Ricardo Bira Posted November 22, 2014 Share Posted November 22, 2014 Muito Boa Tarde, Ontem comprei um Botia-Palhaço pela primeira vez gostei muito do peixe e adquiri apenas um disseram-me que podia apenas ter um que nao seria necessario ter mais por nao ser de cardume nao sei se será verdade ou não,e é importante referir o meu aquario é de 100cm a minha duvida é a seguinte,comprei um casal reprodutor de ancistrus e foi-me dito hoje que ter comprado o Botia e ter intenções de ter reprodução no aquario seja de guppys seja de ancistrus que foi má ideia queria saber a vossa opinião...o Botia vai-me limpar os alevios de guppys e ancistrus quando fizerem postura mesmo que seja numa toca?É que gosto muito do peixe e nao me queria desfazer dele ate estava a pensar comprar outro para lhe fazer companhia... Muito Obrigado a todos,aguardo respostas!! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Vera Santos Posted November 25, 2014 Share Posted November 25, 2014 (edited) Boas Ricardo, Bótias palhaço são peixes de cardume, podes e deves aumentar o cardume. O seu comportamento em cardume é de longe mais animado do que senão estiver acompanhado. Há é que ter a noção e bom senso de saber se o aquário tem tamanho suficiente para o numero de indivíduos que lá queremos colocar. Os bótias palhaço chegam facilmente ao tamanho de 20cms e dependendo das condições mais ainda. Na minha opinião comprava-lhe mais dois companheiros, sempre com a noção de um dia mais tarde os puderes trocar ou vender quando a sua dimensão o exigir. Bótias ou outros peixes quaisquer vão sempre comer-te alevins, seja de que espécie for, desde que lhes entrem na boca. E a falar de guppys, até os próprios progenitores são os primeiros a comê-los, portanto não há nada mais a dizer. Para os alevins vingarem num aquário sem estarem numa maternidade, o aqua deve ser bastante plantado para permitir que se escondam dos maiores. Assim e como também guppys se reproduzem como coelhos não vais ter problemas, porque sempre se vão safando alguns. E vais aumentando o seu número. Bótias serão tão predadores como ancistrus, para mim vai dar ao mesmo. A teres um aquário de 100cm, acho que deve ser um comunitário e não deves estar preocupado em reproduzir ancistrus ou não. Se queres tentar reproduzir ancistrus e se aí tens a tua prioridade deves arranjar um aqua só para esse efeito. Esta é a minha opinião, espero ter ajudado. Edited November 25, 2014 by VERA SANTOS 1 Abraço Tanganyika's Peebles - O relato de um projecto em mutação; Aqua - Invictus aquaprojeckto.blogspot.pt; Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts