como foi lá parar; levámo-lo para o lago de que falei e lá está feliz e contente :)

 

Se calhar sou mesmo eu que estou a complicar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Inicialmente poderás ter algumas complicações, sobretudo nesta altura do ano, com larvas de mosquito, mas nada que pequenos peixes, como as Heterandrias não resolvam ;)

Mesmo com variações de temperatura externa significativas, a da água não varia assim tanto, sendo que a temperatura desta em vaso está mais dependente da exposição solar e volume do vaso que outra coisa.

Deixo aqui dois links sobre o tema espero que ajudem:

http://watergarden.com/tub/

http://apk.pt/forum/index.php?topic=1010.0;wap2

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Phallocerus caudimaculatus não são os auratos .

Jorge, "auratus" é o nome pseudocientifico dado aos Phalloceros caudimaculatus que têm tons de amarelo no corpo. Dá aqui uma olhadela e verás do que falo: http://www.seriouslyfish.com/species/phalloceros-caudimaculatus/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bangai

 

Para mim não há nada melhor do que subtropicais!!

 

A não necessidade de termostatos permite que as variações de temperatura sejam muito mais naturais e saudaveis para os peixes

 

Para não falar que tambem é mais barato de manter :tongue:

 

Mantenho já a algum tempo especies como tanichthys albonubes, rerios, apistogramas trifasciata, gymnogeophagus meridionalis etc... que não precisam de termostato e vejo neles cores espetaculares e comportamentos diferentes ao longo do ano o que tambem é muito engraçado de acompanhar

 

Isto tudo para te dizer que apoio a 100% a tua ideia e este tipo de aquariofilia ;)

 

Abraço

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Magikarp,

 

Obrigado pelo apoio Magikarp!

Para teres ideia, atualmente não uso termostato em nenhum dos meus aquários já vai para 2 anos, e mantenho com sucesso multiplas espécies ditas tropicais que na realidade provêm de habitats com variações térmicas entre o temperado e o subtropical, entre elas destaco: Aplocheilus lineatus, Aphyosemion australe, hibridos de endler's com guppys (sim, os guppis originariamente provêm de florestas equatoriais, mas de ribeiras por de baixo de tanta vegetação que que toleram e reproduzem-se a 17ºC como a 30ºC), além dos Jordanella floridae, Fundulus chrysotus, Heterandria formosa e Tanichthys albonubes, que sim esses são mesmo peixes de climas temperados/subtropicais, tolerando até 10ºC sem problemas.

Saliento também que todos os meus aquários são plantados e inclusive tenho uma caixa de 20l estritamente para cultivar plantas, também todas elas sem termostato, apenas com filtro e noto um franco crescimento de múltiplos tipos de musgo, fetos e inclusive da nossa amiga Anubias barteri var. nana, que se propaga com prontidão. Em suma, conseguem-se aquários lindíssimos (com muita modéstia à parte eheheh) e extremamente interessantes pela componente comportamental que referiste por parte dos peixes dadas as oscilações de temperatura, onde machos começam a defender territórios, fêmeas se começam a encher de ovas, enfim, vê-se um absoluto chegar da primavera e verão aos nossos aquários :D

 

Cumprimentos,

 

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais