[FICHA] Cyrtocara moorii


Recommended Posts

Nome da Espécie: Cyrtocara moorii

Cyrtocara_moorii.jpg

Habitat: Esta especie pode ser encontrada por todo o lago malawi, e , no lago Malombe. Ocupa preferencialmente habitats arenosos.

Caracteristicas da água: 7.5<ph<8,5_________22<T (Cº)<28_________5.5<KH<8.0__________4.0<GH<5.5

Alimentação: No lago alimenta-se sobretudo de invertebrados. Em aquário pode-lhe ser fornecida uma alimentação, de granulado, papas caseiras, ou comida congelada: artemia, camarão, moluscos.

Dimorfismo sexual: Ambos os sexos apresentam a mesma cor, mas o maior comprimento das barbatanas, anal e dorsal,e a cor quase negra da barbatana anal, indica geralmente um macho. Estes quando atingem a maturidade, desenvolvem uma protuberância na cabeça, que é caracteristica da espécie.

Tamanho: A espécie atinge normalmente os 20 cm de comprimento.

Comportamento: No lago são observados conjuntamente com, Protomelas annectens, a seguir os cardumes de grandes espécies sabulicolas, tais como, Fossorochromis rostratus, Taeniolethrinops praeorbitalis, e aproveitando a grande capacidade de remexer a areia, destes ultimos, comem do sedimento aquilo que encontram de comestivel.
Devido a esta vida errante, defendem territórios móveis, e quando junto com , Protomelas annectens, assume a dominância, não deixando esta ultima se aproximar. Tanto no lago como em aquário, é facilmente reconhecivel este estado de dominância, pois quando o inverso ocorrre, esta espécie apresenta 3 manchas caracteristicas no corpo, que quase instantaneamente podem aparecer ou desaparecer, dando-nos uma grande percepção do estado de humor dos peixes.
É uma especie medianamente agressiva, principalmente para com peixes da sua cor, mas quando nessecita de fazer valer a sua dominância, revela-se num lutador energico e de respeito.

Reprodução: Atinge a maturidade sexual bastante tarde, e sendo uma especie de crescimento lento, não se reproduz antes dos 2 ou mesmo 3 anos. As femeas precisam de uma alimentação de qualidade para que possam entrar mais frequentemente em ovulação, e estejam disponiveis para se reproduzir. Quando se retira a femea do aquario para lhe retirar os alevins, não se deve fazer movimentos bruscos, pois esta facilmente cospe os ovos mesmo antes de entrar no camoroeiro.

Outras observações: Não devem ser mantidos, sob forte iluminação, sob pena de não mestrarem as suas verdadeiras cores e habitos, 50/50 de luz daylight e actinica, é o mais indicado. No aquário deve ser fornecido bastante espaço de areia, para que possam nadar livremente e possam procurar pelo fundo, pequenos pedaços de comida esquecidos.
OBS.: ficha elaborada pelo membro RCorreia

Editado por Hugo R. Silva
Imagem wikipedia

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visitante
This topic is now closed to further replies.