Iluminaçao aquario de 450 lts


samuel alexandre

Recommended Posts

Boas

 

Em breve vao me entregar um aquario de 150x50x60 (finalmente :dance: ), e quero começar a pensar na compra de iluminaçao para o aquario.

O aquario ira ser para Discus, e algumas plantas baixa / media manutençao. Irei tb aproveitar o sistema de CO2 do meu aqua antigo.

 

Agora o que me aconselham, Leds (bastante mais caro) , ou calhas de iluminaçao? E quantos Lumens / lt, ou sera watts / lts. Tou um pouco confuso.... :shocked028:

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para uma aquário de baixa manutenção e para essa dimensão entre 100w a 150w lâmpadas T5 chegam. Mas é para baixa manutenção.

Se calhar e mais uma vez dada a dimensão mais vale pensares comprares "mais luz" e presentemente usares menos ficando com mais flexibilidade caso queiras introduzir plantas mais exigentes no futuro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado , pela indicaçao ! Mas o que queres dizer em comprar mais luz ? Ate quantos mais wats aconselhas ?

Estava a pensar em adquirir esta calha : http://wate-r-evolution.com/loja/iluminarias/1405-odyssea-luminaria-quadrupla-led.html

achas que é boa ou indicada ? e ja agora quantos kelvins terei que ter, tendo em conta plantas e boa visualizaçao dos peixes?

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou falar de T5 porque led n entendo o suficente para opinar.

O indicador correto será lumens/l, mas a olho e com o tempo e experiencia vais adaptando para w/l.

A pergunta que deves fazer-te é para este conjunto de especies de plantas que quero usar esta calha dará? e no futuro se quiser experimentar outro tipo de plantas mais exigentes também irá dar?

Quando falo de mais luz falo de mais potencia, mais watts. Se comprares uma calhar com menos potencia algum dia que queiras plantas mais exigentes não dará. Se possivel é preferivel comprares algo um pouco mais potente mesmo que n uses as lampadas todas para já e se algum dia quiseres algo mais exigente teres uma calha que te o permita (geralmente é o que acontece) :) .

3X80w T5 já é algo que dará para quase todas as plantas que queiras

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

#Ptuga: a calha que o Samuel indicou é de 4 x 80 W T5 + led moonlight, penso que chega perfeitamente. Não é calha de led's.

 

abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ehehe...

pois eu vi led na descrição e fui preguiçoso em ir ver...

Essa até para cozer as plantas dá. Já tive uma de 4*80w e é necessário juízo em utiliza-la.

 

Abraços

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

#Ptuga: a calha que o Samuel indicou é de 4 x 80 W T5 + led moonlight, penso que chega perfeitamente. Não é calha de led's.

 

abraço,

 

obrigado pelo comentario.

 

ehehe...

pois eu vi led na descrição e fui preguiçoso em ir ver...

Essa até para cozer as plantas dá. Já tive uma de 4*80w e é necessário juízo em utiliza-la.

 

Abraços

 

Pk é que dizes juizo em utiliza la ? Muita potencia ? caso seja esse o caso posso sempre tirar lampadas. :smile2:

 

Sabem me dizer se essa calha da para ligar so 2 lampadas de cada vez ?

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, 320w é muito! Meio caminho andado para alguedo do bom.

Geralmente tens dois circuitos independentes de 2x80W cada um com interruptor, por isso estás à vontade....tens a flexibilidade de teres mais ou menos luz!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais