Que matérias filtrantes usar?


Recommended Posts

Boas

 

Tenho um Tetratec EX700 e queria optimizar as matérias filtrantes do filtro.

Tenho um aquario com alguma carga vegetal e animal.

 

Neste momento tenho por ordem da entrada da agua no filtro:

 

1º Cesto: 2 esponjasTetra

 

2ºCesto: 500g ceramicas porosas da Fluval

 

3ºCesto: 1 esponja Tetra + lã filtrante + 1 esponja Tetra

 

4ºCesto: 2 esponjas Tetra + Almofada filtrante fina da Tetra

 

 

 

Queria pôr algo deste genero:

 

1º Cesto: ceramicas das lisas para filtragem mecanica das particulas maiores

 

2ºCesto: ceramicas porosas para filtragem biologica

 

3ºCesto: ceramicas porosas para filtragem biologica

 

4ºCesto: 2 esponjas Tetra + Almofada filtrante fina da Tetra para filtragem mecanica das particulas mais finas

 

 

Existe tanto por onde escolher no mercado, que se torna dificil escolher e confiar numa marca e produto.

 

Tenho andado a pesquisar sobre 3 marcas em especial: JBL, EHEIM e SERA.

 

Escolhi os seguintes produtos destas marcas:

 

 

SERA:

 

  • SERA Siporax: Não encontrei quantos metros quadrados fazem de area colonizavel pelas bacterias. São da forma de tradicionais ceramicas porosas.

 

  • SERA Siporax mini: Também não encontrei dados sobre a area colonizavel. São ceramicas em bolas, pode meter se mais quantidade nos cestos.

 

 

JBL:

 

  • JBL SintoMec: 1200 m² por litro de area colonizavel. São da forma de tradicionais ceramicas porosas.

 

  • JBL MicroMec: 1500 m² por litro de area colonizavel. São ceramicas em bolas, pode meter se mais quantidade nos cestos.

 

 

 

EHEIM:

 

  • EHEIM Substrat: 450 m² por litro de area colonizavel. São ceramicas com forma sililar a brita, gravilha.Parece me que esta forma tambem permite que se ponha mais nos cestos, comparado à forma tradicional das ceramicas

 

  • EHEIM Substrat PRO : 450 m² por litro de area colonizavel. São ceramicas em bolas, pode meter se mais quantidade nos cestos.

 

 

 

 

 

Resumindo, qual destas ceramicas são mais eficientes e duradoras. Quais as mais faceis de limpar?

As melhores para um aquario plantado...

 

O que recomendam baseado na vossa experiência?

 

1 abraço

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luís,

 

Estás a pensar bem, o fltro é o coração do aquário, convém que esteja bem servido de material para fazer o trabalho em condições.

 

Vou dizer-te o que tenho no meu, assim ficas com uma ideia.

 

De baixo para cima, sentido entrada->saída, meia esponja grossa -> cerâmicas Sera Siporax -> a outra metrade da esponja grossa -> uma mistura de Sera Siporax Mini+ADA BioRio+Eheim Substract Pro -> lã filtrante.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luís,

 

Estás a pensar bem, o fltro é o coração do aquário, convém que esteja bem servido de material para fazer o trabalho em condições.

 

Vou dizer-te o que tenho no meu, assim ficas com uma ideia.

 

De baixo para cima, sentido entrada->saída, meia esponja grossa -> cerâmicas Sera Siporax -> a outra metrade da esponja grossa -> uma mistura de Sera Siporax Mini+ADA BioRio+Eheim Substract Pro -> lã filtrante.

 

Abraço,

Boas Antonio

 

De facto um filtro que faça bem o seu trabalho é meio caminho andado para um aquário equilibrado.

 

O que a achas do bio rio?

É alguma coisa de jeito ou é mais a marca para fan boys?

Tenho lido bastante bem do siporax.

Também dizem muito bem das cerâmicas da jbl, têm quase 3 vezes mais superfície que o substrato pro.

A minha maior dúvida prende se com o que usar no 1 cesto para filtragem mecânica dos detritos maiores, já que não tenho pré filtro.

Tou a usar 2 esponjas mas tenho das limpar todos os meses.

 

1 abraço

 

Enviado através da ponta dos meus dedos!

 

 

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Pois, eu como tenho camarões no áqua tenho uma rede destas na bengala do filtro, senão eram dúzias de camarões de cada vez que limpo o filtro, podias usar uma também, quase que não retira caudal ao filtro.

 

O BioRio é bom, mas compacta um bocado se for em quantidade substancial e acaba por retirar caudal ao fim de algum tempo (o meu filtro não tem cestos), por isso optei por por menos quantidade e misturado com outros e tenho também um bocado misturado com as cerâmicas.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais




Vê só a porosidade, o poder de absorção do siporax


Editado por Luis Batista

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Talvez opte por 1 litro de siporax num cesto, ficando assim com 2 cestos de Cerâmicas. Deve ser o suficiente para a filtragem biológica.

Vou testar umas biobolas que vinham com o filtro como filtragem mecânica no 1 cesto.

Devem ser capazes de reter as impurezas maiores, mantendo as cerâmicas acima limpas...

Vamos investigar a coisa :)

 

Enviado através da ponta dos meus dedos!

 

 

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Já tinha visto esse vídeo.

 

Em todos os filtros de mochila que tenho (ainda são 6 Eheim :shock4: ) tenho bolsinhas com siporaxa mini.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Já tinha visto esse vídeo.

 

Em todos os filtros de mochila que tenho (ainda são 6 Eheim :shock4: ) tenho bolsinhas com siporaxa mini.

 

Abraço,

 

eheim fan boy :smile2:

 

segundo o feedback por ai, parece me a melhor aposta...

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais