Visitante Publicado Novembro 27, 2003 Publicado Novembro 27, 2003 oi pessoal! então é assim, hoje comprei um teste de nitratos, pois tive uns contratempos no meu aqua com um pleco e uma guppy femea que me morreram sem aparente explicação. Ao testar, confirmei o que já suspeitava: tá tudo ok!... ou seja, o valor deu muito baixo, praí uns 10ppm. Bom, também a muda de água calhou no sábado, portanto é normal que estejam valores baixos. Mas já agora, eu nunca sifonei (tenho o aqua à +- 2 meses montado) será que é prejudicial? ou devo sifonar? e já agora, o pleco deve ter morrido por falta de comida, pois só comecei a dar comdida em pastilhas aos meus peixinhos precisamente menos de 1 semana do pleco ter morrido... acho k nunca o via a comer, só a limpar umas plantas de vez em quando com a sua "ventosa", mas nunca o via como por exemplo os cory´s, o synodontis ou os c.a.chineses dourados, que passam o dia a escarafunchar o fundo e as plantas... a guppy pensei que estava gravida, pois estava inchada, mas inchada tal como as guppy´s gravidas ficam, mas morreu... se calhar era doença. porque morreram então os peixes? é comum morrer 1 ou outro de vez em quando, sem razão aparente??? brigado!
Visitante Publicado: Novembro 27, 2003 Publicado: Novembro 27, 2003 Boas, Os nitratos não estão mal. Mais toxico que os nitratos são os nitritos e amonia/amoniaco.
Foca Publicado: Novembro 27, 2003 Publicado: Novembro 27, 2003 Boas Quanto aos valores dos nitratos eles estão baixos isso pode ser sinal de que o porduto inicial a amónia não está a ser transformada e que provávelmente tem valores elevados. De qualquer maneira não me parece caso para morte de 2 peixes senão os outros tanbém já não andariam muito bem. Se poderes mede a amónia também, faz outra muda de água e sinfonagem. Abraços FOCA Salgados é que esta a dar
Visitante Publicado: Novembro 28, 2003 Publicado: Novembro 28, 2003 hello em relação à transformação da amónia, bom, é assim: qdo iniciei o aqua, meti-lhe CYCLE da nutrafin (logo, bactérias= ok) o filtro, por outro lado, penso ser bom para o efeito (fluval 2 plus da hagen - 2 esponjas) por outro lado as plantas têm crescido que é uma coisa parva, e não tenho co2, logo estão a consumir nitratos. por ultimo, a muda de água foi no sabado... a sifonagem, COMPREI HOJE UM SIFAO!!! vou experimentá-lo no sábado qdo fizer outra muda de agua já agora, devemos sifonar "ao ponto de não haver detritos"??? e as plantas, comem o que??? fiquem bem!
nunomiguel Publicado: Novembro 28, 2003 Publicado: Novembro 28, 2003 Boas, As plantas retiram os nutrientes necessários da água (através das folhas) e também pelas raízes. já agora, devemos sifonar "ao ponto de não haver detritos"? Não sei o que acham os "experts" dos aquários plantados mas eu não costumo sinfonar até esse ponto. Evito remexer muito no areão para "não abalar" as raízes da plantas. Outro aspecto: se colocares pastilhas de fertilizante no areão não tens muito interesse em aspirar o areão em 100%, isto pelo facto de estares a retirar restos das pastilhas/nutrientes que colocaste anteriormente, certo? Eu acho que se ficarem alguns detritos até é bom para as plantas... Fertilizante natural... Abraços, Nuno Cumprimentos, Nuno
Recommended Posts