samuel alexandre Publicado Fevereiro 24, 2015 Share Publicado Fevereiro 24, 2015 Boas Em breve vao me entregar um aquario de 150x50x60 (finalmente ), e quero começar a pensar na compra de iluminaçao para o aquario. O aquario ira ser para Discus, e algumas plantas baixa / media manutençao. Irei tb aproveitar o sistema de CO2 do meu aqua antigo. Agora o que me aconselham, Leds (bastante mais caro) , ou calhas de iluminaçao? E quantos Lumens / lt, ou sera watts / lts. Tou um pouco confuso.... obrigado Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vasco Ferreira Publicado: Fevereiro 24, 2015 Share Publicado: Fevereiro 24, 2015 Para uma aquário de baixa manutenção e para essa dimensão entre 100w a 150w lâmpadas T5 chegam. Mas é para baixa manutenção. Se calhar e mais uma vez dada a dimensão mais vale pensares comprares "mais luz" e presentemente usares menos ficando com mais flexibilidade caso queiras introduzir plantas mais exigentes no futuro. ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
samuel alexandre Publicado: Fevereiro 24, 2015 Autor Share Publicado: Fevereiro 24, 2015 obrigado , pela indicaçao ! Mas o que queres dizer em comprar mais luz ? Ate quantos mais wats aconselhas ? Estava a pensar em adquirir esta calha : http://wate-r-evolution.com/loja/iluminarias/1405-odyssea-luminaria-quadrupla-led.html achas que é boa ou indicada ? e ja agora quantos kelvins terei que ter, tendo em conta plantas e boa visualizaçao dos peixes? Obrigado Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vasco Ferreira Publicado: Fevereiro 24, 2015 Share Publicado: Fevereiro 24, 2015 (editado) Vou falar de T5 porque led n entendo o suficente para opinar. O indicador correto será lumens/l, mas a olho e com o tempo e experiencia vais adaptando para w/l. A pergunta que deves fazer-te é para este conjunto de especies de plantas que quero usar esta calha dará? e no futuro se quiser experimentar outro tipo de plantas mais exigentes também irá dar? Quando falo de mais luz falo de mais potencia, mais watts. Se comprares uma calhar com menos potencia algum dia que queiras plantas mais exigentes não dará. Se possivel é preferivel comprares algo um pouco mais potente mesmo que n uses as lampadas todas para já e se algum dia quiseres algo mais exigente teres uma calha que te o permita (geralmente é o que acontece) . 3X80w T5 já é algo que dará para quase todas as plantas que queiras Editado Fevereiro 24, 2015 por Ptuga ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
A. Ferreira Publicado: Fevereiro 24, 2015 Share Publicado: Fevereiro 24, 2015 boas, #Ptuga: a calha que o Samuel indicou é de 4 x 80 W T5 + led moonlight, penso que chega perfeitamente. Não é calha de led's. abraço, António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vasco Ferreira Publicado: Fevereiro 25, 2015 Share Publicado: Fevereiro 25, 2015 (editado) ehehe... pois eu vi led na descrição e fui preguiçoso em ir ver... Essa até para cozer as plantas dá. Já tive uma de 4*80w e é necessário juízo em utiliza-la. Abraços Editado Fevereiro 25, 2015 por Ptuga ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
samuel alexandre Publicado: Fevereiro 25, 2015 Autor Share Publicado: Fevereiro 25, 2015 boas, #Ptuga: a calha que o Samuel indicou é de 4 x 80 W T5 + led moonlight, penso que chega perfeitamente. Não é calha de led's. abraço, obrigado pelo comentario. ehehe... pois eu vi led na descrição e fui preguiçoso em ir ver... Essa até para cozer as plantas dá. Já tive uma de 4*80w e é necessário juízo em utiliza-la. Abraços Pk é que dizes juizo em utiliza la ? Muita potencia ? caso seja esse o caso posso sempre tirar lampadas. Sabem me dizer se essa calha da para ligar so 2 lampadas de cada vez ? Obrigado Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vasco Ferreira Publicado: Fevereiro 25, 2015 Share Publicado: Fevereiro 25, 2015 Sim, 320w é muito! Meio caminho andado para alguedo do bom. Geralmente tens dois circuitos independentes de 2x80W cada um com interruptor, por isso estás à vontade....tens a flexibilidade de teres mais ou menos luz! ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
samuel alexandre Publicado: Fevereiro 25, 2015 Autor Share Publicado: Fevereiro 25, 2015 uiii, alguedo do bom, nao obrigado !!! ok, entao vou investigar se teem 2 circuitos independentes... e tb deve ficar mais barato com so com 3 lampadas... Obrigado pelo esclarecimento Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts