Recommended Posts

Publicado

Decidi tentar seguir uma janela de oportunidade aberta pela leitura de um artigo do Randy H. farley (salvo erro), sobre a utilização de água da torneira em aquários de recife. (Os motivos para esta opção podem ser diversos, desde preocupações económicas (custo das oi e dionizadores) a ambientais, relacionadas com um gasto excessivo de água, por exemplo...)

Assim, seguindo as suas indicações, vou procurar analisar a água à saída da minha torneira, em diferentes momentos do ano. A análise deveria ser sobre os principais nutrientes/poluentes e tb sobre alguns metais pesados tóxicos (cobre, chumbo, crómio, etc.)

Até agora, já analisei nitratos e fosfatos, em fevereiro e abril. Os resultados foram idênticos - fosfatos indetectáveis e nitratos 5 mg/l ou ppm? Vou tb analisar o cobre, num futuro próximo.

Para já, parecem-me valores aceitáveis... o que acham desta abordagem?

Publicado:

Acho que invés de analisares a agua, devias contactar os Serviços municipalizados da tua zona, para que forneçam os resultados das analises do laboratorio da agua fornecida por eles...

Já preenchias o teu perfil para sabermos de onde és...

:wink:

Publicado:

Sou de Coimbra.

É possível obter esses dados junto dos serviços municipalizados?

De qualquer modo, o cobre tem que ser medido à saída da torneira...

Publicado:

Em coimbra não sei quem distribui em baixa... se os "SMAS" se a empresa multi-municipal daí...

Mas de todo o modo dirige-te aos SMAS, eles devem-te indicar alguem...

Pede para falares com o tecnico responsavel pela quimica da Agua, eles devem te mandar pa um eng. qualquer :wink:

Publicado:

A água deve ser analisada à saída da torneira devido à possibilidade bem real de contaminação pela canalização intermédia.

Sinceramente acho que fica bem mais barato dar algum dinheiro por uma RO (já se conseguem preços muitíssimo interessantes via net) do que pagar testes 4x por ano ainda mais sabendo que pode haver dias em que por problemas de captação, alteração do processo de esterilização ou obras os valores podem atingir extremos perfeitamente destrutivos.

Estamos a falar de aquários de agua salgada onde é frequente um ou dois seres vivos custarem quase tanto como uma RO, por isso parece-me que não vale o risco.

Publicado:
A água deve ser analisada à saída da torneira devido à possibilidade bem real de contaminação pela canalização intermédia.

Sinceramente acho que fica bem mais barato dar algum dinheiro por uma RO (já se conseguem preços muitíssimo interessantes via net) do que pagar testes 4x por ano ainda mais sabendo que pode haver dias em que por problemas de captação, alteração do processo de esterilização ou obras os valores podem atingir extremos perfeitamente destrutivos.

Estamos a falar de aquários de agua salgada onde é frequente um ou dois seres vivos custarem quase tanto como uma RO, por isso parece-me que não vale o risco.

Tenho de concordar contigo, mas actualmete a legislação obriga semanalmente a analises na torneira do consumidor... porque não aproveita-las?

Publicado:

De acordo. Podem e devem utilizar-se mas infelizmente cada caso é um caso. Quando eu vivia em Coimbra há cerca de 20 anos a água nos Olivais onde vivia saia a 6.5 de pH. Na baixa um amigo meu tinha a dele a sair a 7.2 com o mesmo teste.

Os meus neons desovavam os dele morriam :)

Acho que na relação custo/benefício a coisa pende sempre muito para o lado da RO.