Hidropísia?????


belita

Recommended Posts

Tenho uma escalar fêmea, há ja alguns anos, que inclusivamente tem feito criação, encontra-se num aqua com cerca de 300 l, com um ph de 6.5 e uma dureza de 5. Está na companhia de mais 3 escalares, há cerca de 1 semana (em aparente harmonia) e de 1 pleco.

Esta semana verifiquei um aumento considerável do volume do abdómen, paralelamente a isso noto que a côr está mais escura. Tenho muito medo que seja hidropísia, já tive uma situação dessas, curiosamente com outra fêmea em reprodução e não consegui fazer nada :arrow:

Não noto uma diminuição considerável de apetite nem de comportamento.

Ajudem-me, por favor!

Felicidades

 

O meu lago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Notas nesse inchaço que as escamas estejam levantadas e a base avermelhada? Se assim for é hidropísia...

 

Segundo o que sei não há cura certa para a hidropísia a única coisa que podes fazer é melhorar a qualidade da água e isolar esse escalar.

 

Se tivesses uma foto também ajudava porque até pode não ser!

 

Este medicamento (esha 2000) diz que ajuda a curar a hidropísia.

 

Deixo-te o link http://www.eshalabs.com/esha2000.htm para puderes ver...

 

Espero ter ajudado e as melhoras para o teu peixe...

(Ex-_aNa_)

 

2005111615140doubleposting8kd0.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

É normal que não tenhas visto pois o medicamento é recente a marca só surgiu em Portugal há uns tempos (há uns poucos meses).

 

Em Lisboa sei de umas quantas lojas que o comercializam mas na tua zona não sei... :D

 

Sinceramente não conheço mais nenhum medicamento que dê para essa doença mas espera pela opinião dos mais experts :lol:

 

De qualquer das maneiras tenta procurar nas lojas da especialidade e pode ser que encontres o medicamento ou que te dêm uma ajuda mais especializada!

 

Cumprimentos e espero ter ajudado... yikes

 

Boa sorte e as melhoras para o teu peixe. :lol:

(Ex-_aNa_)

 

2005111615140doubleposting8kd0.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Podes tentar Sera Bactopur Direct (é mais fácil de encontrar).

Se for hidropsia tens de actuar no início. É complicado diagonosticar a doença pois normalmente só quando as escamas começam a "levantar" é que conseguimos saber que se trata mesmo de hidropsia. Nesta fase já é complicado salvar o peixe.

 

O abdómen inchado pode ser derivado a acumulação de gases no intestino por indigestão ou infecção.

No entanto, muitas vezes, o abdómen inchado não é um problema.

 

Separa o escalar para outro aquário. Coloca bastante água limpa.

Experimenta reduzir um pouco à alimentação e vai mantendo apenas uma observação mais cuidada.

Se começares a notar falta de apetite ou se vires que continua inchado parte para os medicamentos.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No domingo, coloquei a minha "menina" num aqua hospital com cerca de 20 l (não tenho maior disponível) com um comprimido de bactopur direct (era o que tinha em casa e não encontrei o esha 2000 à venda) e a verdade é que hoje o edema já e consideravelmente menor, mudei-lhe cerca de 50% da àgua e fiz um reforço vitamínico.

A ver vamos :D

Felicidades

 

O meu lago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Ainda bem que parece estar a melhorar.

Podes repetir o tratamento se necessário. Aliás, penso até que deverias ter colocado logo mais um pouco de Direct após a troca de água. ;)

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou mudar mais 50% da àgua, colocar carvão activado no filtro e amanhã vou iniciar o tratamento com esha. espero que resulte, de qualquer forma a coisa vai no bom caminho, aparentemente :wink:

Felicidades

 

O meu lago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Ainda bem que o teu peixinho está a melhorar! :D Agora é ter paciência e tratá-lo o melhor possível (o que não estou a dizer que faças, muito pelo contrário! :) )

 

Só um pequeno aviso... Normalmente quando se está a fazer um tratamento com um medicamento qualquer não se põe no filtro carvão activado. Não tenho a certeza mas acho que vai matar as bactérias do medicamento... :idea: Se tiver errada por favor corrijam-me. :D

 

Mas pode ser que algum dos experts te explique melhor esta parte. :D

 

Vai dando notícias do teu peixinhos e mais alguma dúvida avisa!

 

Cumprimentos e as melhoras do teu peixe. :)

(Ex-_aNa_)

 

2005111615140doubleposting8kd0.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aNa o carvão activado não mata as bactérias do medicamento, porque o medicamento é usado precisamente para matar as bactérias omg O carvão activado absorve substâncias tóxicas, medicamentos, corantes... da àgua.

Eu usei carvão activado para absorver o Sera baktopur, uma vez que ia iniciar o tratamento o esha 2000 e não tenho a certeza de que sejam compatíveis ou não haja sobredosagem se usados em simultâneo e quando adicionei o esha retirei o carvão do filtro.

Já agora, pode ser psicológico, ou ilusão óptica, mas eu acho que a minha menina está francamente melhor, eu diria quase boa :oops:

Felicidades

 

O meu lago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Ainda bem que está melhor! Pois eu realmente não fazia ideia... Mas como há medicamentos (como por exemplo o esha, o mixazin e o sterazin) que dizem que se tem que desligar o filtro ou retirar o carvão pensei que fosse qualquer coisa do género... Afinal não é! Obrigada por me corrigires já aprendi mais qualquer coisa :arrow: (como sempre neste fórum :arrow: ).

 

Vai dando muitos mimos à tua menina! :arrow: Já vi que tem uma dona muito dedicada. :arrow:

 

Mais alguma dúvida avisa e vai dizendo como ela está!

 

Cumprimentos para todos e as melhoras para a tua "peixa" :arrow:

(Ex-_aNa_)

 

2005111615140doubleposting8kd0.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto trata-se da mesma coisa, quando se adiciona um medicamento na àgua deve-se retirar o carvão porque este vai absorve-lo, senão é "chover no molhado"

Por outro lado estes medicamentos matam as bactérias existentes no filtro e que são benéficas, daí o desligar o filtro biológico e prefencialmente liga-lo noutro aqua,ou mesmo num balde de agua, caso não se tenha um aqua hospital (a situação ideal)

Neste caso adicionei o carvão porque ia mudar o tratamento e pretendia eliminar resíduos do medicamento anterior antes de iniciar com novo :lol:

Felicidades

 

O meu lago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Penso que existe hidropsia doença, mesmo.

 

Normalmente a que verificamos em casa não é uma doença. É um conjunto de sintomas (escamas eriçadas, barriga inchada, etc).

É provocado por bactérias que atacam os orgãos internos do peixe, muitas vezes os rins, sendo que estes depois não conseguem controlar os fluídos do corpo (quase como numa pessoa).

 

Por isso é que o peixe "incha".

 

O uso de medicamentos tem de ser feito mal se notem algum dos sintomas da hidropsia visto que as bactérias atacam e reproduzem-se muito rapidamente.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais