AQUARIO INSTAVEL - HELP

Recommended Posts

Guest AquaFish
Publicado

Caros,

Tenho tido alguns problemas no meu aqua. Instabilidade diária.

Aquario - 80cm x 30cm x 40cm

Activação do aquario hà 5 semanas

Filtro interno fluval 4 com carvão activado

Aquecedor 200W

Iluminação, ainda não é a adequada 2x16w daylight

Substrato: 4kg da sera

Areão por cima do substrato, mais ou menos 5kg, tendo já preparado, fervido, mais 5kg

Fauna:

- 6 neons

- 5 espadas

- 2 limpa vidros

- 2 limpa fundos

- 3 gupys

- 1 peixe gato

- 4 tetras

- 3 primos dos espadas(acho eu, são parecidos)

Flora:

Algumas, mas não sei o nome delas todas.

O que se passa é o seguinte:

A água do meu aqua começa por ficar esbranquiçada, passando depois para a cor de chá. Tinha uma espada femêa, que estava grávida, que acabou por morrer, foi aí que comecei a ter a noção de que algo estava errado. No entanto, passado uns dia, um outro peixe, começou a ficar muito parado, colado ao fundo, praticamente não se mexia. No fim de semana passado, na sexta, sabado e domingo, substitui 20 litros em cada dia, mas não consigo ter a água cristalina. O unico teste que fazia, era do ph. no entanto comprei o tetratest 5, que dá para ver o no-3, no-2,gh,kh e ph.

Assim ontem fiz o teste, e os resultados foram os seguintes:

NO-3 - 10mg/l

NO-2 - 1mg/l

Gh - >6ºd

Kh - 3ºd

Ph - 6.8

Hoje foram os seguintes:

NO-3 - 50mg/l

NO-2 - 5mg/l

Gh - >6ºd

Kh - 3ºd

Ph - 6.8 e 7.2

A temperatura ronda os 25.1º

Será demasiada comida? Qualidade,origem (torneira) de água?

Ajudem-me a tentar estabilizar o aquario.

Antes deste possuia um de água salgada, com robalos, sargos, sapateiras, e a unica coisa que fazia, era trocar a agua de 15 em 15 dias, alimenta-los e arrefecer a agua quando necessário.

Obrigado e um abraço

AquaFish

Publicado:

Olá,

O unico teste que fazia, era do ph. no entanto comprei o tetratest 5, que dá para ver o no-3, no-2,gh,kh e ph.

Estes testes nem sempre são fiáveis. Quando puderes começa a comprar testes "separados". São mais caros mas dão valores mais correctos.

Os valores de NO3 e NO2 estão muito altos. Se tens NO2 (nitritos) tens de certeza amônia (que não mediste).

Eu não teria colocado logo esses peixes todos (fora os que já morreram). :lol: Além disso acho que são peixes a mais...

O filtro parece ser suficiente para esse aquário. Já viste se não precisa de ser limpo?

A ciclagem do aquário foi bem feita? Quando foi montado o aquário e inseridos os primeiros peixes?

Tens de baixar esses valores de nitritos/nitratos. O melhor era fazeres TPA's diárias (20%, por exemplo). Reduz na alimentação. Verifica se não tens lixo no areão e em suspensão na água (se tiveres em suspensão pode indicar filtragem insuficiente ou peixes a mais).

Os peixes podem estar a ser intoxicados ou então já tens alguma bactéria na água que começa a atacar os habitantes do aquário.

Se conseguires "despachar" alguns peixes era o ideal (pelo menos até conseguires estabilizar isso).

Cumprimentos,

Nuno

• 2 semanas depois...
Publicado:

Aproveitando aqui as deixas do Nuno, é exactamente isso que penso... não deixaste ciclar o aquário como deve de ser... tens NO2 elevadissimo (deveria ser sempre 0) o que indicia a existência de altas concentrações de amónia, substância letal para os peixes.

Não deste tempo para que se estabelecessem as colónias de bactérias nitrificantes no teu filtro, agravado pela colocação de peixes em quantidade que vão originar muitos detritos que o teu filtro não consegue processar em Nitritos e depois em nitratos...

se não conseguires mudar os peixes de aquário, o que te aconselhava eram trocas de água MUITO frequentes e compra daqueles produtos activadores biológicos para colocar no filtro.. .para ver se paras a matança, senão vão-te os peixes todos por água a baixo...

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484