Recommended Posts

Ha por aki algum electricista ou alguem, k preceba minimamente de electricidade?

Eh o seguinte...o meu akua n tinha uma iluminaçao la muito boa, entao resolvi comprar uma calha 2X18w k tava em promoçao no aki..e agora resta uma duvida como por akilo a bombar, eh k nao sei onde cortar para por a ligaçao com o interruptor..

Ex rato

 

O que não me mata...torna-me mais forte...ou talvez não...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A luminária deve ter dois ou 3 fios a sair. Se forem 2 a ligação é indiferente, ligas um dos terminais directamente à ficha e colocas o interruptor no outro, ligando depois à ficha.

 

Se tiver 3 terminais, um deles é a terra, normalmente um fio preto, o interrumptor deverá ser colocado em qualquer dos dois restantes terminais, que não o preto.

 

De qqr modo é facil encontrar esquemas na net...

 

Em nota final, de notar que se a luz das lampadas que vieram com a luminária, mesmo se disserem que são brancas, tem uma temperatura de cor de 4100K, o que não é adequado para um aqua marinho. Tens de pensar em arranjar umas lampadas daylight, no mínimo com 6400K.

 

Cumps

DIY or die trying

 

SUMP é bom! Fazem-se projectos ao desafio para quem diz que não pode ter SUMP :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, não sendo electricista aprendi algumas coisas nas aulas de electrotecnia, uma delas é que o fio terra não é preto é verde e amarelo, o azul é neutro e o preto ou castanho é a fase (o que leva a corrente), o mais usual é quando o interruptor não está em contacto com nada metálico o corte ser feito na fase (preto) quando está em contacto com algo metálico podes colocá-lo no neutro (azul) nunca colocar no fio terra (verde e amarelo) porque se ouver um curto circuito e o interruptor estiver desligado lá se vai a descarga á terra e aí pode arder tudo.

 

Recapitulando:

 

Preto ou castanho- fase (transporta corrente, logo se colocares o interruptor aqui consegues ligar e desligar a lampada)

 

Azul - Neutro

 

Verde e amarelo- terra

 

 

Nota: Se desmanchares um interruptor de tua casa vais ver que o que vai ao interruptor são só fios pretos ou castanhos (fases).

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois...obrigado...mas continuo com duvidas

akilo tem uma date de fios brancos... o tal da terra k eu tb ja sabia o k era e um unico fio preto...

sera k eh nesse k devo por o interuptor mais uma ligaçao ah tomada...

ja agora onde posso encontrar os eskemas...ja goglei mas n encontro nada!!!

Obrigado

Ex rato

 

O que não me mata...torna-me mais forte...ou talvez não...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

A explicação do nosso amigo Ricardo Leão está correctíssima!

Visto o nosso amigo Rato estar com dúvidas eu poderia ajudar pessoalmente, ou mesmo montar, se eu souber de que zona é que o nosso amigo é! Assim podiamos evitar algum acidente com a tentativa de montar a calha! Rato, se não queres virar ratazana queimada, tem cuidado, com a electricidade não se brinca!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É pá, desculpa lá, o Ricardo tem toda a razão. Tava a pensar nos circuitos de corrente continua. A presunção é mesmo a mãe de todas as trapalhadas...

 

Depois de googlar um bocado encontrei isto.

 

 

ballast.jpg

 

Tal como foi dito, mete-se o interruptor na fase, (neste caso o cabo preto).

 

Cumps

DIY or die trying

 

SUMP é bom! Fazem-se projectos ao desafio para quem diz que não pode ter SUMP :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois ...bem sei...

agora acabei de constatar k so no fio preto n eh...liguei la o interuptor com a ligaçao ah corrente e o resultado nada......

HELPPPPPPPPPPPP!!!! :wink:;) :D

Ex rato

 

O que não me mata...torna-me mais forte...ou talvez não...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já ouviste falar em busca polos???? Ligas a lampada á tomada e vez com a ajuda do busca polos qual é o fio que leva a corrente (acende um led dentro do busca polos), depois é só desligares a ficha da tomada, cortares esse fio e colocar o interruptor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Todas as lâmpadas fluorescentes necessitam de um arrancador.

 

O arrancador já vem com a calha (em princípio) e é aquela peça pequenina de formato cilíndrico que sobresai da calha! o que pode vulgarmente acontecer, é o arrancador ter-se soltado ou não estar devidamente encaixado. Para o pôr e tirar do sítio, é só rodar e levantar!!!

 

Certifica-te de que está encaixado devidamente, pois se não estiver não se vai fazer luz nunca!

 

Abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pessoal parece k ja descobri...liguei os dois fios a uma caixinha pekena donde saem 2 fios...parece k tive sorte ...mas obrigado pelas dicas...

Ex rato

 

O que não me mata...torna-me mais forte...ou talvez não...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais