Sal de cozinha para tratamento do Ictio


Recommended Posts

Oi pessoal :)

 

Li um artigo numa das revistas nacionais de Aquariofilia em que aconselha-va para o tratamento do Ictio 1 colher de sal usado na cozinha para cada 20L de água e elevar a temperatura para 30º.

 

Ok, devia ter primeiro postado aqui mas ás vezes o desespero :oops: é maior e lá fui intervir para poder salvar os meus lindos Discos, mas em vez das necessárias 22,5 colheres apenas coloquei e bastante receoso 10 colheres.

 

:? Digam de sua justiça e com conhecimento o que acham???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

bem com os discus para mim basta elevar a temp. para 32 e eles acabam por se curar por eles proprios...nunca fiz menhum tratamento de ictio aos meus discus e ele sempre se curaram bem...suponho que ate lhes faça bem pois ganham resistencias.

 

mas se de qualquer das formas queres medicar acho que o sal e uma ma opçao pois para alem de rebentar com o filtro biologico(ja me aconteceu) provoca um choque osmotico dos coitados dos peixes...o que n falta ai sao medecamentos para ictio que estao estudados e n provocam choques osmoticos mem rebentam o filtro biologico...sao e uma soluçao mais cara..

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também já utilizei sal de cozinha para tratar ictio!

Não é tão eficaz como o azul de metileno, mas resultou !

Não tive problemas com o filtro biológico com o "five par one"

 

rebentar com o filtro biologico(ja me aconteceu)

 

Mas podes ir sempre monitorizando, a saude do teu filtro biológico através

dos nitritos se eles (os nitritos) começarem a subir é porque as bactérias nitrificantes estão a ir a vida!

 

Se só tens discus no aqua podes subir a temp. até aos 32 ºC, acredita que ajuda!

 

Boa Sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já fiz tratamentos com muito sal e nunca tive problemas com o filtro...nem vejo razão para isso acontecer.

A mesma lógica serve para aquários de água salobra, penso eu.

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião basta elevar a temperatura. Acima dos 30 os parasitas não se conseguem reproduzir. Alem do mais eles libertam-se mais cedo dos peixes. O problema podem ser as plantas e outros peixes. Com o aumento de temperatura o oxigénio na água baixa significativamente. Certifica-te que tens agitação na superfície...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

bem ja bacterias que so se dao em meio salgado ou salobro e outras que so se dao em meio nao salgado...por isso ate faz sentido que mate o filtro biologico...se mata ou nao agora avaliando os vossos depoimentos ja n sei no meu caso depois da aplicaçao de sal o nitritos subiram e como n fiz nenhum tratamento antes suponho ter sido do sal..

 

ja usei medicamentos para ictio a base de azul de metileno e todos eles dizer ser completamente inoculos para o filtro e de facto eram, pois n registei nenhuma subida de nitritos, e tb as plantas n se recentiram..

 

volto a dizer, a simples subida de temp e o melhor tratamento, se o caso for ja avansado entao para mim a melhor soluçao sao os tao comuns medicamentos contra o ictio que n fazem mal nenhum ao filtro e que n provocam choques osmoticos aos peixes...estes peixe foram feitos para viverem em agua doce e nao em agua salobra, e por muito pouco sal vamos sempre provocar choques osmoticos.

 

agora a escolha e do fregues :shock:

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais