Sem filtro! Até quando aguentará o aquário?


Recommended Posts

Olá a todos,

 

O filtro do meu aquário avariou. É uma avaria, penso eu, eléctrica. Até quando aguentarão os meus peixes todos sem renovação de oxigénio? São muitos guppys bebés no aquário e só na segunda, na melhor das hipóteses, poderei comprar um (escrevo isto no sábado à noite, mas estive fora e suponho que me tenha avariado durante o dia).

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema é a falta de movimento de água, não tens bomba de ar? Sempre criava movimento. Colocas as matérias filtrantes do filtro dentro do aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Afinal tinha ali uma bomba de ar de uma daquelas fontes ornamentais. Retirei os tubinhos, do filtro do aquário, que reenviam a água filtrada e instalei essa peça na bomba. Assim não me manda um jato forte, mas divide-a em vários jatinhos mais fracos. Espero que dê para aguentar até segunda. Além disso não vou dar comida aos peixes até segunda (hoje, sábado, já dei), para que eles possam aguentar melhor sem poluentes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, já tenho filtro novo. Este já não tem apenas esponja como o outro, filtra mais elementos. Acho que a avaria do outro foi um mal que veio por bem eheh, e os peixes estão bem, aguentaram-se. A bomba que usei como emergência oxigenava bem (acho eu). Obrigado pela ajuda ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Bom dia.

 

Tenho o mesmo problema que aqui foi reportado. Hoje, o filtro deixou de funcionar devido a problema de mau contacto na tomada que fez diversas interrupções na alimentação electrica.

 

Já tinha dado comer aos peixes e só posso comprar o filtro logo à noite (se, ao voltar a casa e tentar de novo, este não recuperar). Foi poucos minutos antes de sair para o trabalho e não podia fazer mais nada - resolvi o problema de mau contacto e deixei o filtro desligado na esperança de que ele retome o funcionamento logo ao fim do dia.

 

Quanto tempo, um aquário pode estar sem filtro?

 

Costumo fazer TPA semanalmente (por acaso, hoje, é dia de fazer outra) e as diversas leituras da condição da água estão aceitáveis para uma semana sem TPA.

 

ps: Procurei no Forum se havia tópico para o meu problema e como encontrei, usei-o em vez de criar novo tópico. Espero que esteja bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

Bom dia.

 

Tenho o mesmo problema que aqui foi reportado. Hoje, o filtro deixou de funcionar devido a problema de mau contacto na tomada que fez diversas interrupções na alimentação electrica.

 

Já tinha dado comer aos peixes e só posso comprar o filtro logo à noite (se, ao voltar a casa e tentar de novo, este não recuperar). Foi poucos minutos antes de sair para o trabalho e não podia fazer mais nada - resolvi o problema de mau contacto e deixei o filtro desligado na esperança de que ele retome o funcionamento logo ao fim do dia.

 

Quanto tempo, um aquário pode estar sem filtro?

 

Costumo fazer TPA semanalmente (por acaso, hoje, é dia de fazer outra) e as diversas leituras da condição da água estão aceitáveis para uma semana sem TPA.

 

ps: Procurei no Forum se havia tópico para o meu problema e como encontrei, usei-o em vez de criar novo tópico. Espero que esteja bem.

 

Boas,

 

Só posso falar por experiência própria.

Nunca tive problema similar, mas já me aconteceu esquecer de ligar o filtro após ter alimentado os meninos.

Nunca me morreu nenhum peixe por esse motivo.

O mais importante é saberes quanto tempo ficaram sem filtro a funcionar. Ora cá vai a informação:

 

Aqua de 300L, densamente plantado com injeção de CO2, ficou seguramente uma noite inteira sem filtragem (das 23 às 8:30, reparei antes de sair de casa para ir trabalhar).

 

Aqua de 90L, plantado mas pouco, ficou cerca de dia e meio sem filtragem. No entanto, é importante referir que este estava montado à mais de ano e meio.

 

Espero ter ajudado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado.

 

O segundo caso é mais parecido com o meu (Aqua 65L, moderadamente plantado e em funcionamento regular - pós ciclo - há 2 meses).

 

Então dá para aguentar até logo à noite (sem ser necessário ir a casa, à hora de almoço) e, se o filtro actual não ressuscitar, vou comprar um novo ainda hoje.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ressuscitou! O filtro, depois de uma limpeza profunda, incluindo a saída de água do motor, levou umas pancadas contra o lavatório e ...começou a funcionar. :)

 

TPA feita, filtro recuperado e todos os equipamentos agora ligados a uma ups que desloquei para poder servir também o aquário (além da smartTV e do sistema hi-fi).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais