[FICHA] Fossorochromis rostratus


Recommended Posts

Nome da Espécie: Fossorochromis rostratus

 

Pic_243_20.jpgPic_243_24.jpg

1º e 2 ª foto macho adulto em época de reprodução

 

Pic_243_23.jpgPic_243_26.jpg

3ª foto femea adulta 4ª foto macho e femea fora da época de acasalamento

 

Habitat: Esta especie pode ser encontrada por todo o Lago Malawi, onde ocupa o habitat arenoso.

 

Caracteristicas da água: 7.5<ph<8,5_________22<T (Cº)<28_________5.5<KH<8.0__________4.0<GH<5.5

 

Alimentação: Esta espécie alimenta-se sobretudo de invertebrados que encontra na areia, e quando o plancton é abundante tambem se alimentam destes pequenos organismos. Em aquário, podemos alimenta-los com practicamente tudo, tendo em atenção as quantidades: granulado, papas caseiras, artemia, moluscos, camarão, etc.

 

Dimorfismo sexual: Os machos adultos dominantes apresentam, por todo o corpo um azul escuro irridescente, cabeça e e zona ventral negras, barbatanas azuis. Machos não dominantes e femeas não têm qualquer tipo de azul, sendo cremes por todo corpo e apresentam cerca de 8 manchas arredondadas negras, separadas entre si pela linha lateral.Nesta altura o comprimento das barbatanas dorsal e anal é a única diferença entre os dois sexos, tendo os machos as barbatanas mais compridas.

 

Tamanho: Esta espécie atinge os 35 cm de comprimento

 

Comportamento:Esta especie pode ser observada em cardumes que podem atingir os 50 individuos, no qual se observa um único macho dominante com cores de rerodução. A sua actividade diária dedicada maioritariamente, á procura de alimento nas zonas arenosas, sinfonando grandes quantidades de areia. Devido á sua grande facilidade em levantar sedimento outras especies de Haplochromideos, são observadas a segui-los e aproveitarem-se das suas intensas actividades alimentares, sendo as especies Cyrtocara moorii, e Protomelas annectens, as mais diractamente beneficiadas.

Quando directamente ameaçados têm o instinto, de num mergulho subito , se enterrar na areia, onde desaparecem por completo.

 

Reprodução:No Lago esta especie, constroi grandes crateras, sobre a areia, quando há mais de um macho dominate. No lago e em aquário, o macho tenta conduzir a femea a este local, colocando-se diante desta, e mostrando toda a sua cor. As femeas durante o periodo de incubção bocal, continuam com o resto do cardume, só escolhendo uma zona intermediária entre o habitat rochoso e o arenoso, quando se preparam para largar os alevins.

 

Outras observações: É uma especie que apesar do seu grande tamanho não é agressiva, mas quando se decide a reproduzir encosta todos os inquilinos do aquário a um canto, e reclama dois terços do aquário como sendo o seu feudo, valendo-se para isso do seu enorme tamanho. Das poucas de vezes que observei alguma agressão directa por parte de um macho, foi com espécies do género Nimbochromis, e Cyrtocara, contudo no seu habitat natural, não foram observados indicios de qualquer agressividade, com outras especies . No aquario deve ser colocada em grupos de pelo menos 4 individuos, com uma grande area de areia, para que possa nadar livremente. Deve ser previligiada uma luz fria, para que possa reproduzir zonas mais profundas, onde este se sente mais seguro, este efeito pode ser obtido com uma relação 50/50 de luzes actinicas e luzes daylight. Esta espécie pode ser mantida em aquário, todo ano em cores de reprodução, não deixando a temperatura baixar dos 25º C. Pessoalmente durante a estação fria deixo a temperatura chegar aos 21 º C, para dar descanço aos machos e tambem ás femeas, alem de mais é uma excelente maneira de regular o ritmo biologico dos peixes.

OBS.: ficha elaborada pelo membro RCorreia

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visitante
This topic is now closed to further replies.