doosear kalkwasser com o osmoregulador.


Recommended Posts

A Tunze tem uma coisa parecida ao que tu pretendes: o calcium dispenser.

Agora respondendo à tua pergunta: É claro que é possível, tens de conseguir fazer um "dispositivo" igual ao da Tunze. Agora que funciona é uma realidade.

 

Se tens alguma ideia diz, que eu também estou a pensar nisso. É que o preço do calcium dispenser Tunze é de fugir !! (pelo menos por uma garrafa de plástico com dois furos e uma valvula anti-retorno).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também ando a pensar nisso.

 

O grande problema da micro-bomba da Tunze é que usada para bombear kalk directamente não dura muito.

 

A solução é tê-la em RO e usar um recipiente intermédio onde se mistura o pó com a RO.

 

Este recipiente pode ser mais ou menos sofisticado mas o princípio é sempre o mesmo:

 

É estanque (para evitar a precipitação do pó de CaOH2 pela interacção com o CO2 - dióxido de carbono).

 

O pó que fica no fundo é agitado ou por uma bomba auxiliar ou pela própria RO a entrar se o sistema for pequeno.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já usei a bomba da Tunze para dosear agua+kalk directamente durante mt tempo. A bomba da tunze tal cm o restante material e mt resistente. Já nem me lembro qtas vezes a agua do depositio de reposição acabou e a bomba ficou a trabalhar em seco durante um fim de semana inteiro (uso um repositor diy, se faltar agua ele continua a trabalhar). É uma bomba muito resistente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelos contributos.

Respondendo às questões: sim, quero fazer uma coisa parecida com o calcium dispenser. Talvez usando uma garrafa de plástico de litro e meio, com um orifício junto ao fundo e outro no gargalo(saída para o aquário). Uma válvula de não retorno para a água com kalk não regressar ao depósito principal e a própria tampa da garrafa para vedar e poder repôr a Kalk.

O que acham?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais