Ictio... ou outra coisa?


Recommended Posts

Os peixes afetados são os escalares e segundo tenho lido são um pouco propensos a doenças causadas por protozoários (flagelados)

 

A imagem em baixo, é copy do manual de doenças da Sera, e acho a imagem mais semelhante ao que vejo nos meus escalares, do que as imagens da doença do apodrecimento das barbatanas e tenho o problema das fezes brancas e viscosas…

 

gallery_69905_4206_53422.jpg

 

Vou ter mesmo de ir para o Bactopur Direct, certo?

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Aproveitando o tópico, e visto que não vi aqui clarificada a questão de quantos dias devo ter a temperatura a 30ºC, volto a fazer essa questão. O meu botia tinha uns pontos brancas há tres dias atrás, aumentei a temperatura nessa altura e hoje já não tem esses pontos brancos. Daqui a quanto tempo posso colocar a temperatura para os 27ºC?

 

Obrigado

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno deves criar um tópico com as tuas dúvidas.

 

Deves ter a temperatura nos 30 maus tempo que o ciclo do ictio. Por norma indica-se 20 dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok. Mais uma vez muito obrigado.

 

Abraço

 

Pedro, não me leves a mal pelo seguinte comentário:

 

Ao reler o teu post inteiro, senti-me como se estivesse a falar com um péssimo profissional de saude, num centro de saude provinciano rasca. Para meu espanto, pois tinha a certeza que tinha deixado um post e pensava que tudo estaria bem por agora. Repara o seguinte, fazer diagnósticos em aquariofilia já é dificil q.b., fazer diaignósticos diferenciais que acertem á primeira é bastante dificil e sem garantias. As certezas surgem com vários despistes aplicados e dependendo do que fazemos no ecossistema ou administramos como tratamento. Não é uma ciência exacta, com certeza, mas também não é oculta. Como tal, e porque acredito que leste o suficiente para tirares umas curiosidades sobre as várias doenças no hobby, normalmente os casos mais dificeis de contornar ocorrem porque falhamos na parte dos tratamentos e diagnósticos. Aconselho-te de futuro a fazeres uma lista/agenda do que vais fazendo e sem resvalar um pseudo- Sherlock Homes, teres uma noção do ritmo. Ora vê o teu ponto de situação, como tu próprio identificaste, trataste e concluiste:

 

03/Out "Sinais de Ictio!" - Aplicaste Esha 2000+Exit (fizeste tpa's durante o tratamento?) Nada a dizer, procedimento normal. Faltavam os 30ºC (bem importante)

 

06/Out "Tá tudo á maneira! Embora com um ponto branco..." - Caramba, se estás a tratar ictio e tens um ponto branco, está longe de estar tudo á maneira, rapaz. Procedimento: Repetir o tratamento e aguardar.

 

12/Out "Novas coceiras vistas" - Sem grande surpresa, sem o ictio erradicado é uma questão de tempo.

 

20/Out "Esha Exit+2000 aplicado. POde ser odinium. O peixe gato tem pontos mas podem ser cicatrizes. Tudo a comer mto bem!" - Epá... Odinium identificado assim e diz que esta tudo a comer bem? Sacas um diagnóstico de doença de veludo neste ponto, a meio de um ictio mal tratado? Cuidado. Peixe gato com pontos que podem ser cicatrizes? lol. Nesta altura, ictio é a palavra de ordem a tratar, que ainda não está feito... Esha Exit+2000 aplicados com 8 dias de atraso, desde os "ultimos sintomas" identificados por ti.

 

24/Out "Escalar com ponto branco, mas não sei o que pode ser, mas sei que é trauma, não é degeneração. Mas cresce a olhos vistos." - Ok, aqui há vários erros, saberes que é trauma e não degeneração já me faz confusão, porque sinceramente estás a olhar para as coisas como casos isolados e em suposições. E trauma que cresce a olhos vistos?...Se cresce, ou está infectado, contaminado ou em fase necrótica. E isso não é trauma, é mais grave :) Ictio ainda como hipótese, considerando o que relatas e o histórico/tempo.

 

6/Nov "Volta a coceira generalizada. Isto só pode ser bactéria! Sera Omnipur aplicado" - Mas, mas, mas... Então Pedro, se é coceira e fosse o 1º sintoma o que fazias, aplicavas??? Sera Omnipur é um desinfectante & antibacteriano exterior com pouca eficácia interna... E mesmo o Omnnipur deves (se tivesses que por) respeitar 4 dias tratamento com 2 de pausa... Nota: Agora tens um ictio ainda por confirmar como erradicado, com uma degeneração que demoraste 12 dias a chegar por ti próprio que afinal não é trauma...apesar de teres respostas no post que te podiam ter ajudado, tivesses tu parado para prestar atenção.

 

7/Nov "Fezes brancas, aplicado Flagyl na comida, TPA de 50%" - Fezes brancas são sinal muito lato para diagnóstico, Pedro. Pode ser disturbio crónico digestivo, parasitas externos, parasitas internos, bactérias, quimica de água, diferenciais de temperatura abruptos, a lista continua... Claro, é sempre um sinal grave a tomar atenção, mas mais uma vez, acho que te precipitaste. TPA's de 50%??? Então o Omnipur que aplicaste no dia anterior vai para o esgoto??? Ok eu digo que não foi necessário Ominpur para nada, mas para a sanita não, já que estava no aquário é deixá-lo actuar, lol...E se ponderares a porrada que os peixes levaram em menos de um mês, com baterias de tratamento atrás de tratamento, não é de admirar que o processo digestivo esteja devastado, assim como imunodeprimidos mostrem agora outros sintomas que desconhecias ou desenvolvem-se outros... Nomeadamente, o ictio que não trataste ;) a degeneração das barbatanas não tratada que não é trauma;)

 

9/Nov "Feita a descoberta! Isto são Flagelados. Bactopur ou Direct é a dúvida." - Primeiro, flagelados são parasitas intestinais com Bactopur ou Direct, e tendo em conta o estado do teu aquário, duvido que tenhas sucesso. Se fosse dos primeiros sintomas, teria recomendado metronidazol ( flagyl e com bastante cautela nas quantidades e tempo de repouso. Mas assim ou morrem do remédio ou da cura ou dos diagnósticos. Nesse estado geral e tendo em conta o que fizeste em pouco mais de um mês, se os peixes sobreviverem será um feito.

 

Ao fazer este relato de tempo, observa os intervalos entre os diagnósticos, os próprios diagnósticos que fizeste, respondendo:

 

Podes confirmar que não tens Ictio? E...Degeneração das barbatanas? E...Flagelados? E...Veludo? E...gripe? E...Legionellas? :) atenção é preciso que se note uma coisa, num registo sério, doenças de impulso bacteriano e parasitárias podem estar "dormentes" no aquário por meses, anos e nunca despertar, as bactérias podem estar equilibradas, derrotadas, etc. Acordam se os peixes estiverem imunodeprimidos, muito rápido.

 

Não é diferente da nossa medicina ou boato rural "um mal nunca vem só". Importante numa próxima vez, é tratares o aquário até ao ponto de exposição temporal que te permita confirmar que a doença (seja qual for) se encontra devidamente curada. Aquariofila é um jogo de paciência e as pressas pagam-se, pelo menos isso aprendi com várias experiências.

 

Quanto á ajuda ou conselho(s), já enviei o que acho mais prudente neste ponto.

 

Boa sorte e boa aquariofilia para todos!

Editado por Renato.Vieira
  • Votar + 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Renato, mais uma vez obrigado, pelo "abre olhos"...

 

Não me querendo desculpar, mas ainda assim o fazendo, realmente são erros atrás de erros e porquê? Claro que ninguém gosta de gastar dinheiro desnecessário ou de sujeitar os bichinhos a a (des)cuidados intensivos... Mas pela pouca experiência, entrei em "desespero" ou "pânico" e a informação que existe é muita e por vezes é difícil atingir a coerência.

 

Como disseste é necessário filtrar a informação para que esta não seja desinformação e isso só se consegue com calma! Muita calma! e claro ajuda de quem seja experiente, pois o comentário deve ser isto e deve ser aquilo também não ajuda muito, é um facto...

 

Neste momento, ignorei os restante sintomas, que por incrível não se têm manifestado e estou a tratar o eventual ictio com esha 2000 + EXIT, com calma e descontracção... As coçadelas já não se notam... vamos ver como corre...

 

Os escalares continuam com apetite voraz e as marcas que tinha nas barbatanas cicatrizaram... o que tinha a cauda ratada já cresceu e quase já completa o bico...

Editado por Pedro Bernardo
  • Votar + 1

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande Pedro,

 

Excelente, vamos então com um passo de cada vez. Vamos dar uma boa janela de tempo depois de concluido o tratamento para vermos se há sintomas de ictio. Depois das primeiras TPA's e tempo de repouso, analisa a quimica da água, reporta os resultados, mantém os 30ºC e espera uma semana observando de perto.

 

Quanto ao resto, bola para a frente, rapaz. ;)

 

PS: Valorizo bastante a tua atitude de publicamente neste post mostrares vontade de aprender e reconheceres os feitos, para mim isso já te separa de tantos outros.

 

Como sempre, Boa aquariofilia!

Editado por Renato.Vieira
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais