Teste de PO4 acusa Nitratos?


Recommended Posts

Boas.

 

Recentemente adquiri uns testes da marca AMTRA num patrocinador aqui do forum.

Lembrei me de ir testar a garrafa onde tenho apenas Nitrato de Potassio e não é que o teste ficou azul, indicando fosfatos?

Lavei bem o copo, lavei bem a seringa, e voltei a testar na garrafa do potassio e voltou a ficar azul, a indicar presença de fosfatos!!!!

 

Então mas o teste de fosfato acusa outros nutrientes como nitratos, magnesio e potassio?

Sendo assim, quando testo a agua do aquario, que valor está o teste a testar, se ele acusa tudo?

 

Cumps.

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pq raio te lembraste de testar nos nitratos? Lolol

 

Boa questão, isso é estranho, será que o recipiente já tinha tido potássio antes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pq raio te lembraste de testar nos nitratos? Lolol

 

Boa questão, isso é estranho, será que o recipiente já tinha tido potássio antes?

 

não queres dizer fosfato? o teste é de fosfato...

 

não, é 1 garrafa da tropica de micros e foi bem lavada. já a uso à algum tempo...

epa foi assim. 1 colega meu apareceu lhe umas algas no aqua, tinha a coluna de agua toda verde e fomos testar os fosfatos na sexta feira.

Deu o maximo da escala do teste, 1.5 mg/l, bem azulão.

mas ele depois da tpa apenas doseou 10ml na quarta feira e apenas tem doseado todos os dias potassio.

pensamos logo que se tinha enganado na tupperware dos pós e tinha usado kh2po4 na mistura e não KCI...

hoje fomos testar as garrafas dele.

a de potassio acusou no teste de fosfatos, um azul mais claro.

a de nitrato, que apenas tem kno3, acusou um azul bem opaco, bem carregado.

 

fiquei todo parvo pah, a ver isto...

 

fui testar a minha garrafa, a tal do potassio, e acusou um azul claro tb...

 

epa agora como é que isto pode ser? eu lavei bem com agua corrente o copo e a seringa.

para despistar contaminação da seringa e do copo, usei outro copo, desta vez não foi preciso seringa, e novamente a garrafa e novamente um azul, equivamente na escala do teste a 0,75 mg/l...

 

epa se isto dos testes é assim, então o que é que eu, usando este teste, estou a testar na aqua do aquario se isto acusa tudo?

Editado por Luis Batista

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens a certeza que a tua solução de nitrato não está contaminada?

Ou os pós que compraste são puros e não vêem contaminados?

 

Isto é valido também para o teu colega.

Editado por RicSilva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens a certeza que a tua solução de nitrato não está contaminada?

Ou os pós que compraste são puros e não vêem contaminados?

 

Isto é valido também para o teu colega

 

a de nitratos era a do meu colega. minha era a de magnesio.

a dele ele diz que não, que apenas meteu as 50g de kci.

a minha era de micros, ja gasta faz meses, e tenho a usado sempre para o magnesio...

 

é que todas as soluções que testamos, acusaram fosfatos, umas mais outras menos azul...

os pós foram comprados tambem a um patrocinador aqui do forum...

não entendo.

ou o teste é 1 valente mer#%da ou não sei

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Queria dizer nitrato de potássio, ou seja, perceber o que tinha levado a testar isso. Agora já sabemos.

 

Ou houve contaminação ou não percebo..

 

Tb seria interessante testares com outros testes não? Assim descartarias ser da marca.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Queria dizer nitrato de potássio, ou seja, perceber o que tinha levado a testar isso. Agora já sabemos.

 

Ou houve contaminação ou não percebo..

 

Tb seria interessante testares com outros testes não? Assim descartarias ser da marca.

 

pois contaminação só se fôr dos pós em si porque usei diferentes copos...

 

terá algo a ver com ter testado as soluçoes diretas da garrafas? ou seja, como está mais concentrado, atrofia o teste?

 

vou ver se consigo testar com outra marca mas não gasto mais 1 tostão em testes destes manhosos.

distingo bem 1 verde de 1 amarelo mas agora 5 ou 5 tons de azul, muito diferentes no papel mas na pratica é quase tudo igual :)

 

mais vale investir nuns Hanna e pronto :)

Editado por Luis Batista

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho de testar com outra marca.

o magnesio é de outra proveniencia que o kno3, o kh2po4 e o kci.

virá tudo contaminado?...

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A não ser que venha selado e de uma fonte fidedigna não podes saber se estão contaminados ou não. Não sabes como foram manipulados antes de terem chegado a ti.

Mas testa com outra marca. Esta parece-me ser a melhor maneira de saber. Ou então arranjas uma solução aferida de nitratos (mais difícil)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O ultimo post já tem uns dias, mas ainda assim deixo uma dica.

 

Se quiseres tirar as teimas, pode comprar KCL na farmácia, cerca de 100g custou 8 euros... Tem pureza elevada pois é para usar em preparado de medicamento para uso humano e ai não corres o risco de "misturas" como é o extremo exemplo dos fertilizantes agrícolas...

 

Mas também pode estar a ocorrer algum fenómeno químico, por se tratar de soluções muito concentradas as que estão a usar, o reagente do teste pode não funcionar como devia... e nas concertações da agua do aquário já dar resultados reais...

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O ultimo post já tem uns dias, mas ainda assim deixo uma dica.

 

Se quiseres tirar as teimas, pode comprar KCL na farmácia, cerca de 100g custou 8 euros... Tem pureza elevada pois é para usar em preparado de medicamento para uso humano e ai não corres o risco de "misturas" como é o extremo exemplo dos fertilizantes agrícolas...

 

Mas também pode estar a ocorrer algum fenómeno químico, por se tratar de soluções muito concentradas as que estão a usar, o reagente do teste pode não funcionar como devia... e nas concertações da agua do aquário já dar resultados reais...

Boas Pedro

 

Parece me pouco provvel que todos os pós estejam contaminados, sendo eles de 2 fornecedores diferentes...

Vou mais pela ideia de que como testei directo das garrafas, com as concentrações logicamente mais elevadas do que depois dentro do aqua, que seja esse concentração elevada do quimico que cause as falsas leituras...

 

1 abraço

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais