Como deve ser um aquário de quarentena?


Recommended Posts

Boas! Gostava que me alguem com experiência na matéria me disse-se como montar correctamente um aquário de quarentena!

 

Para peixes comunitários.. Também podem colocar endereços que conheçam que esclareçam bem em relação ao assunto..

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

o aquario de quanrentena deve ser o mais simples possivel..ou seja sem nada la dentro so vidro e agua, com apenas um filtro de esponja para ir retirando as porcarias que estao na agua e ajudar a oxigenaçao da mesma.

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

As pedritas só vão servir para uma coisa....atrapalhar.

Quanto menos "decoração" menos trabalho. Quanto muito uma ou duas plantitas de plastico para os peixes, se for o caso, se sentirem em casa.

Abraços.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:roll: Se tu o dizes.. Tenho um aqua de 30 litros que vou utilizar para quarentena, mas será que posso usar também aqueles aquariozitos pequenos de 5 ou 10 litros (n sei ao certo, daqueles rectangulares pequenotes para agua fria) para fazer quarentena a diferentes espécies em simultâneo?
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

bem tb n acho que devas por pedrinhas, mas acho sim que as plantas vao ajudar os peixes e n ficarem tao stressados. n ponhas plantas de plantico pois os peixe eventualmente podem se maguar nelas e as verdadeiras sempre ajudam a absorver amonia que e toxica para os peixes...basta pores uma das plantas do teu aqua e depois quando a quarentena acabar volta a por a planta no aqua grande....

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu prefiro aquários "nús"... :roll:

É melhor para limpar e aspirar (se necessário).

 

mas será que posso usar também aqueles aquariozitos pequenos de 5 ou 10 litros (n sei ao certo, daqueles rectangulares pequenotes para agua fria) para fazer quarentena a diferentes espécies em simultâneo?

Depende dos peixes...

Se for para poucos peixes (e pequenos) podes utilizar um de 10lt. Não te esqueças que tens de ter na mesma um filtro.

Outro ponto importante é que se colocares muitos peixes em quarentena num aquário deste género podes correr o risco de "estragar" a água e teres problemas com parasitas/bactérias.

As trocas de água devem ser feitas com regularidade quando o aquário é muito pequeno.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E existem filtros para aquários de 10L?

Existem filtros bastante pequenos (são utilizados em nanos).

 

Podes arranjar um que ("normal") tenha fluxo regulável e colocar a funcionar no mínimo.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Li um artgo do Miguel Figueiredo em que ele fala de um tratamento antes da quarentena propriamente dita.

 

Esse tratamento inicial consiste em protozin durante 3 dias, depois de flagyl durante 3 e mais uma vez protozin.

 

Flagyl tenho em casa. Protozin desconheço, gostava que me indicassem onde se pode comprar e como aplicar. Quantidade por litro e tambem em relação ao flagyl.. isto porque o artigo não elucida em relação a isso!

 

Muito obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Podes aplicar medicamentos durante a quarentena ou então, se preferires, manteres só os peixes em observação (e ver se não desenvolvem alguma doença após terem chegado a casa).

 

Depende dos peixes que venhas a adquirir. Não é obrigatório fazeres uma quarentena recorrendo aos medicamentos.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bem, montei o meu aquário de quarentena e decidi não medicar.. Não sei se me arrependo ou não.. a verdade é que dos 4 tetra imperador que lá coloquei á 2 semanas só um sobra.. 3 morreram sem eu fazer ideia porquê..

 

7 peixe pinguim e 1 otto também foram colocados não tendo qualquer baixa quanto a estes.. O pH é o da água.. todos os outros parâmetros estão normais..

 

Comentem.. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a verdade é que dos 4 tetra imperador que lá coloquei á 2 semanas só um sobra.. 3 morreram sem eu fazer ideia porquê..

Coincidência?! :):lol:

Tens medido os valores de nitritos e amônia nesse aquário? Se estiverem Ok então é porque podia haver algum problema com os peixes (ou má adaptação)... pode ser tanta coisa... :lol:

 

De qualquer maneira tanto podem morrer na quarentena como no comunitário.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Nuno,

 

Sim, nitritos e amónia medidos e normais.. Ph é o da companhia --} 7,5 acho eu. Também medi a dureza e está normal..

 

Não percebo.. Cada vez sinto mais que os peixes vendidos (nomeadamente os pequenos peixes de cardume) são peixes frágeis de mais.

 

Considero importante encontrar urgentemente uma fórmula para evitar estas situações.. fico com a sensação que devia medicar os peixes contra tudo..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A última baixa foi um botia-palhaço.

 

Que água devo utilizar no aqua de quarentena? Poderei utilizar a seguinte fórmula?

 

Metad da água é do aqua principal, para o qual eles se destinam, a outra metade é de água nova, isto num total de cerca de 30L de água que é a capacidade do aqua de quarentena.

 

Tenho duas pedritas e um simples filtro de espuma.

 

Continuo desesperadamente em busca de uma fórmula que me reduza as baixas para números insignificantes...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OLá José

 

Acho que não existem formulas mágicas nem valores "normais", por isso se faz a quarentena.

No entanto a água da quarentena deve ser o mais equivalente possivel á da proveniência do peixe (loja) e não pré-estabelecida em casa... depois se necessário fazem-se os ajustes na quarentena com tempo e gradualmente.

No entanto é para isto que serve a quarentena...pois se morrem...não morrem dentro de um aquário com peixes saudáveis.

É certo que existe alguma fragilidade em algumas espécies, no entanto com os tetras o Ph deve ser baixo e se na loja estavam num PH baixo é normal haver baixas depois de um choque osmótico.

Isto claro se não houverem doenças pelo meio e a água estiver em condições (NH,NO2).

 

 

Boa sorte e abraços

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais