Praga de algas


norby

Recommended Posts

Boas,

 

Tenho num dos meus aquarios uma praga de algas. Tenho tambem musgo de java (coberto pela tal praga escura que faz lembrar uma teia de aranha).

 

O aquario é de 60l. Os Tpa´s sao semanais e os habitantes 11 tanicties nascidos a cerca de mes e meio.

 

Penso eliminar todo o musgo de java e decoraçao, lavar bem o aquario (talvez com lixivia) e ferver as materias filtrantes.

 

A minha pergunta é se alguem tem alguma experiencia neste campo.

 

Será que vai ser o suficiente para eliminar a praga?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, não faças isso.

 

se fizeres isso matas as bacterias necesarias ao ciclo do azoto.

 

o que podes fazer, e a melhor solução é comprares um SAE, mas so um pq eles crescem ate aos 12 cm. Mas tem de ser um SAE ( Siamese algae eater ), a ver se nao te enganam e levas um CAE ( chinese algae eater ) q estes so comem comida e as algas dificeis... comes tu :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado pelo comentario.

 

Ainda nao estou certo do que fazer, mas nao me faz confusao recomeçar o ciclo, queria era eliminar as algas...

 

Não penso introduzir novas especies...Tenho tanicties abonubes num outro aquario que poderiam ajudar tambem, mas por ai acho que nao chego lá.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Refazer" o ciclo de azoto não vai ajudar em nada. a origem do problema vai continuar a existir logo passado uns tempos vai voltar muito possivelmente.

 

Quanto tempo fica a luz ligada? Há agitação da agua no topo do aquario? Tens injecção de CO2 (caseira) ?

 

faltam "pistas" e fotos....

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sim as fotos eram importantes...

 

Arregacei as mangas. Não usei lixivia. Só agua e o esfregao das limpezas.

 

Limpei o tronco, eliminei o musgo de java (o que restava dele), limpei todo o aquario, filtro e pedras (poucas) com agua corrente. Voltei a encher. Neste momento está a rolar sem fauna. Vou deixar passar alguns dias para ver como evolui.. só tenho um tronco e as tais meia duzia de pedras...

 

Nao tenho CO2. A luz está ligada 12h. (a ver se coloco uma foto de como está...)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sim as fotos eram importantes...

 

Arregacei as mangas. Não usei lixivia. Só agua e o esfregao das limpezas.

 

Limpei o tronco, eliminei o musgo de java (o que restava dele), limpei todo o aquario, filtro e pedras (poucas) com agua corrente. Voltei a encher. Neste momento está a rolar sem fauna. Vou deixar passar alguns dias para ver como evolui.. só tenho um tronco e as tais meia duzia de pedras...

 

Nao tenho CO2. A luz está ligada 12h. (a ver se coloco uma foto de como está...)

 

12h é demasiado tempo!

 

Para já reduz o tempo de luz para 7~8h.

 

Quantos watts tem a iluminação?

 

Outra questão cuidado com os produtos que metes no aquário tudo sem ter passado por detergentes/sabonetes etc...

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu sei bem a problemática do uso de detergentes. A questão está/estava em eliminar a praga. Sinceramente depois de anos de avanços e recuos da praga, nao faz confusao absolutamente nenhuma de recomeçar de novo e esperar um ou dois meses!

 

Ao terceiro dia parece-me que continua tudo ok.

 

Nao estou certo da iluminaçao. Neste aquario tenho o kit básico que vinha com o aquario, penso que a lampada é T5, mas nao estou certo...

 

A correr assim talvez no fim de semana reponha alguma fauna no aquario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais