Agua castanha


Recommended Posts

Boas a todos,

Estou com um problema no meu aquario.

Tenho um aquario de 250L e tenho um tronco, musgo e umas plantas.

Contudo a minha água está castanha. Refiz o aquario há cerca de 2 semanas e cada vez mais escura a agua está.

Como é o meu primeiro topico não que mais informações deva dar.

Obrigado

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Refizeste o aquário como?

Tiraste tudo fora e voltas-te a montar?

Explica como o fizeste.

 

A quanto tempo tens o aquário?

O tronco já estava maturado ou é recente?

 

Cump.

Editado por RicSilva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tinha o aquario á cerca de 1 ano e meio e depois entrei em obras e tive de tirar tudo.

Aproveitei para refazer tudo, aproveitei apenas o manado que tinha para da enchimento.

Pus substrato novo e areão por cima.

 

O tronco é novo! Poderá ser daí ?

 

Quando o montei e pus agua lá dentro em 4/5 ficou toda castanha mesmo. Não se via nada.

Então tirei essa agua toda e voltei a por nova mas está a voltar ao mesmo mas mais gradual.

 

Vou por uma foto de como ele estava limpo no inicio e de como está agora.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes o Manado tinha substrato tipo terra por baixo? É que é quase impossível limpar o Manado depois dele se misturar com o substrato fértil. Lavas-te bem o Manado?

 

Já agora que altura de Manado tem? No mínimo 5cm senão o substrato fértil sobe para a coluna de água e torna a água castanha mesmo.

 

O tronco também tinge a água. Mas como dizes que ao encher ficou mesmo castanho só pode ter havido mistura de substratos e/ou Manado mal lavado.

Editado por RicSilva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente ele misturou-se com o substrato fertil que tinha antes e apenas passei por agua ao montar. O manado tem uns 4/5cm e depois mais um tanto de areão. Dá para ver vais ou menos na foto.

 

Então deve-se ao facto de não ter limpo bem o manado? Vai continuar assim ou há "solucões?

 

Obrigado pelo teu tempo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não tinha visto as fotos, agora que já vi compreendo melhor o que se passa.

 

Uma vez que colocaste uma camada generosa de areão por cima não é por ai que a agua está castanha. Mesmo que ao colocar a agua os substratos se tenham misturado não é por ai pois já fizeste uma TPA e limpou.

 

Só resta uma hipótese. O tronco está a tingir a água. E vai continuar a tingir por algum tempo principalmente se não o lava-te bem antes de coloca-lo no aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não gostares mesmo da água castanha tira e ferve o tronco umas quantas vezes.

O tronco mesmo assim não vai deixar de tingir mas não é nessa proporção.

 

Senão deixa estar que com as TPA's vai normalizar. TPA após TPA a coloração vai diminuir.

 

O importante de tudo é que não faz mal ao peixes. Até ficam mais tranquilos em viveram numa água escura.

Já sabes a causa e como resolver, agora depende tudo dos teus gostos.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Isso da água castanha e mesmo do tronco,esta deitar para fora

os tininos,não vai fazer mal aos peixes,antes pelo contrario vão

ficar mais calmos,e com o andar do tempo,vai ficar a água mais

clara,eu por sinal ate gosto,boa sorte,tudo corra bem.

Cump: Álvaro Silva

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais