Protopalythoas doentes?


Raquel Almeida

Recommended Posts

Olá estou a escrever um pouco preocupada, possuo uma rocha cheia de Protopalythoas castanhas, de à 8 dias para cá começei a notar que estas estão cheias de manchas brancas descoloridas, poderá ser do facto de lhes ter dado krill a comer?? Coloquei-o previamente a descongelar em água, não estaria suficientemente descongelado e isso provocaria uma "queimadura"? poderá ser luz a mais?

Os restantes corais não apresentam qualquer sintoma estranho.

 

Abraço, agradeço a vossa ajuda desde já

 

Raquel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá Raquel!!!!!

 

Acho que pode ter sido isto mesmo, o Krill congelado deve ter queimado o coral.

Estes corais não gostam muito de luz forte (HQI), eles preferem as lâmpadas fluorescentes e média circulação de água.

 

Abraços.

Eduardo Avelar

 

Conheçam o www.ipaq.org.br

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal!!!!!

 

Vocês poderiam colocar uma foto do coral em questão, eu posso estar confundindo-o com algum outro.

As espécies espécies de zoanthus que tem cores mais opacas desenvolvem-se bem com luz mais fraca, já as que possuem cores fortes e fosforescentes desenvolvem-se muito bem com luz forte(HQI) e espalham mudas por todo o reef.

Algumas espécies quando colocadas sob luz fraca ou intensa podem ficar brancas, pois a quantidade de luz não está sendo ideal para as mesmas. Nestes casos devem ter sua posição mudada para cima ou para baixo.

 

Abraços

Eduardo Avelar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais um exemplo.

 

Estas vieram quase brancas porque a rocha estava a ser iluminada só com actínicas o que confirma o que disse o Eduardo Avelar. Passado um mês já estavam com este aspecto:

 

Pic_4609_8.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal!!!!!

 

Esta espécie de zoanthus que o Duarte postou a foto tem uma cor verde forte. Tudo indica que ela se desenvolve melhor com luz forte.

 

Quando um coral está perdendo sua cores, ficando meio branco, ele está perdendo suas zooxanthellaes. Normalmente isto ocorre devido ao excesso ou insuficiência de iluminação, temperatura muito alta e má qualidade da água.

Corrigimos estes problemas mudando o coral de posição ou trocando as lâmpadas(muitas vezes já estão fracas), melhorando a circulação da água, controlando a temperatura, fazendo os testes para verificar a qualidade da água, devendo corrigir a alteração com TPAs e ajustando a reserva alcalina, cálcio e PH para niveis normais.

Alguns aquaristas gostam de colocar iodo no reef, porém deve-se tomar cuidado, pois o seu excesso pode causar problemas.

 

Abraços.

Eduardo Avelar.

 

Conheçam o www.ipaq.org.br

Link to comment
Partilhar nas redes sociais