PH da água


Recommended Posts

Olá a todos, sou novo neste fórum e também o sou no mundo da aquariofilia de peixes tropicais. É o seguinte, montei um aquário de 54 litros recentemente, e tudo parece estar bem, no entanto o ph da agua não me agradou muito, pelo que comecei a adicionar Sera ph/Kh- minus. Entretanto tenho feitos os testes de ph e este já desceu de 8 para 7.5 sendo que eu quero que esteja muito aproximado a 7. Tendo a agua da torneira da minha localidade um ph de 8, e a do meu poço 6, será possível, para futuras trocas de água misturar os dois para de alguma forma atinjir um ponto de equilíbrio? Peço desculpa desde já se estou a fazer alguma pergunta estúpida. Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

E para que queres baixar o pH?

 

O aquário tem substrato? Qual?

 

Químicos não são boa opção para baixar o pH.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas é mais facil dizer tudo o que tens no aquário. E que testes fazes, que tipos de peixes queres .

Fizes te o ciclo do azoto?

 

Enviado do meu INSYS C3-S350 através de Tapatalk

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário tem substrato fértil " Prodac Fertil Plant" e areão preto 2-4 mm. Plantas diversas com anubias nana, musgo de java, feto de java, cabomba etc.

Possui dios troncos provenientes de um rio mas que foram previamente tratados, rocha vulcânica e xisto preto. Possuo um termostato de 100 w, e a temperatura do meu aqua mantêm-se entre os 26-27 celcius, um filtro interno 300l/h Boyu de esponja e carvão ativo ao qual adicionei aquela bio cerâmica, a luz é a Sera brilliant daylight 15 w. Para ser sincero eu comprei Sera bio nitrivec, sera aquatan, e sera toxivec e o meu "suposto" ciclo de azoto baseou-se em 32 horas com estes componentes lá inseridos... Apenas meço o ph da agua. Eu já possuo dois guppies, um macho e uma fêmea e duas corydoras paleatus. O porque de querer mudar o ph, porque penso que 8 é bastante alto principalmente quando estou a pensar introduzir mais tarde corys panda que pelo que percebi necessitam de um ph entre 7 e 6.5, e de facto talvez os químicos nao sejam a melhor opção mas desconheço outra para além dos troncos que não serviram de muito pelos vistos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, faz testes ao aquário, nitritos nitratos e amônia, faz também á água do poço, mas talvez fosse melhor água engarrafada, sai mais caro mas obtens o que procuras

 

Enviado do meu INSYS C3-S350 através de Tapatalk

 

 

E devias ter esperado mais do que 32h

 

Enviado do meu INSYS C3-S350 através de Tapatalk

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu sei que devia ter esperado mais tempo! Mas é quase irresistível ver um aquário totalmente pronto e sem um único peixe... então amanha vou comprar esses testes e faço-os logo, um muito obrigado pelas respostas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas esse erro quase todos cometemos, claro que ninguem gosta de um aquário vazio. Fizes te bem em por guppys, são resistentes, mas mete mais 2 femeas ou essa vai andar sempre stressada com o macho sempre atrás dela

 

Enviado do meu INSYS C3-S350 através de Tapatalk

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Então? :tapfoot:

 

Já fez mal em por peixes e ainda aconselhas a por mais???

 

Muitas TPAS nesta fase são a minha recomendação, cada TPA que fizeres irá reduzir a amónia na mesma percentagem. Quando isso estiver operacional logo pensas em baixar o pH.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que eu disse é que o mal ja está feito.

Não se deve ter apenas um casal de guppys daí ter dito para por mais 2 femeas.

São peixes resistentes, e aguentam o ciclo, é mesmo para a femea não andar sempre stressada

 

Enviado do meu INSYS C3-S350 através de Tapatalk

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Minha modesta opinião...

 

Evitar ao máximo equilibrar pH com químicos, isto por dois motivos, torna-se um jogo de equilíbrios perigoso e vai-se arrastar eternamente o que a nível de manutenção torna-se cansativo.

 

Testa a água do poço com a água com algum tempo de descanso. Se tiver tudo bem opta por ela. Caso contrário pensa na fauna que irás ter pois alguma da fauna apesar de indicar pH mais baixo já estão habituados e a reproduzirem-se em pH um pouco mais elevado e outra possibilidade será utilizar algo no aquário/filtro para baixar o pH como por exemplo trufa.

 

 

Já com fauna deves efetuar TPA's com frequência (pouca água a cada 48h).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais