TPA - Temperatura da agua


Recommended Posts

Boas,

 

Já li aqui no forum alguns tópicos sobre TPA e a diferença de temperatura das aguas.

 

Eu vivo num apartamento e não tenho forma de armazenar 40 ou 50 L para conseguir aquecer a água para a temperatura do aquário. Vi alguma sugestões como as de utilizar a agua quente do esquentador, mas como foi dito irá aumentar a quantidade de cobre na agua.

 

Pergunto e aquece-la no fogão juntar a restante agua e fazer a TPA, será uma solução?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Mas estamos a falar de que diferenças de temperaturas? qual é a que queres e qual a que sai da torneira?

 

Que quantidade de água na TPA, bem como a percentagem?

 

Utilizei durante anos o método do esquentador e sem problema algum, 40litros de reposição para um aqua de 200l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os valores que tenho são esses também por volta dos 40L para um aquário de 200L

A agua da torneira sai por volta dos 18º, o aquário está nos 25º.

 

Apenas pensei na solução de aquecer no fogão por ter visto comentários que com o esquentador o nível de cobre aumenta, também não sei se será completamente verdade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

o que eu costumo de fazer é o seguinte, pego na agua repousada em cerca de 2 ou 3 dias, coloco numa panela que nunca foi usada, aqueço até a temperatura que está no aqua ronda os 27º e com 1 termómetro vou controlando :P e depois e só ir colocando no aqua muito devagarinho e ta feito :P

 

cmps

Editado por Gonçalo Melo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Eu nas minhas tpas em aquários de 700 litros tb não tinha onde guardar tanta água, e se no verão não me preocupava assim muito no inverno a coisa já se poderia tornar mais complicada.

 

Solução?

 

TPA com água diretamente da torneira para o aquário, sem ligar esquentador (eliminar possíveis contaminações de canos etc etc) como fiz? simples, mangueira ligada a uma torneira e na outra ponta um dispersor de jardim (torneira ou como raio aquilo se chama) controlando o fluxo. Assim as TPAS eram demoradas mas não havia oscilação de temperaturas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim sendo, vamos fazer umas contas de "merceeiro" para uma solução de colocares a água diretamente da torneira

 

Queremos um total 200L a 25º

160L são 4/5 da água

40L são 1/5 da água

 

Contas:

((25ºx4)+(18ºx1))/5=

((100º)+(18º))/5=

118/5=

23.6º

 

 

Como verificamos, vais ficar com a água a 23.6º o que para os peixes até é ótimo, gostam de umas pequenas diferenças de temperatura de vez em quando.

 

Como disse em cima, isto são contas de merceeiro, para ser ciêntifico tínhamos de considerar outras variantes como a temperatura do ambiente onde está inserido o aquário,....

 

Tudo menos aquecer água em panelas, que trabalheira...

Editado por Miguel Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais