Recommended Posts

Publicado

Procuro valores de referencia para o seguinte:

Pretendo passar a fazer uma fertilização diária dos meus aquários plantados de modo a conseguir uma maior estabilidade dos mesmos.

Se assumir que as plantas me consomem de nitratos cerca de 1 ppm diário, (valor de referencia que depois tenho de certificar se se verifica com a quantidade de plantas que tenho ), quais as proporções de outros nutrientes como:

Potássio: 2 ppm???

Magnésio:????

fosfatos:???? (provavelmente este não vou necessitar de adubar)

calcio: preciso de adubar ou chega-me os valores residuais da torneira

Ferro e outros micronutrientes: ???

Reparem que procuro os valores de referencia a adubar por dia e não os valores que tenho de tentar manter no áqua que me podem ser dados pela calculadora chuck´s.

Obrigado.

Luís Lima

Publicado:

O meu problema é que existem macros e micros...e calculo que se quiser manter os niveis a adubação de ferro, magnesio, e traces não deve ser tão frequente como por exemplo nitratos e potássio, que calculo que as plantas os assimilem muito mais rápidamente, então se meter 1ppm nitratos por dia, quanto devo meter de magnesio, ferro etc...

Não existem users a fazer adubações diárias? como fazem? qual o plano que seguem?

Luís Lima

Publicado:

Viva, Luis,

Eu faço adubação diária mas com um método muito empírico... gostava, até, de acompanhar a este tópico da malta dos plantados que sabe mais que eu ;)

de qualquer forma, faço o seguinte:

Semanalmente, acrescento metade da dose recomendada de Seachem flourish para micro elementos.

Diáriamente, acrescento 1 ml de uma mistura caseira de fertilizante NPK. a "fórmula" que utilizo é comprar 1 adubo líquido de NPK para plantas verdes de vaso (que tenha o mínimo de Fosfatos) e faço uma mistura com agua numa proporção de 1 para 5 (5 partes de agua para 1 parte do liquido do fertilizante). É essa mistura que uso para adicionar 1 ml diário.

Com este meu método empírico, tenho obtido os seguintes resultados:

- As plantas parecem estar a crescer normalmente;

- meço semanalmente os nitratos, nitritos e fosfatos. o 1 ml diário que acrescento não influi no nível de nitritos. Os nitratos parmanecem os mesmos semanalmente, ou seja, o que acrescento é consumido pelas plantas (minha conclusão).

- Os fosfatos permanecem os mesmos, embora eu tenha fosfatos muito altos, mas já saem assim da torneira, portanto essa guerra é outra ;)

Estou a adequar as dosagens por tentativa/Erro.

Se alguém puder ajudar...

Filipe Almeida

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Publicado:

É...este tema é mesmo muito interessante e estamos a precisar de uma ajuda dos mestres das plantas, se não surgirem umas boas sugestões sabendo eu que não existem caso iguais e varia muito com a densidade de plantas, vou acabar por ir verificando por experiência de fertilização...

Repare-se que o que se pretende aqui são valores de referencia como já o consensual 1ppm nitratos por dia que me parece largamente utilizado por muitos dos que fazem fertilização diária, agora quando as coisas tocam nos micro tipo Fe, Mg, Ca ...quantos ppm metemos quando estamos a fazer 5 ml ( 1 tampa ) 2 vezes por semana do Flourish???

Quais as necessidades destes em mg/L para as plantas por dia???

As plantas pretendem 5ppm nitratos...e 10ppm de magnesio como ponto de equilibrio a manter na agua, se eu lhes der 1 por dia nitratos elas consomem, mas se lhes der por exemplo 2 ppm por dia de magnésio, já estou a cometer excessos por as velociades de absorção são completamente diferentes...é aqui que as coisas me causam dúvidas, quantos ppm diários de referencia as plantas necessitam para outros elementos que não os nitratos, macros e micros?

Se quiserem ajudar ou falar das Vossas experiências talvez me conduzam a algumas conclusões...

Obrigado Filipe pela partilha da tua experiência e vamos aguardar...

Saudações

Luís Lima

Publicado:

Boas!

Quanto a mim, nada de numeros!

Numeros só para formular o fertilizante, depois é tudo muito mais complexo que a simples matemática.

Fertilizar deste modo, requer algum conhecimento sobre plantas e nutrição.

O que aconselho a fazer, é estudar muito bem os sinais de carências nutritivas pelo aspecto visivel a olho nu.

Sabe-se isto, e o que se segue, é adicionar cada elemento conforme as necessidades da altura.

Ex: (buracos nas folhas indicam carência de nutrientes que não se conseguem movimentar pelo xilema).

Abraços!

Categoria: Humano.