Z. flavescens doente - foto engraçada


Nuno Prazeres

Recommended Posts

Há cerca de dois anos tirei uma foto a este Z. Flavescens na Aquadecor e na altura (em que apenas tinha água doce) pareceu-me saudável. Hoje estava a arrumar fotos antigas e, ao olhar para esta, pareceu-me que tinha algo de estranho.

Pic_4609_15.jpg

Usando um filtro do Photoshop obtive esta imagem... fiquei impressionado! :lol: Pobre peixe... #food

Que doença tem ele? Como se trata?

Pic_4609_16.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Apisto!!!

 

Este peixe está com uma parasitose chamada ictio.

 

Normalmente uma boa alimentação e ausência de estress são suficientes para que o peixe se recupere sozinho.

 

Nos casos mais graves pode ser tratado com banhos de água doce, diminuição da densidade, utilização de cobre e etc. Sempre em um aquário hospital.

 

Ele deve ser passado por uma quarentena, antes de ser colocado no reef.

 

Abraços

Eduardo Avelar

 

Conheçam o www.ipaq.org.br

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
  • 2 semanas depois...

Olás,

 

O cobre é fatal é para corais e invertebrados. Penso que aos peixes mal não faz.

 

Percebi o que querias dizer - cobre usado em doses adequadas não faz mal aos peixes, mas mesmo nesta doses mata os invertebrados. No entanto, fica um texto que retirei de reefkeeping.com:

 

Copper has several disadvantages in treating Ich. First, at too low a dosage, it is ineffective. Secondly, at too high a dosage, it could kill all your fish. Daily, or better yet twice daily, testing is required to maintain an appropriate and consistent level of copper. Even when within the appropriate ranges, some fish cannot tolerate copper. Some of the fish more sensitive to copper are lionfish, pufferfish, mandarins, blennies, and any other scaleless fish. Copper is also a known immunosuppressive, making fish more susceptible to secondary infections.  

 

Ou seja, doses elevadas e tratamentos prolongados não só causam perda de capacidade imunitária (ou imunológica :cry: :D )...como podem levar á morte.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Esse peixe está igual ao meu xanthurus e tem cryptocarium - já tentei alguns tratamentos com medicamentos e nenhum resultou! Vou deixar a natureza fazer o seu trabalho...

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Pergunta parva:

 

Os camarões limpadores retiram esses parasitas?

 

Num caso agudo como o da foto se calhar é tentar apagar um incêndio com um copo de água mas para prevenir a multiplicação nun caso muito inicial talvez funcione.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pergunta parva:

 

Os camarões limpadores retiram esses parasitas?

 

Não é de todo parva!! Eles efectivamente limpa a pele dos peixes mas não dá para controlar a parasitose. No meu caso era ver os hepatus e o xanthurus na linha de limpeza!! Normalmente só os peixes maiores têm "coragem" de se aproximarem dos camarões e sugeitarem-se aos seus tratamentos.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais