Criação de espécies de água fria


Criação de espécies de água fria  

39 votos

  1. 1. Acham importante que haja mais variedade de espécies de água fria?

    • Sim
      38
    • Não
      1


Recommended Posts

Inicialmente poderás ter algumas complicações, sobretudo nesta altura do ano, com larvas de mosquito, mas nada que pequenos peixes, como as Heterandrias não resolvam ;)

Mesmo com variações de temperatura externa significativas, a da água não varia assim tanto, sendo que a temperatura desta em vaso está mais dependente da exposição solar e volume do vaso que outra coisa.

Deixo aqui dois links sobre o tema espero que ajudem:

http://watergarden.com/tub/

http://apk.pt/forum/index.php?topic=1010.0;wap2

 

 

Olá,

 

Acho que vou mesmo avançar com o "lago"... tenho um aquário de cerca de 600 litros que não está a ser utilizado. Gostava de o levar para o jardim, não sei se enterrá-lo ou pôr uma rochas e pedras à volta... para já ia pôr os dois cometas e o cauda de véu que tenho num aquário de 60 litros, dentro de casa. Não sei bem que plantas pôr... nenúfares?

 

Também queria acrescentar mais peixes, mas isso só a seguir ao Verão, e aí vou precisar de ajuda para decidir o que pôr :)

 

Não queria pôr bombas nem filtros... será viável?

 

Obrigada pela ajuda,

 

Rita

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rita,

 

Primeiro gostava de te chamar a atenção que os Carassius auratus sao peixes de água fria que entram numa outra liga: a dos detritivoros, isto é, são espécies que se alimentam sobretudo de sedimentos e matéria orgânica depositada no fundo do leito de rios ou lagos, o que faz com que com uma tão pobre em nutrientes produzam uma quantidade colossal de dejetos, à semelhança das carpas mas em menor escala, pelo que aí, se pensas arranjar um sistema de baixa manutenção, com C. auratus irás apenas apontar para uma das poucas espécies que requer obrigatoriamente uma filtragem eficiente, comparável à de ciclideos centro-americanos ou dos lagos africanos. Em simultâneo, atende às dimensões desse mesmo aquário e as máximas dos peixes (40cm neste caso) e vê se estes se conseguem movimentar livremente.

Quanto às plantas, qualquer planta rija irá aguenta-los: nenúfares, sagitárias, papiros, elódeas, etc. Não poderás porém colocar Cambombas, Myriophylums, Monosolenium, Hemianthus, pois serão apenas alimento para os Carasius auratus.

Manter o aquário acima do solo trás vantagens e desvantagens: uma das principais vantagens é poderes ver os peixes e o ecossistema que criaste, a principal desvantagem é estar mais exposto às variações térmicas e outros elementos. Estar enterrado dá as respetivas vantagens e desvantagens na proporção inversa: não irás ver o que montaste a não ser de cima, porém irás ter mais estabilidade térmica no tanque.

Quanto à introdução de novas espécies recomendo que o faças no Verão pois assim os novos animais poderão aclimatar-se à descida progressiva de temperatura, ja que se o fizeres no Outono/Inverno arriscas-te a perder boa parte dos peixes que introduzires para o frio e falta de alimento natural (insetos e afins)

 

Cumprimentos,

 

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rita,

 

Primeiro gostava de te chamar a atenção que os Carassius auratus sao peixes de água fria que entram numa outra liga: a dos detritivoros, isto é, são espécies que se alimentam sobretudo de sedimentos e matéria orgânica depositada no fundo do leito de rios ou lagos, o que faz com que com uma tão pobre em nutrientes produzam uma quantidade colossal de dejetos, à semelhança das carpas mas em menor escala, pelo que aí, se pensas arranjar um sistema de baixa manutenção, com C. auratus irás apenas apontar para uma das poucas espécies que requer obrigatoriamente uma filtragem eficiente, comparável à de ciclideos centro-americanos ou dos lagos africanos. Em simultâneo, atende às dimensões desse mesmo aquário e as máximas dos peixes (40cm neste caso) e vê se estes se conseguem movimentar livremente.

Quanto às plantas, qualquer planta rija irá aguenta-los: nenúfares, sagitárias, papiros, elódeas, etc. Não poderás porém colocar Cambombas, Myriophylums, Monosolenium, Hemianthus, pois serão apenas alimento para os Carasius auratus.

Manter o aquário acima do solo trás vantagens e desvantagens: uma das principais vantagens é poderes ver os peixes e o ecossistema que criaste, a principal desvantagem é estar mais exposto às variações térmicas e outros elementos. Estar enterrado dá as respetivas vantagens e desvantagens na proporção inversa: não irás ver o que montaste a não ser de cima, porém irás ter mais estabilidade térmica no tanque.

Quanto à introdução de novas espécies recomendo que o faças no Verão pois assim os novos animais poderão aclimatar-se à descida progressiva de temperatura, ja que se o fizeres no Outono/Inverno arriscas-te a perder boa parte dos peixes que introduzires para o frio e falta de alimento natural (insetos e afins)

 

Cumprimentos,

 

Nuno

 

Olá!

 

É o que dá deixar as crianças escolherem os peixinhos e não me informar antes... vou ter que ver se arranjo alguém com um lago maior :)

 

Pelo que tenho lido, acho que vou comprar um lago de fibra e vou enterrá-lo. Já percebi que terei que ter peixes mais pequenos, por isso, estava a pensar quando montasse o lago punha os peixes que tenho. Depois (dependendo da altura em que consiga concluir o lago, final de Agosto ou então só no início do próximo Verão) pedia-te ajuda na escolha dos 'habitantes', pode ser?

 

Obrigada pela ajuda,

 

Rita

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rita,

 

Ahahahahah é o normal ;)

 

Fazes bem, é mais isolado quer no verão quer no inverno no que toca a oscilações térmicas, fora tambem dava apenas tinhas de ter mais cuidado quanto às espécies. Quantos litros terá esse futuro lago de fibra? Dependendo das espécies podes ir mantendo algumas mais pequenas num aquário interior de água fria e ir colocando exemplares no exterior para ires "testando as águas" em termos de resistencia ao clima por parte desses exemplares. Tens sempre a hipotese de alimentar bem com comida congelada e alguma viva os peixes que tiveres no exterior até meados de Outubro a fim de os engordares bem para o inverno.

 

De nada ;)

 

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só não começo já porque vou estar fora em Agosto... a vontade é muita... Relativamente à litragem, neste momento estamos em 'debate familiar' sobre a localização do lago no jardim, e disso vai depender o seu tamanho... Fica mais giro num canto, mas pode ficar maior se tirar os baloiços, vamos ver...

 

Mais uma vez daqui obrigada,

 

Rita

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tecnicamente podes começar agora com as plantas e água, colocando algumas dáfnias para ajudarem a ciclar o lago enquanto estiveres fora.

Dependendo da dimensão do lago e estrutura deste as plantas poderão variar, desde pequenas e rasteiras até longas para criar uma floresta.

No que possa ajudar é só dizer, espero é que tenhas sempre em mente que o ratio plantas:peixe tem de ser sempre favorável para as plantas pois elas irão constituir o grosso da massa orgânica do lago para oferecer o beneficio de filtragem e oxigenação, além de refugio e afins.

 

Cumprimentos,

 

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tecnicamente podes começar agora com as plantas e água, colocando algumas dáfnias para ajudarem a ciclar o lago enquanto estiveres fora.

Dependendo da dimensão do lago e estrutura deste as plantas poderão variar, desde pequenas e rasteiras até longas para criar uma floresta.

No que possa ajudar é só dizer, espero é que tenhas sempre em mente que o ratio plantas:peixe tem de ser sempre favorável para as plantas pois elas irão constituir o grosso da massa orgânica do lago para oferecer o beneficio de filtragem e oxigenação, além de refugio e afins.

 

Cumprimentos,

 

Nuno

:) Obrigada, a minha ideia era mesmo essa, pôr mais plantas precisamente... mas só posso decidir o que pôr depois de decidir o lago... vou deixar para depois das férias, amadurecer ideias para ver se não faço muitas asneiras :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Só para dizer que gostei muito da ideia deste tópico e das conversas que por aqui passaram e por conta disto acabei de me registar para poder continuar a seguir e por aqui uma ou outra duvida que tenho e que acho que me podem ajudar. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Obrigado a todos pela participação neste tópico e poll :)

 

Phallocerus caudimaculatus não são os auratos .

Já agora Jorgepedro tens excedentes de Phallocerus caudimaculatus?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais