Recommended Posts

Publicado

Boas,

Tenho num dos meus aquarios uma praga de algas. Tenho tambem musgo de java (coberto pela tal praga escura que faz lembrar uma teia de aranha).

O aquario é de 60l. Os Tpa´s sao semanais e os habitantes 11 tanicties nascidos a cerca de mes e meio.

Penso eliminar todo o musgo de java e decoraçao, lavar bem o aquario (talvez com lixivia) e ferver as materias filtrantes.

A minha pergunta é se alguem tem alguma experiencia neste campo.

Será que vai ser o suficiente para eliminar a praga?

Publicado:

Boas, não faças isso.

se fizeres isso matas as bacterias necesarias ao ciclo do azoto.

o que podes fazer, e a melhor solução é comprares um SAE, mas so um pq eles crescem ate aos 12 cm. Mas tem de ser um SAE ( Siamese algae eater ), a ver se nao te enganam e levas um CAE ( chinese algae eater ) q estes so comem comida e as algas dificeis... comes tu :P

Publicado:

Boas,

Obrigado pelo comentario.

Ainda nao estou certo do que fazer, mas nao me faz confusao recomeçar o ciclo, queria era eliminar as algas...

Não penso introduzir novas especies...Tenho tanicties abonubes num outro aquario que poderiam ajudar tambem, mas por ai acho que nao chego lá.

Publicado:

"Refazer" o ciclo de azoto não vai ajudar em nada. a origem do problema vai continuar a existir logo passado uns tempos vai voltar muito possivelmente.

Quanto tempo fica a luz ligada? Há agitação da agua no topo do aquario? Tens injecção de CO2 (caseira) ?

faltam "pistas" e fotos....

Cumps.

Publicado:

Boas,

Sim as fotos eram importantes...

Arregacei as mangas. Não usei lixivia. Só agua e o esfregao das limpezas.

Limpei o tronco, eliminei o musgo de java (o que restava dele), limpei todo o aquario, filtro e pedras (poucas) com agua corrente. Voltei a encher. Neste momento está a rolar sem fauna. Vou deixar passar alguns dias para ver como evolui.. só tenho um tronco e as tais meia duzia de pedras...

Nao tenho CO2. A luz está ligada 12h. (a ver se coloco uma foto de como está...)

Publicado:

Boas,

Sim as fotos eram importantes...

Arregacei as mangas. Não usei lixivia. Só agua e o esfregao das limpezas.

Limpei o tronco, eliminei o musgo de java (o que restava dele), limpei todo o aquario, filtro e pedras (poucas) com agua corrente. Voltei a encher. Neste momento está a rolar sem fauna. Vou deixar passar alguns dias para ver como evolui.. só tenho um tronco e as tais meia duzia de pedras...

Nao tenho CO2. A luz está ligada 12h. (a ver se coloco uma foto de como está...)

12h é demasiado tempo!

Para já reduz o tempo de luz para 7~8h.

Quantos watts tem a iluminação?

Outra questão cuidado com os produtos que metes no aquário tudo sem ter passado por detergentes/sabonetes etc...

Publicado:

Boas,

Eu sei bem a problemática do uso de detergentes. A questão está/estava em eliminar a praga. Sinceramente depois de anos de avanços e recuos da praga, nao faz confusao absolutamente nenhuma de recomeçar de novo e esperar um ou dois meses!

Ao terceiro dia parece-me que continua tudo ok.

Nao estou certo da iluminaçao. Neste aquario tenho o kit básico que vinha com o aquario, penso que a lampada é T5, mas nao estou certo...

A correr assim talvez no fim de semana reponha alguma fauna no aquario.