Limpeza de fundos


bettaa

Recommended Posts

Eu ando a "lutar" para conseguir aspirar convenientemente o fundo do meu aquário de 15l com um betta.Tenho usado um sifão mas sai-me mais água do que sujidade....pelo que pesquisei, usando uma mangueira de diâmetro 6mmm para aspirar e depois o sifão para fazer a TPA é uma solução que pode resultar...

Eu também já considerei a hipótese de colocar duas ampulárias mas estou com uma dúvida: Esses caracóis costumam sair do aquário se estiver destapado ou se encontrarem espaço na tampa? É que não estou com vontade de andar à procura de caracóis dentro de casa....
Outra hipótese seriam dois camarões mas pelo que li no fórum o meu betta pode dedicar-se a persegui-los e até "comer mariscada"...é assim?

Deixem aqui a vossa experiência para esta limpeza... :chores003::tongue: Desde já agradeço toda a ajuda! icon_e_wink.gif

Editado por bettaa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas uma pergunta, estás a fazer criação? O que tens no fundo do aquário? Dá mais pormenores para a ajuda ser melhor

 

Enviado do meu INSYS C3-S350 através de Tapatalk

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas uma pergunta, estás a fazer criação? O que tens no fundo do aquário? Dá mais pormenores para a ajuda ser melhor

 

Enviado do meu INSYS C3-S350 através de Tapatalk

Claro, dei muito pouca informação...

 

Não estou a fazer criação. O setup do aquário é o seguinte:

 

Aquário de 15l (31 x 23 x 23.5) com um pequeno tronco e, no fundo, areão de rio e umas pequenas pedras de xisto.

Fauna: 1 betta

Flora: ceratophyllum demersum que coloquei em volta do tronco e salvinia natans a flutuar.

Editado por bettaa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, se fosse criação não podias ter nada no fundo. Se tiveres uma loja de chineses a tua beira deves ter lá um instrumento que ao fazeres a limpeza ao fundo, o aparelho levanta a areia limpa a sugidade e a areia volta a cair limpa ( nao me lembro do nome do aparelho).

 

Enviado do meu INSYS C3-S350 através de Tapatalk

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, se fosse criação não podias ter nada no fundo. Se tiveres uma loja de chineses a tua beira deves ter lá um instrumento que ao fazeres a limpeza ao fundo, o aparelho levanta a areia limpa a sugidade e a areia volta a cair limpa ( nao me lembro do nome do aparelho).

 

Enviado do meu INSYS C3-S350 através de Tapatalk

Pelo que descreves deve ser um sifão. Se for isso já tenho mas não está a resultar muito bem porque sai mais água do que sujidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então tenta com uma mangueira pequena e devias arranjar uns peixes que te limpam os vidros e o fundo do aquário

 

Enviado do meu INSYS C3-S350 através de Tapatalk

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os limpa-fundos como erradamente são chamados os peixes que tem as bocas para baixo e andam junto ao substrato não são nenhuns aspiradores de lixo, apenas se alimentam de comida ou algas que encontram depositados seja em substratos ou em troncos, pedras ou vidros. E como os outros peixes também fazem as suas necessidades :P e bem granditas :rolleyes:

 

O ideal será mesmo usar um tubo de diametro pequeno tal como os das bombas de ar para fazer a aspiração do fundo e evitar dar comida que o betta não coma e vá parar ao fundo. Isso e um filtro competente e já agora mais plantas para ajudar na oxigenação e que se alimentam dos nitratos.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os limpa-fundos como erradamente são chamados os peixes que tem as bocas para baixo e andam junto ao substrato não são nenhuns aspiradores de lixo, apenas se alimentam de comida ou algas que encontram depositados seja em substratos ou em troncos, pedras ou vidros. E como os outros peixes também fazem as suas necessidades :P e bem granditas :rolleyes:

 

O ideal será mesmo usar um tubo de diametro pequeno tal como os das bombas de ar para fazer a aspiração do fundo e evitar dar comida que o betta não coma e vá parar ao fundo. Isso e um filtro competente e já agora mais plantas para ajudar na oxigenação e que se alimentam dos nitratos.

 

 

Estou a pensar em colocar uma anúbia no aquário. Os bettas gostam de se deitar nas folhas dessas plantas e vai sar mais uma planta para se alimentar dos nitratos.

Comprei uma mangueira de diâmetro 8mm mas, apesar de já conseguir fazer melhor a limpeza do fundo, as pedras mais pequenas do areão de rio metem-se dentro da mangueira e acabam por obstruir a passagem da água.

Estou a considerar a hipótese de colocar dois camarões Amano para ajudar na limpeza.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os planorbis não fogem do aquário e também não crescem muito

Mas, pelo que já li por aqui e pela net, multiplicam-se muito....não tarda nada e tenho uma enchente de caracóis no aquário... :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.