teste de nitratos e relação (ou não) com morte de peixes

Recommended Posts

Publicado

oi pessoal!

então é assim, hoje comprei um teste de nitratos, pois tive uns contratempos no meu aqua com um pleco e uma guppy femea que me morreram sem aparente explicação.

Ao testar, confirmei o que já suspeitava: tá tudo ok!... ou seja, o valor deu muito baixo, praí uns 10ppm. Bom, também a muda de água calhou no sábado, portanto é normal que estejam valores baixos. Mas já agora, eu nunca sifonei (tenho o aqua à +- 2 meses montado) será que é prejudicial? ou devo sifonar?

e já agora, o pleco deve ter morrido por falta de comida, pois só comecei a dar comdida em pastilhas aos meus peixinhos precisamente menos de 1 semana do pleco ter morrido... acho k nunca o via a comer, só a limpar umas plantas de vez em quando com a sua "ventosa", mas nunca o via como por exemplo os cory´s, o synodontis ou os c.a.chineses dourados, que passam o dia a escarafunchar o fundo e as plantas...

a guppy pensei que estava gravida, pois estava inchada, mas inchada tal como as guppy´s gravidas ficam, mas morreu... se calhar era doença.

porque morreram então os peixes? é comum morrer 1 ou outro de vez em quando, sem razão aparente???

brigado! :x

Publicado:

Boas,

Os nitratos não estão mal.

Mais toxico que os nitratos são os nitritos e amonia/amoniaco.

Publicado:

Boas

Quanto aos valores dos nitratos eles estão baixos isso pode ser sinal de que o porduto inicial a amónia não está a ser transformada e que provávelmente tem valores elevados. De qualquer maneira não me parece caso para morte de 2 peixes senão os outros tanbém já não andariam muito bem.

Se poderes mede a amónia também, faz outra muda de água e sinfonagem.

Abraços

FOCA

Salgados é que esta a dar

Publicado:

hello

em relação à transformação da amónia, bom, é assim: qdo iniciei o aqua, meti-lhe CYCLE da nutrafin (logo, bactérias= ok) o filtro, por outro lado, penso ser bom para o efeito (fluval 2 plus da hagen - 2 esponjas) por outro lado as plantas têm crescido que é uma coisa parva, e não tenho co2, logo estão a consumir nitratos. por ultimo, a muda de água foi no sabado...

a sifonagem, COMPREI HOJE UM SIFAO!!! :oops: vou experimentá-lo no sábado qdo fizer outra muda de agua

já agora, devemos sifonar "ao ponto de não haver detritos"??? e as plantas, comem o que???

fiquem bem!

Publicado:

Boas,

As plantas retiram os nutrientes necessários da água (através das folhas) e também pelas raízes.

já agora, devemos sifonar "ao ponto de não haver detritos"?

Não sei o que acham os "experts" dos aquários plantados mas eu não costumo sinfonar até esse ponto. Evito remexer muito no areão para "não abalar" as raízes da plantas.

Outro aspecto: se colocares pastilhas de fertilizante no areão não tens muito interesse em aspirar o areão em 100%, isto pelo facto de estares a retirar restos das pastilhas/nutrientes que colocaste anteriormente, certo? :oops:

Eu acho que se ficarem alguns detritos até é bom para as plantas... Fertilizante natural... :)

Abraços,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno