CO2 - Utilização


Sands

Recommended Posts

Boas

 

Qual o melhor meio de utilização do co2 no aquário ?

Isto é, se deve ser de forma continua durante as 24h ou só no período de iluminação, por exemplo, duas horas antes do começo até uma hora depois de se apagar a luz.

 

Quais são os feedbacks ? Artigos\Estudos publicados que falem sobre isso ? e já agora, qual a opinião dos mais veteranos e ou experts na matéria de um aquário plantado.

Claro que pode divergir sobre se tem muita fauna ou flora mas vamos então tentar expor as suas variantes.

 

Começando pelo meu exemplo, eu tenho apenas ligado nas horas de luz, no entanto tenho visto que aparecem algumas BBA, sempre de forma controlada mas existem.

Sendo que uma das causas pode ser a variação do CO2, não será melhor ficar com o CO2 de forma continuada, ainda que com menos quantidade ?

 

 

Obrigado

Cumprimentos

Carlos Alves

Sands

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Duração em horas igual à da iluminação mas a arrancar 1 a 2h consoante o tamanho do aqua, se for grande as duas horas, pequeno 1h deve dar para haver difusão qb antes da luz acender, e o desligar antes da luz o mesmo número de horas.

 

Tapaquê?!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

olá,

 

Nao sei porque é que deves ter o co2 ligado durante a noite, mesmo que seja com menor fluxo!! Se nao há fotossintese, nao há assimilação de CO2 logo, o que Co2 libertado durante a noite pelo sistema de CO2 nao será assimilado e por isso vai-se acumulando ao que já é naturalmente adicionado. Nao te esquecas que as plantas respiram (libertam CO2) durante a noite assim como os peixes. Para alem disso, podes ainda piorar as coisas causando asfixia nos peixes.

Em relação à quantidade de plantas, claro que se tens um aquário densamente plantado vais precisar de adicionar CO2 quando comparado com um aquario com menos plantas. Se há menos consumo de co2 há uma menor necessidade de adicionar o mesmo.

Em relação às BBA, pela minha experiencia, o seu aparecimento nao é de variações de co2 causados por Co2 ligado durante o dia/co2 desligado durante a noite. As BBA sao oportunistas e aparecem em situações prolongadas de CO2 irregular (durante o dia). Se asim nao fosse, tinhamos todos os nossos aquários cheios de BBA.

 

Abraço

Editado por Wooddy Weaver
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Falando por experiencia própria. Tenho um aquario de 200L e tenho as luzes lugadas 7h/dia assim como a maior parte do co2, MAS, e de forma a manter o ph da água mais ou menos constante, e a não baixar em demasia a quantidade do co2, ligo mais 2 horas durante o periodo "nocturno", uma 5h após o fecho initial e outra 5 horas antes de abrir novamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais