[FICHA] Pseudotropheus saulosi


Recommended Posts

Nome da espécie: Pseudotropheus saulosi

 

Foto do par (macho à esquerda e fêmea à direita):

casal.jpg

 

Foto dos juvenis:

juvenis.jpg

 

Habitat: é encontrado numa zona do lago denominada “Twain Reef”, 7 Km a noroeste da ilha Chizumulu. É muito comum verem-se, alimentando-se na zona superior do reef, grandes grupos de peixes alaranjados (fêmeas e machos sem território). Os machos azuis guardam territórios de acasalamento de cerca de 2 metros de diâmetro.

 

Características da água: relativamente dura para manter o ph entre 7,8 e 8,6. A temperatura deve permanecer entre 24 e 28 ºC.

 

Alimentação: alimenta-se de algas e pequenos crustáceos que aparecem nas rochas. No aquário deve-se dar alimento à base de vegetais.

 

Dimorfismo sexual: os alevins nascem todos alaranjados. Mais tarde os machos mudam a sua cor para o azul claro com riscas transversais escuras algo irregulares enquanto as fêmeas mantêm a coloração de nascença. O macho dominante vai manter um azul bastante mais vivo e todas as barbatanas ficarão de um negro carregado enquanto os machos dominados ficam com um azul mais esbatido (permanecendo por vezes o tom alaranjado) e as zonas negras permanecem acinzentadas.

Repare nas fotos acima.

 

Tamanho: 9 cm (as fêmeas são ligeiramente mais pequenas).

 

Comportamento: Como qualquer outro mbuna, tem um comportamento agressivo para com os da mesma espécie (machos) mas tolerando bem os outros. Normalmente tenta ocupar um território específico dentro do aquário. No seio dos mbunas pode-se dizer que possui uma agressividade media/baixa.

 

Reprodução: Incubador bucal maternal, em que o acasalamento é feito em "T" e a incubação dura aproximadamente 21 dias.

 

Outras observações: excelente espécie para quem quer montar um aquário monoespecie devido ao excelente contraste de cor entre machos e fêmeas. Mantive, com sucesso, durante um ano, um harém (1macho e 3 fêmeas) num aquário de 100 litros.

OBS.: Ficha elaborada pelo membro Jacinto Salgueiro

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visitante
This topic is now closed to further replies.