Tratar madeira


Recommended Posts

Boas,
Tenho em minha posse parte de um ramo de sobreiro (existente na minha propriedade, não foi um corte ilegal; sei que é uma espécie protegida) e queria saber qual é a melhor forma de o tratar para poder colocá-lo dentro do meu aquário.

Obrigado

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que sei, o tronco a tratar tem de estar bem seco, para não libertar resinas e coisas do género.

Depois passa-se a deixar o tronco de molho num reservatório com água, e ir trocando a água e removendo as eventuais cascas que se vão soltando.

Quando o tronco já não flutuar nem tingir a água, é sinal que já está pronto para ir para o áquario.

 

A parte de tingir a água não é problema e a parte de não flutuar é só para facilitar a introdução do mesmo no aquário.

Este é o processo que uso para tratar videiras, mas penso que também se pode utilizar o sobreiro, mas o melhor é esperar por alguem que já tenha utilizado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,,na minha opiniao eu somente meto troncos secos e a respeito de flutuar nada como no fundo da madeira metes um pouco de chumbo atado com seda de pesca...axo que entendes o que quero dizer...

  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

jnunes eu percebi..mas sabes que pra quem nao percebe tudo deixa duvidas,,e ja agora aparafusar nao..nunca meter nada de metal,,,dai eu utilizar seda de pesca para amarrar alguma coisa e nunca metal...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Atenção chumbo e tóxico,e aparafusar um tronco com um

parafuso de ferro,não vai fazer mal,chumbo sim,mata os

peixes,e não só.

 

Cump: Álvaro Silva

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

alvaro,,,cobre ferro zinco e mais uma data de coisas e que fazem mal..se deutares um pouco de atencao ha inumeras plantas que veem envolvidas em chubo para tu as plantares com os repectivos chumbos de maneira a nao se solterem do substrato ou da areia,,tenho certeza do que digo..

  • Votar - 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Miguel

Pois e a tua opinião,mas eu continuo a dizer que chumbo

e toxico,a sim como zinco,e outros,agora uma coisa e as

plantas trazerem chumbo para as segurar,outra e o chumbo

ir para o aquário,para ficar,ora ai vai com o tempo fazer estragos,

não e por acaso que o chumbo esta proebido nas canelizações,

para consumo humano,e animais,e já agora porque e que tu não

metes as plantas que compras com o vaso em que elas vêm?

não sabes porque?porque atrofiavas as raizes da mesma e ela

acabava por morrer.

 

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito bem respondido as raizes,,mas isso eu concordo contigo....a respeito das plantas a imensa gente que por protecao de plantas e de fundo mete as plantas juntamente com o cobre,,mas pelo que me pareceu nao gostaste que a minha opiniao nao fosse compativel com a tua..por mim axei que deveria postar a minha opiniao..por mim assunto encerrado..aguardo outros comentarios e se tiveres interesse informate,eu ponho chumbo e nunca tive o minimo problema nem com agua ou plantas ou peixes,,,abracao

  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais