Get Back [scape journal]


hugo feio

Recommended Posts

Viva Pessoal.
Foi-me recentemente possível fazer um regresso muito aguardado pela minha parte ao mundo do aquascaping. Uma oportunidade para fazer algo que há uns anos não conseguia seja por falta de disponibilidade monetária ou simplesmente por falta de maturidade para levar a cabo um projeto do início ao fim.

Neste projeto, como é normal de qualquer projeto de aquascaping, tentei ao máximo utilizar material com uma imagem muito minimalista e limpa, como é característico dos produtos da ADA. Para tal utilizei alguns produtos da própria marca e arranjei outros de marcas distintas mas com uma imagem semelhante, porque apesar de tudo os preços da ADA são muito proibitivos.

Portanto e sem mais demoras...

 

Setup:

 

Aquário: 45x30x27 extra claro (Estilo 45p da ADA mas feito pela grande empresa Portuguesa, GAD).

 

Iuminação: LED 15W (Estilo Aquasky da ADA).

 

Aquecimento: Termoestato 50w

 

Filtração: Eheim 2211 & Lily pipes

 

co2: Pressurizado com válvula solenoide TMC. Difusão feita com um difusor de vidro em U da NAG em conjunto com uma bomba de água para aumentar a dispersão das bolhas e a circulação geral da água.

 

Fertilização: Macros e Micros Ecoarium, 1.5ml de cada por dia.

 

Substratos: ADA Amazonia & ADA Power Sand Special M. Para criar a altura que pretendia na traseira, sem abusar na quantidade de substrato, utilizei ainda perlite numa meia. É um material de uma porosidade enorme que contribuirá para evitar que o substrato se torne anaeróbico.

 

Hardscape: Seiryu Stones & Red Moor Wood.

 

Fauna:

  • Borara maculatus
  • Corydora pygmaeus

 

Flora:

  • Eleocharis acicularis sp. 'mini'
  • Micranthemun umbrosum 'monte carlo'
  • Staurogyne repens
  • Alternanthera reineckii 'mini'
  • Hygrophyla pinnatifida
  • Hydrocotyle leucocephala
  • Ludwigia repens
  • Riccia flutains (1 apontamento)

 

E por fim, um breve registo fotográfico.

 

Preparação do material

_MG_3601_zpsc1c2fb37.jpg

 

Colocação do PowerSand

_MG_3656_zps9ucezzuw.jpg

 

Tronco

_MG_3658_zps7nx4k1lk.jpg

 

 

Amazonia e hardscape completo

_MG_3659_zpsuttoihth.jpg

 

Vaso de Alternanthera

_MG_3668_zpsal9gplmm.jpg

 

Plantação da mesma

_MG_3673_zpstmkisiop.jpg

 

_MG_3670_zpsdvkpel4f.jpg

 

Plantação e enchimento concluídos a 25/01/2015 :)

_MG_3693_zpstatqqknb.jpg

 

Atualização a 10/02/2015

IMG_4057_zpsjtjrhwdm.jpg

 

Hoje, 41 dias depois.

_MG_4207_zpsbvhadgwc.jpg

 

Detalhe de um runner da pinnatifida

_MG_4206_zpsl0wqmnmt.jpg

 

_MG_4211_zps0orvzfwb.jpg

 

Em termos de alterações futuras, prepara-se uma mistura mais acentuada da Ludwigia com a Alternanthera de modo a melhorar a transição de médio para último plano, e ainda um melhor controlo do crescimento da Hydrocotyle.

 

Qualquer comentário, dica ou bitaite é bem vindo, não se acanhem.

Abraço,

Editado por hugo feio
  • Votar + 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, Yuny.

Muito obrigado. De facto esqueci-me de referir o co2 e a fertilização líquida no post inicial. Co2 pressurizado, com um difusor em vidro a funcionar em conjunto com uma pequena bomba de água para dispersar melhor as bolhas e aumentar a circulação da água no aquário. A fertilização, uso Macros e Micros da Ecoarium, 1.5ml por dia.

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

parabéns pela montagem, gostei imenso da disposição do hardscape, muito bom mesmo.

 

acho que exageraste um pouco na diversidade de plantas, não te esqueças que menos é mais :cool2:

 

eu retirava a hydrocotyle leucocephala, não está aí a fazer nada e retira protagonismo à H. Pinnatifida que é uma planta de pormenor, também acho que não devias ter colocado a Althernnantera ao longo de toda a posterior, uma moita para apontamento tavez tivesse resultado melhor, na zona esquerda onde tens a Staurogyne, por exemplo.

 

não vejo a ludwigia e vejo uma um pézito isolado de uma planta sensivelmente a meio no plano posterior que não estou a identificar :rolleyes:

 

claro que criticar é fácil, e os gostos são únicos, interessa é que tu gostes biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

mais uma vez parabéns pelo layout muito bem conseguido, a acompanhar sem dúvida :smile2:

 

abraço,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, António.

Eu percebo o que queres dizer com mais é menos, mas do meu ponto de vista o aquário é algo que está sempre em constante mutação até atingir um ponto de equilíbrio. Algumas destas plantas foram-me oferecidas e como tal, foi caso de as experimentar. Naturalmente se a certo ponto vejo que já não fazem falta, saltam fora. A hydrocotyle por exemplo é de muito fácil remoção. Não a pretendo remover totalmente já, porque enche um espaço que de outra forma ficava um bocado vazio, como podes ver nas primeiras fotos. Mas vou, sim, tirar grande parte e deixar só umas folhas, de modo a não perder a planta. Assim, dou uma oportunidade à pinnatifida de ocupar o espaço. Quanto à alternanthera, é sempre complicado puxá-la para a frente num aquário destas dimensões, mesmo lá atrás estou um tanto ou nada arrependido por não ter optado por outra planta de folha menor. O pé solitário foi outra planta que me foi oferecida cujo nome desconheço para já, e está também em estudo para uma possível integração ou substituição da alternanthera.

Abraço e obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto à Ludwigia, na altura da última foto apenas tinha um pé no aquário, que serviu de cobaia para estudar a possível entrada da planta. Hoje já plantei o resto, contudo nota-se agora uma diferença brutal entre o pé que já tinha sido plantado com os novos, crescidos de forma emersa.

 

_MG_4281_zpseuu0nbxt.jpg

 

Fica já agora, outra foto de hoje.

_MG_4280_zpsyf6wpgzm.jpg

 

_MG_4288_zpsqywg7szz.jpg

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.