"Mae" de primeira viagem.


Lekapt

Recommended Posts

s681me.jpg

 

Boa tarde,

 

Desde que nasci sempre fui apaixonada pela vida marinha e agora decidi ter uma aquario e começar essa novo hobby.

Por outro lado estou um tanto quanto desesperada, tenho centenas de duvidas e nas lojas em que estive o pessoal nao tem muito interesse em ensinar apenas querem vender.

 

Vou bombardear o tópico com todas as perguntas que me lembrar de momento e quem puder me ajudar eu ficaria muito grata.

 

A umas 3 semanas fui a uma loja e sem entender nada comprei um globo de 10 litros com 3 goldfish? (nao sei o nome dos peixes, tem a calda em borboleta) e um betta, a senhora da loja disse me que os peixes só precisam de 1 colher de chá de comida por dia e condicionador de agua... Assim o fiz, no dia seguinte já lá tinha 1 peixe morto que nadava de barriga para cima o tempo inteiro, fiquei muito triste e mudei a agua com medo dele ter tido alguma doença e infectar aos outros. Alimentava e momentos depois a agua estava branca, passou 1 dia morreu outro... Fiz todo o processo novamente e os 2 que sobraram me pareceram bem, foi ai que descobri que eu estava os matando com tanta comida! Diminui a alimentaçao para 3 flocos por peixe e comprei mais 2 goldfish, no mesmo dia percebi que o betta estava a maltrata-los, fiquei brava com ele e o devolvi para loja. A partir de entao nada mais aconteceu os peixes estavam a "sobreviver" naquele globo minusculo e ao inves de me sentir feliz eu ficava triste ao olha-los naquele minusculo globo foi entao que decidi comprar um aquario maior.

Comprei um Ciano de 85 litros completo, com filtro, bomba, aquecedor (nao uso), já ca tinha uma bombinha de ar que usava no globo de 10 litros icon_

 

Comprei o aquario a 4 dias ja coloquei bacterias 2x mas como toda mulher ansiosa já la meti 7 peixes! :( É muito mal ter feito isso? os peixes parecem super felizes apenas os 2 pretos que tem olhos enormes que nao se movimentam muito mas quando os comprei ja estavam todos assim, imaginei que pode ser um peixe de abito noturno!

 

Limpei todo aquario, pedras com agua corrente, adicionei pedras e decoracao depois agua, condicionador e bacterias por 24 horas, apos as 24 eu nao aguentei mais ver meus peixes naquele globo e decidi coloca-los no aquario, passei horas e horas a olha-los e eles me pareceram extremamente felizes. Após 24 horas adicionei mais 4 peixes.

 

1- Devo adicionar algo mais? Vitaminas ou qualquer outra coisa?

 

2- o PH está 8,2 mas disseram que para alem desses peixes terem que viver em ph alto agora com o ciclo de bacteria é dificil saber o ph exato. Ontem fiz testes de PH, KH, NO2, NO3, NH3 + NH4, deram todos os resultados ok.

 

3- Fiz 2 ciclos de 6 tampas de bacteria, quantos mais devo fazer?

 

4- A atitude do "peixe preto olhudo" é normal? sempre parado e quieto ou sera pelo stress porque os coloquei ontem no aquario?

 

5- Os peixinhos que tinha no globo 3 douradinhos vivem indo a superficie respirar, nao entendo porque pois os testes deram tudo ok e os peixes novos nao sobem para respirar.

 

6- Eu os alimento com raçao em flocos da Tetra "Goldfish"

 

7- Tenho umas conchas e pedras que peguei na praia a alguns anos, eu usava no globo. Posso coloca-las nesse aquario?

 

8- Eles comem plantas vivas? Tentei comprar e o vendedor disse me que peixes de agua fria comem todas as plantas.

 

9- Eles gostam de muita ou pouca decoraçao?

 

10- Os dourados mais antigos tem umas manchas escuras nos olhos, isso é normal?

 

Acho que para já chega senao expulsam me do forum! lol

 

Qualquer informaçao adicional que eu possa adotar alem das que perguntei será extremamente bem vindas pois quero muito que meus peixes vivam muito felizes e nao apenas sobrevivam a vida que eu os proporciono..

 

Desde já agradeço a atençao de todos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola eu tb tenho um aquario desses.

Em relação ao meu posso dizer-te que tenho plantas no meu e eles mordiscam mas não devoram.

Podes colocar se comerem pões mais verifica na minha apresentação as plantas tenho la fotos.

Em relação às cores eles não gostam de cores vivas evita.essas.

 

Nas outras questões alguém te ajudará.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1- Devo adicionar algo mais? Vitaminas ou qualquer outra coisa? Deves fazer TPAS frequentes.

 

2- o PH está 8,2 mas disseram que para alem desses peixes terem que viver em ph alto agora com o ciclo de bacteria é dificil saber o ph exato. Ontem fiz testes de PH, KH, NO2, NO3, NH3 + NH4, deram todos os resultados ok.

 

3- Fiz 2 ciclos de 6 tampas de bacteria, quantos mais devo fazer? Dispensável

 

4- A atitude do "peixe preto olhudo" é normal? sempre parado e quieto ou sera pelo stress porque os coloquei ontem no aquario? Pq colocaste muitos peixes de uma só vez.

 

5- Os peixinhos que tinha no globo 3 douradinhos vivem indo a superficie respirar, nao entendo porque pois os testes deram tudo ok e os peixes novos nao sobem para respirar. O que dizes por OK? Valores? Aumenta o movimento de água à superfície.

 

6- Eu os alimento com raçao em flocos da Tetra "Goldfish"

 

7- Tenho umas conchas e pedras que peguei na praia a alguns anos, eu usava no globo. Posso coloca-las nesse aquario? Aumentam o pH.

 

8- Eles comem plantas vivas? Tentei comprar e o vendedor disse me que peixes de agua fria comem todas as plantas. Testa com plantas de folhas mais duras, Anúbias, Valisnérias.

 

9- Eles gostam de muita ou pouca decoraçao? Se não precisam de esconderijos quem irá gostar da decoração és tu ;)

 

10- Os dourados mais antigos tem umas manchas escuras nos olhos, isso é normal?

 

Acho que para já chega senao expulsam me do forum! lol Quase, quase ;)

 

Qualquer informaçao adicional que eu possa adotar alem das que perguntei será extremamente bem vindas pois quero muito que meus peixes vivam muito felizes e nao apenas sobrevivam a vida que eu os proporciono..

 

Desde já agradeço a atençao de todos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

1- Devo adicionar algo mais? Vitaminas ou qualquer outra coisa? Deves fazer TPAS frequentes. - Mesmo com aquario novo? Frequente dizes semanalmente?

 

5- Os peixinhos que tinha no globo 3 douradinhos vivem indo a superficie respirar, nao entendo porque pois os testes deram tudo ok e os peixes novos nao sobem para respirar. O que dizes por OK? Valores? Aumenta o movimento de água à superfície. - No Set de testes que comprei tem o "Colour Chart" em todos testes que fiz a cor equivalente dizia OK como exemplo desta foto http://www.plantedtank.net/forums/picture.php?albumid=9428&pictureid=11800

 

6- Eu os alimento com raçao em flocos da Tetra "Goldfish"

 

7- Tenho umas conchas e pedras que peguei na praia a alguns anos, eu usava no globo. Posso coloca-las nesse aquario? Aumentam o pH. - E isso é bom para meus peixes? Desde que o senhor da loja disse que essa especie gosta de ph altos!

 

8- Eles comem plantas vivas? Tentei comprar e o vendedor disse me que peixes de agua fria comem todas as plantas. Testa com plantas de folhas mais duras, Anúbias, Valisnérias.

 

9- Eles gostam de muita ou pouca decoraçao? Se não precisam de esconderijos quem irá gostar da decoração és tu ;) - LOL ya mais ou menos isso

 

 

Ola eu tb tenho um aquario desses.

Em relação ao meu posso dizer-te que tenho plantas no meu e eles mordiscam mas não devoram.

Podes colocar se comerem pões mais verifica na minha apresentação as plantas tenho la fotos.

Em relação às cores eles não gostam de cores vivas evita.essas.

 

Nas outras questões alguém te ajudará.

 

Obrigado pela dica Pitchu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1- Pelo que percebi tens o aquário montado há pouco tempo e colocaste muitos peixes.

 

Se isto é como pensei, então não fizeste ciclo e não terás colónia de bactérias suficientes para a carga orgânica que acabaste de colocar no aquário.

 

Nestes casos devemos proceder à tpas diárias de cerca 10 a 15% para evitar picos tóxicos.

 

5- testes de ok? Não tem escala numérica? Mesmo com escala numérica é sempre complicado perceber os intervalos, nitritos e/amónia podem não estar bons.

Andarem a respirar à superfície indica que algo não está bem.

O pH onde estavam era igual a onde estão agora?

 

6- penso que preferem pH mais baixo, toleram amplitudes grandes mas preferirem duvido. Eu apontaria para 6.8 /7.0

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1- Pelo que percebi tens o aquário montado há pouco tempo e colocaste muitos peixes.

 

Se isto é como pensei, então não fizeste ciclo e não terás colónia de bactérias suficientes para a carga orgânica que acabaste de colocar no aquário. O aquario foi montado no sabado, fiz um ciclo de bacterias e no domingo a noite coloquei 3 peixes, na segunda feira coloquei mais 4 peixes e mais 1 ciclo de bacterias.

 

Nestes casos devemos proceder à tpas diárias de cerca 10 a 15% para evitar picos tóxicos. Existe alguma forma de remediar meu erro de nao ter feito o tal ciclo azoto? Por quanto tempo tenho que fazer TPA diaria?

 

5- testes de ok? Não tem escala numérica? Mesmo com escala numérica é sempre complicado perceber os intervalos, nitritos e/amónia podem não estar bons. Os testes tem escalas numericas mas nao anotei :(

Andarem a respirar à superfície indica que algo não está bem.

O pH onde estavam era igual a onde estão agora? Nao faço ideia no globo eu nao fiz nenhum teste.

 

6- penso que preferem pH mais baixo, toleram amplitudes grandes mas preferirem duvido. Eu apontaria para 6.8 /7.0

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando poderes faz os testes e aponta os valores e escreve aqui.

 

As tpas vão depender desses valores, se os peixes continuam à superfície vai fazendo tpas diárias, mal não lhes faz.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acabei de fazer teste PH 8 - Kh 3 - CO2 2. Acho que são péssimos números certo?

 

Tomei uma decisão drástica e gostaria de saber se é uma boa ideia.

 

Retirar todos os peixes do aquário, comprar um novo filtro, retirar tudo lavar e deixar o aquário como novo. Remontar aplicar o condicionador e bactérias e esperar 1 semana para adicionar os peixes novamente. O que acham?

 

A única coisa que me preocupa mais é que os peixes vai ficar 7 dias mal acondicionados no globo :-/ será que morrem de desgosto? :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acabei de fazer teste PH 8 - Kh 3 - CO2 2. Acho que são péssimos números certo?

 

Tomei uma decisão drástica e gostaria de saber se é uma boa ideia.

 

Retirar todos os peixes do aquário, comprar um novo filtro, retirar tudo lavar e deixar o aquário como novo. Remontar aplicar o condicionador e bactérias e esperar 1 semana para adicionar os peixes novamente. O que acham?

 

A única coisa que me preocupa mais é que os peixes vai ficar 7 dias mal acondicionados no globo :-/ será que morrem de desgosto? :(

 

 

Se ainda nao fizeste. Deixa os estar onde estão!

 

Faz trocas de agua dia sim dia sim de 10% que eles aguentam-se. O que estas a pensar fazer é o pior que podes fazer.

NUNCA deves mudar a agua toda do aquário "com peixes" lá dentro.

 

--

Fica um "filme" para fazeres uma analogia.

 

Pensa assim estás em casa e nesta habita 1 pessoa, mas existem 3 quartos. Decides então meter lá mais 4 pessoas de uma vez, ficam "bem" mas as coisas ficam mais complicadas que antes, pois há mais confusão muito mais lixo, menos espaço, etc.

A tua ideia neste momento é dizeres assim: "bom malta vamos todos a sair daqui e vamos para o meu T1 antigo, somos 4 mas com jeitinho cabemos lá todos mas depois de limpar isto voltamos". Achas que vão ficar melhor ou pior? Vais resolver o problema quando voltarem? Não.

 

Resumindo: o segredo era teres introduzido um a um, e teres feito o ciclo de azoto ("esperado" 1 mês, com apenas 1 peixe).

Como nao o fizeste, o que deves agora fazer é a troca de agua (TPA) religiosa de 10% todos os dias, durante as próximas semanas.

 

Quando nos teus testes de água tiveres algo assim:

 

NH4/NH3 = 0

NO2 = 0

NO3 = >25 (não sei o valor exato terá de ser um pico)

 

Fica concluido o ciclo de azoto.

 

Fica ainda um foto exemplificativa do ciclo de azoto:

cicloA.jpg

 

Atenção, reforço que o ciclo só esta concluído no dia em que houver um pico de NO3.

Convém também teres presente o grau de toxicidade do que esta a ser produzido pelos peixes e bactérias (benéficas), esta por ordem descrescente de toxicidade:

 

  • NH4/NH3 (amônia) - "perigoso"
  • NO2 - "perigoso"
  • NO3 - tolerável

Neste momento os teus peixes produzem a amônia mas nada a "consome" pois estao ainda a desenvolver-se as bactérias para processar a amônia para NO2. Depois vão surgir bactérias para processar o NO2 em NO3.

 

 

Espero ter ajudado.

 

Cumps.

André

 

PS: olhando para a figura o que estás a fazer com as trocas de agua é tentar manter o equilíbrio do sistema, sem matar os peixes. No dia que o ciclo de azoto seja "auto-suficiente" e consiga processar a amônia até NO3 podes só fazer TPAS de 10% por semana.

Editado por andre1991
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pela dica André! Vou segui-las é pra semana digo como está isso!

Em relação aos peixes eles estão otimos, felizes, nadando bastante e brincando um com os outros. Apenas os 2 telescópios que não são de muito movimento, ficam no canto quietos e quando vos apetece mexem um bocado o rabo!

O que me assustou que agora fui alimentá-los e água está com um cheiro pouco desagradável! Cheira a peixe e pelo que li isso não é nada bom correto?

Estraguei tudo e agora estou aqui arrancando os cabelos de preocupação que eles morram! Se arrependimento matasse eu já cá não estaria hehehe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Tem mau cheiro, muda 15% da água.... são peixes que comem bem e sujam ainda mais...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Tarde, hoje pela manha após notas o mal cheiro apliquei CrystalWater da Tetra e passadas 2 horas fiz os testes todos. Até entao desde o dia que montei o aquario nao realizei nenhuma TPA, pretendo começa-las hoje, nao o fiz ainda porque já estou sem bacterias para colocar nas TPA´s tenho que as comprar, tenho apenas o condicionador.

 

KH = 4

PH = 7

CO2 = 16

NO2 = 0,2

NO3 = 1 - 5 (Nao tive um resultado exato a cor do teste ficou entre o 1 e o 5)

NH4 = < 0,5 (Tambem nao tive um resultado exato o menor no meu colour chart é verde claro e a agua estava um bocado amarelada)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Tarde, hoje pela manha após notas o mal cheiro apliquei CrystalWater da Tetra e passadas 2 horas fiz os testes todos. Até entao desde o dia que montei o aquario nao realizei nenhuma TPA, pretendo começa-las hoje, nao o fiz ainda porque já estou sem bacterias para colocar nas TPA´s tenho que as comprar, tenho apenas o condicionador.

 

KH = 4

PH = 7

CO2 = 16

NO2 = 0,2

NO3 = 1 - 5 (Nao tive um resultado exato a cor do teste ficou entre o 1 e o 5)

NH4 = < 0,5 (Tambem nao tive um resultado exato o menor no meu colour chart é verde claro e a agua estava um bocado amarelada)

 

 

Desde que se vá trocando a agua diariamente e eles comam minimamente não te preocupes. Pois esta a fazer, teoricamente, o melhor dada a situação.

 

Não era má ideia colocar umas plantas flutuantes para sugarem esses nutrientes também.

Editado por andre1991
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acabei de fazer teste PH 8 - Kh 3 - CO2 2. Acho que são péssimos números certo?

 

Tomei uma decisão drástica e gostaria de saber se é uma boa ideia.

 

Retirar todos os peixes do aquário, comprar um novo filtro, retirar tudo lavar e deixar o aquário como novo. Remontar aplicar o condicionador e bactérias e esperar 1 semana para adicionar os peixes novamente. O que acham?

 

A única coisa que me preocupa mais é que os peixes vai ficar 7 dias mal acondicionados no globo :-/ será que morrem de desgosto? :(

 

Boa tarde Leka,

Desculpa a sinceridade mas é melhor para ti e ainda nos vais agradecer.. A primeira coisa que te vou aconselhar é que antes de fazer... pergunta!

Estás numa sucessão de erros consecutivos porque estás a tomar decisões sem conhecimento de causa..primeiro fazes e depois vens questionar se fizeste bem? Acho que primeiro devias perguntar e só depois fazer. Se não nunca mais encontras o caminho correcto e vais desesperar.

 

Regra numero 1 deste hobby: Calma, muita calma e perseverança porque os resultados não se verificam no dia seguinte. ;)

 

Lê com atenção alguns dos conselhos que já aqui te deram.

 

Da minha parte o que te posso dizer é isto e do que retive da leitura.

 

Primeiro é preciso saber mais dados:

 

1º dados do aquário (medidas). Só os 85 litros como referência não chega.

 

2º Que Filtro? Marca e referência para se perceber a litragem / hora

 

3º Que luz?

 

4º Que marca de testes estás a usar?

 

5º Que substrato é esse que o aquário tem?

 

Agora a minha franca opinião não querendo de modo algum contrariar os colegas mas sim complementar o que já foi dito:

 

Ciclo de TPA

 

1º Semana – 50 % todos os dias.

2º Semana – 50 % dia sim dia não

3º Semana - 50% duas vezes.

4º Semana (fim de ciclo) TPA semana de 50%

 

 

Pedras e conchas etc do mar.. tudo para fora do aquario! Salinidade em agua doce.

Tudo o que está aí dentro que seja artificial.. por mim tirava fora.. os peixes agradecem J Na natureza não encontras disso pois não? Eles apreciam mais as plantas e um tronco e descansa que só as comem se elas estiverem a fazer melt.. se forem saudáveis não vão lá ratar nada.

 

Falas aí em bacterias? Que é que estás a meter no aquário? A maior parte de bacterias boas é para serem colocadas debaixo do substrato e não na coluna de agua.

 

Arranja um pequeno diário para anotares a vida do teu aqua J

 

Estás a tempo de rectificar tudo o que os colegas sugeriram e até me atrevo a dizer recomeçar mas no caminho certo.

 

Bem haja e força nisso mas cuidado com as decisões sem certezas.

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo,

 

Desde já agradeço muito por todas as dicas, esteja a vontade para dizeres o que pensa por vezes apenas entendemos as coisas com palavras mais duras :)

 

1º dados do aquário (medidas). Só os 85 litros como referência não chega. - O Comprimento é 80cm, Largura 30cm e Altura 48cm espessura do vidro 6mm

 

2º Que Filtro? Marca e referência para se perceber a litragem / hora - O filtro é biologico veio incluido no aquario da marca Ciano, com esponja de filtraçao mecanica 30 PPI, a bomba de agua é 260l/h

 

3º Que luz? - Sistema de iluminaçao 18W com balastro eletronico

 

4º Que marca de testes estás a usar? - JLB Combiset Test Plus

 

5º Que substrato é esse que o aquário tem? - Nao faço ideia do que estas a falar :(

 

Ciclo de TPA

 

1º Semana – 50 % todos os dias.

2º Semana – 50 % dia sim dia não

3º Semana - 50% duas vezes.

4º Semana (fim de ciclo) TPA semana de 50%

 

Hoje fiz o meu primeiro TPA de 15% com condicionador apenas.

 

 

Pedras e conchas etc do mar.. tudo para fora do aquario! Salinidade em agua doce.

Tudo o que está aí dentro que seja artificial.. por mim tirava fora.. os peixes agradecem J Na natureza não encontras disso pois não? Eles apreciam mais as plantas e um tronco e descansa que só as comem se elas estiverem a fazer melt.. se forem saudáveis não vão lá ratar nada. - Esse é um grande dilema que tenho gostaria muito de remodelar o aquario com decoraçao natural. Mas o que faço com os peixes sendo que teria que deixar no minimo 2 semanas para as plantas fazerem o ciclo delas?

 

Falas aí em bacterias? Que é que estás a meter no aquário? A maior parte de bacterias boas é para serem colocadas debaixo do substrato e não na coluna de agua. As bacterias eu já lá joguei 100ml acabou me o recipiente, deitei fora mas eram bacterias para aquarios novos e para ser feito o tal ciclo azoto que nao respeitei :(

 

 

Estás a tempo de rectificar tudo o que os colegas sugeriram e até me atrevo a dizer recomeçar mas no caminho certo. - Recomeçar? Retirar tudo e fazer ciclo azoto e afins? ai me vem a mesma pergunta o que faço com os peixes?

Editado por Lekapt
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lekapt estamos sempre a tempo de recomeçar, como tens peixes tens que ter é outros cuidados.

 

Se desejas alterar o hardscape (materiais dentro da água) tens que arranjar um recipiente que caibam os peixes, filtro por poucas horas. Colocas lá vazas o aquário, retiras o que queres e colocas o que desejas, voltas a encher, colocas os peixes e o resto da água.

 

Este processo conta como uma grande tpa.

Depois fazes tpas todos os dias para retirares os elementos tóxicos que se criam durante o ciclo.

 

Não sei onde foste buscar que as plantas precisam de 2 semanas para fazerem o ciclo delas, nem sei o que é isso, claro que elas têm um período de habituação mas isso decorre normalmente com peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lekapt estamos sempre a tempo de recomeçar, como tens peixes tens que ter é outros cuidados.

 

Se desejas alterar o hardscape (materiais dentro da água) tens que arranjar um recipiente que caibam os peixes, filtro por poucas horas. Colocas lá vazas o aquário, retiras o que queres e colocas o que desejas, voltas a encher, colocas os peixes e o resto da água.

 

Este processo conta como uma grande tpa.

Depois fazes tpas todos os dias para retirares os elementos tóxicos que se criam durante o ciclo.

 

Não sei onde foste buscar que as plantas precisam de 2 semanas para fazerem o ciclo delas, nem sei o que é isso, claro que elas têm um período de habituação mas isso decorre normalmente com peixes.

 

Interessante, após a remodelaçao do aquario é necessario jogar bacterias novamente?

 

Eu tmbém nao sei de onde fui buscar que sao necessarios 2 semanas de ciclo para plantas imaginei que fosse como um ciclo azoto! lol

Aqui vai uma foto acabada de retirar, com a agua mais cristalinas e os peixinhos estao aparentemente mais felizes apesar dos maus niveis da agua!

 

e0kiz8.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes colocar as bactérias ou não, se colocares mal não faz, mas tb não é nada que não resolvas se não colocares.

 

Tens peixes logo terás que te dedicar às tpas diárias. Isso é que tem que ser sagrado. É a saúde dos teus peixes que está em jogo.

 

Ah o recipiente que falei pode ser caixa de plástico, seja ele qual for não pode é ter sido utilizado com detergentes e afins.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os 2 dourados que tenho estao a ficar a maior parte do tempo na superficie respirando a dias, sendo que os outros ficam todos em baixo e nunca sobem.

Será que estao doentes? Esses sao os 2 que viviam no globo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu os coloquei na agua com um copinho de plastico, pois vieram do meu outro aquario e nao os quis colocar em sacos que tenho em casa, deixei os 15 min no copo boiando no aquario e depois coloquei 3x um bocado de agua do proprio aquario, após isso os peguei com a mao (lavada sem produtos) e coloquei no aquario.

 

Hoje fiz a segunda TPA 15% e o segundo teste

 

Temperatura - 18º

 

KH - 4

 

PH - 8

 

CO2 - 2

 

NH4 - < 0,5

 

NO2 - < 0,1

 

NO3 - 1

 

 

Eles comem normalmente, apenas o telescopio acho que deve estar a morrer de fome porque ela nao sobe a superficie para comer e todos acabam com a comida toda na superficie. No final eles acabam por comer poucas migalhas que desce ao fundo.

 

Os 2 dourados continuam como loucos a superficie respirando sendo os outros normalmente pelo aquario sem subir.

 

A agua tem bastante movimento, eu deixei o nivel da agua abaixo da bomba e fica uma bela "cascata" (o barulho as vezes cansa) movimentando e agua e adionalmente a bomba de ar que quando as bolinhas chegam a superficie causa algum movimento. Nao vejo qual a razao para eles ficarem a superficie respirando, tudo parece estar normal :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A razão pode ser o Nh4,

 

Vai fazendo tpas até ficar a zero.

 

A saída da água do filtro para criar movimento à superfície não precisa estar acima do nível da água, basta colocares ligeiramente abaixo, não incomoda o barulho e resulta na mesma.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.