[Duvida] Filtro UV


Ang3lo

Recommended Posts

Boa tarde a todos,

Estou a pensar comprar um filtro um mas tenho uma dúvida quanto ao seu funcionamento.

O filtro uv fica ligado 24h tal como o filtro externo?

Obrigado

Editado por Ang3lo

::Assinatura Editada pela Moderação. Imagem com mais de 100 pixels de altura::

 

Cumprimentos

Angelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tens vários tipos de filtros UV, internos, externos, e já dentro dos filtros externos.

 

Os que são dentro dos filtros externos funcionam o tempo todo que o filtro estiver ligado.

 

Os outros dois podes pôr as horas que forem necessárias para teres a qualidade da água que queres, por exemplo 10 horas ou 2 horas.

 

Caso compres um filtro UV externo, para além da potência deves ter em atenção o caudal do filtro, se tiveres um filtro externo de 900l/h deves ter um filtro UV com capacidade de filtrar bem essa quantidade. Tens que pesquisar um pouco na net porque nem todos os filtros UV têm essa indicação.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Simon pela resposta.

 

Vou comprar um filtro UV externo e é para ligar ao filtro externo. A questão do caudal já tinha visto e estou a pensar colocar um T mais uma torneira para regular o caudal.

A dúvida é se para ter a água cristalina/limpa preciso de ter o UV quantas horas ligado e se todos os dias?

::Assinatura Editada pela Moderação. Imagem com mais de 100 pixels de altura::

 

Cumprimentos

Angelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tiveres um volume de água (que não sei qual) considerável face á capacidade do filtro UV, podes deixá-lo ligado. No meu caso, por exemplo, tenho um aqua de 500l e uma lampada de 9W UV. A esterilização é tão inferior que mal se notam resultados preponderantes no aqua com a lampada ligada 24hrs.

 

Convém no entanto salientar que o filtro UV serve para esterilizar bactérias, algas e parasitas em suspensão na água. Quando erradiados pela radiação tornam-se esteréis, evitando a sua reprodução. Se o filtro UV for bem condicionado para o teu aquário (potencia W e circulação água) será prudente então regular o funcionamento para 4-6 hrs. As vantagens são importantes pois trazem fortes beneficios para a saude da fauna/flora. No entanto deixo uma ressalva: ao contrário do que se possa dizer, o espectro UV não olha a "boas ou más" bactérias, esteriliza ambas. Logo, para bem do ecossistema e decomposição dos nitritos, nitratos, amónia, etc convém não exceder o tempo de exposição ultravioleta VS colonização de bactérias. Longos periodos de UV (se tiveres uma UV forte para a litragem que possuis) podem destabilizar a concentração de bactérias benéficas para a decomposição quimica do aquário, podendo forçar picos de amónia.

Editado por Renato.Vieira
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem,

 

mais palavras para quê?! biggrin.png' alt=':biggn:'> aqui o amigo Renato explicou tudinho.

 

só uma nota, eu por exemplo tenho cerca de 170L uteis e um UV de 9w e ligado de forma a passar cerca de 400l/h, daí ter so 3h/dia.

 

Mas para máxima eficiencia deveria ter apenas 150l/h a passar no filtro, mas isso são outras contas, e há praí tabelas q explicam o racio de agua vs potencia da lampada UV.

 

Se tiveres um volume de água (que não sei qual) considerável face á capacidade do filtro UV, podes deixá-lo ligado. No meu caso, por exemplo, tenho um aqua de 500l e uma lampada de 9W UV. A esterilização é tão inferior que mal se notam resultados preponderantes no aqua com a lampada ligada 24hrs.

 

Convém no entanto salientar que o filtro UV serve para esterilizar bactérias, algas e parasitas em suspensão na água. Quando erradiados pela radiação tornam-se esteréis, evitando a sua reprodução. Se o filtro UV for bem condicionado para o teu aquário (potencia W e circulação água) será prudente então regular o funcionamento para 4-6 hrs. As vantagens são importantes pois trazem fortes beneficios para a saude da fauna/flora. No entanto deixo uma ressalva: ao contrário do que se possa dizer, o espectro UV não olha a "boas ou más" bactérias, esteriliza ambas. Logo, para bem do ecossistema e decomposição dos nitritos, nitratos, amónia, etc convém não exceder o tempo de exposição ultravioleta VS colonização de bactérias. Longos periodos de UV (se tiveres uma UV forte para a litragem que possuis) podem destabilizar a concentração de bactérias benéficas para a decomposição quimica do aquário, podendo forçar picos de amónia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pelas respostas, foram bastante elucidativas.

Dando mais detalhes do meu aquário, é um Aqua com 100*40*50 cerca de 200l brutos e o filtro que vou comprar tem 1000l/h.

Para reduzir o caudal vou colocar um T é uma torneiras, assim sendo quantos watts recomendavam para o meu casa? Mantenho as 3/4 h por dia? Todos os dias ou ao fim‑de‑semana aumento o nr de horas?

 

Obrigado

::Assinatura Editada pela Moderação. Imagem com mais de 100 pixels de altura::

 

Cumprimentos

Angelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pelas respostas, foram bastante elucidativas.

Dando mais detalhes do meu aquário, é um Aqua com 100*40*50 cerca de 200l brutos e o filtro que vou comprar tem 1000l/h.

Para reduzir o caudal vou colocar um T é uma torneiras, assim sendo quantos watts recomendavam para o meu casa? Mantenho as 3/4 h por dia? Todos os dias ou ao fim‑de‑semana aumento o nr de horas?

 

Obrigado

Boas,

 

Se colocares um T, passas a ter sensivelmente um caudal de 500lh o que significa que precisas de um que consiga filtrar bem essa quantidade, por isso pode ter 9W mas o filtro em si tem 1 metro o que significa que o tempo que a água está exposta é superior a um de 15cm por exemplo e logo mais eficiente.

 

Para mim só acima de 15W é que compraria, não só mata algas como tudo o resto.

Se quiseres um que aguente o caudal de 1000lh tens por exemplo o Vecton2 300 que aguenta esse caudal e tem uma lâmpada de 15W e até agora só ouvi bem desse filtro.

 

O que eu quero dizer com isto é que tudo depende do desempenho do filtro, é um rácio que tens que ter em atenção.

 

Mas um assim talvez 3/4h diárias é mais que o suficiente para teres o aqua impecável ;)

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta, mas não percebi esta parte " mas o filtro em si tem 1 metro o que significa que o tempo que a água está exposta a um de 15cm"

 

Não conhecia essa marca, ha em Portugal?

 

Tks

::Assinatura Editada pela Moderação. Imagem com mais de 100 pixels de altura::

 

Cumprimentos

Angelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa se fui pouco claro, o que eu quis dizer foi, imagina que tens dois filtros, ambos com uma lâmpada de 9W por exemplo, mas um filtro tem 1 metro de cumprimento e o outro tem 15cm, assim sendo a água no primeiro filtro está muito mais tempo exposto à luz UV e logo é mais eficiente.

O que eu quis dizer com isso foi que na compra tens que ter atenção à potência e watts, e qualidade do filtro. Tudo é importante.

 

Pelo que sei e vi, esses filtros há na Aquaeden e numa loja também em Benfica q não me lembro do nome. Mas na Aquaeden são têm o melhor preço de mercado que vi.

Eu vou comprar esse mesmo, tenho já na lista de novas coisas a adquirir :)

(Fiz uma investigação bastante exaustiva até chegar a este e a minha bomba tem caudal de 900hl)

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok ok, já percebi e faz todo o sentido o que dizes, quanto mais tempo exposto melhores serão os resultados.

Quanto ao timing em que devo colocar o filtro, eu vou montar o aquário em janeiro (ainda estou a comprar o que me falta) posso começar logo a ligar o Uv ou devo esperar algum tempo até o ligar? Por causa da formação de bactérias...

::Assinatura Editada pela Moderação. Imagem com mais de 100 pixels de altura::

 

Cumprimentos

Angelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok ok, já percebi e faz todo o sentido o que dizes, quanto mais tempo exposto melhores serão os resultados.

Quanto ao timing em que devo colocar o filtro, eu vou montar o aquário em janeiro (ainda estou a comprar o que me falta) posso começar logo a ligar o Uv ou devo esperar algum tempo até o ligar? Por causa da formação de bactérias...

 

Eu recomendaria completares o ciclo nitrogénio (azoto) primeiro e só depois aplicares o filtro UV. Isto por uma questão simples, quando montas um aquário novo o passo essencial a tomar é controlar a colonização rápida e estável de bactérias para contribuirem para a decomposição quimica. Podes fazer isto com comida, mesmo sem peixes. O importante neste processo é colonizar as matérias filtrantes do filtro (no imediato) e areão (longo prazo). Este ciclo em média poderá percorrer durante um mês. É importante respeitares as trocas de água semanais. Por norma,sem peixes diria uma por semana de 50%. Controla a quimica da água com testes disponiveis em qualquer loja. Assim que passares os picos de amónia, regredindo nos valores, podes aplicar o UV e colocar a fauna e flora. Assim não prolongas a corrida do ciclo para a amónia ao esterilizares as bactérias na água suspensa. Só por isso.

 

Boa aquariofilia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tiveres um volume de água (que não sei qual) considerável face á capacidade do filtro UV, podes deixá-lo ligado. No meu caso, por exemplo, tenho um aqua de 500l e uma lampada de 9W UV. A esterilização é tão inferior que mal se notam resultados preponderantes no aqua com a lampada ligada 24hrs.

 

Convém no entanto salientar que o filtro UV serve para esterilizar bactérias, algas e parasitas em suspensão na água. Quando erradiados pela radiação tornam-se esteréis, evitando a sua reprodução. Se o filtro UV for bem condicionado para o teu aquário (potencia W e circulação água) será prudente então regular o funcionamento para 4-6 hrs. As vantagens são importantes pois trazem fortes beneficios para a saude da fauna/flora. No entanto deixo uma ressalva: ao contrário do que se possa dizer, o espectro UV não olha a "boas ou más" bactérias, esteriliza ambas. Logo, para bem do ecossistema e decomposição dos nitritos, nitratos, amónia, etc convém não exceder o tempo de exposição ultravioleta VS colonização de bactérias. Longos periodos de UV (se tiveres uma UV forte para a litragem que possuis) podem destabilizar a concentração de bactérias benéficas para a decomposição quimica do aquário, podendo forçar picos de amónia.

o que o renato diz é verdade, mas isso não vai influir certamente na desnitrificação do aquario.

onde está a maior concentração de bacterias desnitrificantes (aeróbicas e anaeróbicas) é no filtro e no areão, e não em suspenção na coluna de agua, logo não vai influenciar esse processo.

cada aquario é um caso, tens de observar , e ajustar o tempo de exposição, em função do objectivo que queres tirar da uv.

 

depois há outra questão muito importante , uv`s chinesas vs uv`s de qualidade...

faz toda a difença, normalmente as chinesas são em vidro, e de canal directo, enquanto que as boas uv`s são em quartzo, e com o canal em espiral, precisamente para que o periodo de exposição seja maior, logo mais eficiente.

Editado por Rui Cardoso
  • Votar + 1

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o Rui.

 

E sim isso de ser chinês ou não faz MT diferença...

 

Eu era pra comprar um jebo, mas felizmente aquilo foi retirado do mercado, acabei por comprar um aquamedic helix 9w. E a verdade é q não podia tar mais satisfeito...

Editado por vic_nunes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Renato, uma vez que não vou ter plantas durante esse primeiro mês é necessário ligar a luz do aquário?

 

 

Eu recomendaria completares o ciclo nitrogénio (azoto) primeiro e só depois aplicares o filtro UV. Isto por uma questão simples, quando montas um aquário novo o passo essencial a tomar é controlar a colonização rápida e estável de bactérias para contribuirem para a decomposição quimica. Podes fazer isto com comida, mesmo sem peixes. O importante neste processo é colonizar as matérias filtrantes do filtro (no imediato) e areão (longo prazo). Este ciclo em média poderá percorrer durante um mês. É importante respeitares as trocas de água semanais. Por norma,sem peixes diria uma por semana de 50%. Controla a quimica da água com testes disponiveis em qualquer loja. Assim que passares os picos de amónia, regredindo nos valores, podes aplicar o UV e colocar a fauna e flora. Assim não prolongas a corrida do ciclo para a amónia ao esterilizares as bactérias na água suspensa. Só por isso.

 

Boa aquariofilia.

::Assinatura Editada pela Moderação. Imagem com mais de 100 pixels de altura::

 

Cumprimentos

Angelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ang3lo vou usar o teu tópico para não abrir um novo , espero que não te importes .

Pessoal aquário de discus 211 litros , filtro sera 250 externo ja com o uv de 5w chega ? para os discus devo deixar quantas horas ligado ? ou sera melhor 2 sera 250 com uv ?

Por favor ajudem .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais