Substrato fértil ou inerte ? (Dúvida)


SandroA

Recommended Posts

Bons dias , a cerca de 1 semana decidi que ia comprar substrato jbl manado (substrato fértil)

Contudo , ontem um menbro cá do fórum disse que esse substrato como era fertil não podia estar em contacto com a coluna de água , isso é mesmo verdade ? O poque de não puder ?

 

Então decidi ir pesquisar e ainda fiquei mais confuso , uns dizem que é substrato fértil , outro que é inerte e também que é meio termo (não sei em que ficar) , podem me dar um ajuda se faz favor .

 

O substrato que falo é este:

http://www.pet4you.net/peixes/agua-doce/plantas/substrato/jbl-manado.html

 

Agradecia resposta

Obrigado :)

Editado por SandroA
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tb uso esse como inerte, no meu caso nao tenho fertil e está a guentar bem com as plantas que tenho (low tech). Concordo com o depios o fertil da JBL é o aquabasis que tb já usei em montagens anteriores e este sim nao deve ficar em contacto com a água

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O manado é inerte, o fertil da JBL é o aquabasis.
Aconteceu-me exactamente o mesmo quando comecei na aquariofilia, ao venderem-me jbl manado como substrato fertil.
Depois, tive que retirar tudo de dentro do aquario e colocar o aquabasis por baixo. :\ Enfim ..

Sands

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas reparem ai no link que vos mandei , diz que é proprio para plantas etc... :)

 

e no aquabasic diz que nao precisa de ser misturado , basta por aquele e mais nada :)

 

Msusa elas tem crescido bem e iluminação qual tens ? :)

 

resumindo , posso utilizar apenas jbl manado ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas se reparares na descrição do AquaBasis plus diz "Espalhe AquaBasis mais numa camada uniforme de cerca de 2 cm de espessura no fundo do aquário (conteúdo suficiente para aprox. l 100). Coloque uma camada de 4 cm de cascalho lavado"

 

O Manado não é fértil... muitas lojas têm empregados que nem de peixes percebem, quanto mais de substratos, logo se dizes que queres um substrato para colocar plantas dizem-te para colocar o Manado que é fértil, mas isso é errado.

 

Agora isso não obriga a teres de colocar um fértil por baixo do inerte. Tudo depende do teu regime de fertelização, por ex... o fértil é uma ajuda, dado que tem nutrientes por si só que as plantas necessitam. Contudo tem um tempo útil de vida... daqui a uns tempos (podem ser meses, podem ser anos) já não está lá a fazer quase nada porque se esgotou.

 

Eu tenho essa combinação AquaBasis plus por baixo e Manado por cima, mas desconfio que passados 14 meses da montagem que fiz, o AquaBasis já não deve estar lá a fazer grande coisa.

Cump,

ELorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.