Solhas em agua fria sem segundos sentidos!!??


Recommended Posts

bom vou manter o suspense para ter mais interesse!

 

é o seguinte , há uns tempos estava a falar com o padrinho da minha irmã e ele contou-me qual foi o maior susto da vida dele e para que saibam ele desarmava minas no ultramar por isso deve de ter sido mesmo um grande susto para passar isso.

 

Disse-me que aqui há uns trinta anos ; quando o rio alviela (perto de santarem) que passa aqui perto não era o esgoto dos cortumes e era um dos rios onde havia lontras e montes de peixe que o meu padrinho até os apanhava ao mergulho trazendo um em cada mão e outro na boca :D literalmente ; andava ele com os pes de molho a ver os peixes e ao mergulho até que chegou a uma vala que vinha de uma fonte e que tinha o fundo em areia fina e branca com algumas plantas (agora é so lodo preto) ele foi indo pela vala ,que ia desaguar ao rio, acima até que começa a ver uma coisas a mexer na areia muito levemente e curioso como ele era foi lá com a mão para ver se descobria o que era quando repente ao se aproximar daquela pequela agitaçao na areia , toda a areia levantou vou-o numa nuvem e ele saltou quando pelas palavras dele solhas lhe passaram pelas pernas pelo meio da nuvem de areia e depois afastaram-se não tenho muitos motivos para duvidar dele mas...

 

 

agora as minhas duvidas solhas em agua doce?

penso que em agua salobra elas se dão mas não sabia que se conseguiam habituar a agua doce (em alguma fase da sua vida) alguem já ouviu alguma historia igual ou algum pescador dos antigos que tenha apanhado alguma muito acima no rio tejo ?

os meus Canito/as

assin5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá warlock & restantes colegas,

 

Venho por este meio confirmar a informação do Paulo e acrescentar o seguinte :

 

1) O mais natural é que tenha sido um grupo de Patruças ou Solha das Rochas ( Platichthys flesus ) e não a que eu considero como sendo a Solha propriamente dita ( Pleuronectes platessa ). Note-se que também se chama solha ao Pregado ou Rodovalho ( Psetta maxima ).

Quanto à Solha ( Pleuronectes platessa ) é encontrada em água doce após os estuários no final da zona da Carpa.

Encontro a Patruça com muita frequência em águas salobres nas nossas lagoas costeiras todo o ano desde que as mesmas possam comunicar com o mar pelo menos temporariamente e mais raramente no até ao final da Zona da Carpa, início da zona do Barbo ou ainda em lagos de água doce ou represas desde que tenham alguma forma de acesso ao mar pelo menos em parte do ano e as respectivas águas não se encontrem poluídas ou apresentem temperaturas muito elevadas no Verão.

O que é curioso é que mesmo em sistemas muito eutrofizados com baixa qualidade de água ( amónias, nitritos, nitratos, sólidos em suspensão ), mas mesmo assim lá estão elas, no fundo onde procuram sobretudo as grandes profundidades no Verão quando as temperaturas à superfície são da ordem dos 25ºC ou mais.

 

2) Podem subir também os rios ou canais que comuniquem com o mar a partir dos estuários outras espécies de “ peixes achatados “ embora mais raramente.

Já avistei fora dos estuários em água doce ou muito próxima disso ( até 1002 a 15ºC ), outras espécies como o linguado ( Solea vulgaris ).

 

3) Há ainda outras espécies de água salgada que já encontrei em água doce muito longe dos estuários em várias ocasiões nomeadamente :

 

Sável ( Alosa falax )

Mugem ( Mugil cephalus )

Tainha ( Liza ramada )

Agulhinha ( Sygnathus abaster )

Góbio ( Pomatoschistus minutus )

Garnete ( Liza aurata )

Peixe-rei ( Atherina presbyter )

Robalo ( Dicentrarchus labrax )

Com as minhas melhores saudações

 

Miguel Andrade

 

http://www.viviparos.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:) bom a conversa ja parece mais conversa de pescador :D mas está interessante.

so por curiosidade qual é a tua ocupaçao cyprinodon?

é que ve-se que percebes de peixes de agua fria!!!

 

eu duvido que agora ainda haja algumas "solhas" no tejo tão cá acima visto que está muito poluido e o rio alviela que era imaculado agora é esgoto Excepto na zona do PAUL de BOQUILOBO (bouquilobo) ups tive a confirmar e é outro rio(se bem que não estou a ver bem onde será a foz dele) mas nunca visitei no entanto pelo que vi (foto) é uma zona pantanosa com garças etc.. nem sabia que ainda havia zonas de pantanos em portugal se bem que eu vivo em são vicente do paul e Paul quer dizer pantano mas foi drenado ha muito tempo pelo que ouvi.

http://torresnovas.no.sapo.pt/ReservaPaul.htm

http://www.rtribatejo.org/naturezadesc.asp...rvas%20naturais

http://www.nationalgeographic.pt/revista/0...re1/default.asp

tenho de lá ir um dia pa ver..

o savel acho que ainda continua a subir até santarém mas muito pouco.

 

a tainha de que falas não sera o que eu chamo fataça ?

eu sei que elas são muito parecidas mas podem ser especies diferentes a fataça unica diferença que acho é que a fataça não tem as manchas alaranjadas na zona dos operculos como a tainha de agua salgada mas pode ser por estar em agua doce e não ter acesso ao pigmento não sei!!

 

brevemente vou apanhar algumas visto que os espanhois já reduziram o caudal do rio ao minimo que podem e ja faz calor que é so o que eu preciso para elas morderem com força :)

 

quando for depois vejo se apanho uns camarões do tejo(femeas cheias e machos) para mim e para quem tiver interessado caso consiga apanhar sufecientes (já os prometi ao motarsolitario ha quase seis meses mas a agua tem andado muito alta até agora e fogem para mais fundo mal percentem movimento) só não sei é se eles se adaptam a temperaturas superiores a 25ºC visto que da ultima vez que trouxe um pus-o a 27 sem aclimatizar e morreu em horas!!

e uns que tive ha tempos tambem morreram mas pode ter sido dos meus peixes nessa altura.

 

tambem vi na parte inferior das rochas submersas(sendo a zona muito bem oxigenada com corrente constante) uma formação branca rugosa como a parte aspera do couro tipo coral séra possivel?

havia carangueijos na zona por isso pode ser alguma cultura deles ou outra coisa qualquer tambem não sei

e até ja tive na mão uma formaçao verde e muito esponjosa tambem tipo coral daquele que forma ramificações como se fossem ramos de uma arvore mas tinha um cheiro a pó ou coisa parecida e devolvi há agua.

 

já agora mais uma pergunta

o ano passado quando estava a apanhar daquelas ameijoas invasoras pus a mão mais fundo na areia e dei com minhocas castanho claro finas e compridas e com apendices locomotores se bem me lembro e que viviam obviamente submersas já alguem viu?

secalhar era uma boa adição para fundos de areia que acham ?!

os meus Canito/as

assin5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja tenho visto tainhas em agua doce, numa represa com varias nascentes de agua doce que vai desaguar num rio e enguias, essas sim ate em poços sem ligação aparente com o mar ja encontrei... bicho fascinante as enguias, pensar que nascem no mar dos sargaços, como raio vao parar aos poços??????

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá Warlock, Zé e restantes colegas,

 

Começo por confirmar que não sou pescador nem tão pouco a minha formação académica ou experiência profissional têm algo a ver com este assunto, pelo que não sou de facto um conhecedor como simpaticamente foi escrito.

Quanto à questão da Tainha e da Fataça... levanta-se de facto um problema interessante de classificação. Por causa de situações como esta é que existem os nomes científicos, pois de Norte a Sul de Portugal podemos estar a falar de um peixe e a interpretarem-nos de outra forma.

Habitualmente os nomes comuns pelos quais estes peixes são tratados são os seguintes :

Chelon labrosus – Tainha-iça, Tainha, Negrão

Mugil cephalus ( Mugil provensalis ) – Fataça, Tainha, Mugem

Lisa aurata ( Mugil auratus ) – Tainha, Garnete

Liza Saliens ( Mugil saliens ) – Tainha

Liza ramada – Tainha, etc, etc, etc.

Outros intervenientes neste tópico podem inclusivamente trazerem mais novidades e contribuírem com mais nomes comuns para os peixes desta família, por essa razão as confusões são mais que muitas sem os respectivos nomes científicos.

Quanto às restantes questões não posso ajudar pois estão para além dos meus conhecimentos.

Posso sim apenas acrescentar ao que o Zé escreveu que as Enguias são conhecidas por aparecerem dentro de poços e em lugares impossíveis por terem a capacidade não só de percorrerem distâncias assinaláveis fora de água ( à noite em dias de chuva ou com ar húmido e erva molhada ). Independentemente dessa capacidade de locomoção as enguias ultrapassam obstáculos intransponíveis para outras espécies e aproveitam muito bem os lençóis freáticos e todos os espaços subterrâneos com água e granulagem suficiente para permitirem a sua locomoção nomeadamente em areias, ( como fazem quando se enterram ).

Com as minhas melhores saudações

 

Miguel Andrade

 

http://www.viviparos.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

A tainha com a tal mancha amarelada no operculo chama se garnete ou garrento liza aurata normalmente é uma das que entra nos estuarios a fataça é a tainha do mar alto , atinge tamanhos maiores até 80 cm.

uma curiosidade... uma ocasião quando pescava na zona de mora (alentejo) no rio sorraia apanhei uma tainha liza aurata, nunca pensei que fossem tão longe... ( agua completamente doce )

 

 

 

 

abraço px esp.

oceanario.[/i]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Peixe Espada ( desculpa tratar-te assim ) e restantes colegas,

 

Vou tentar descobrir onde é que já li sobre espécies estuarinas ou de origem marinha mas resistentes a baixas salinidades que ficaram retidas durante a migração como o Sável ( Alosa alosa ) ou foram introduzidas em barragens (outras espécies ) e aí permaneceram durante anos.

Já não me lembro se estamos a falar de populações estabelecidas ou de meros exemplares que aí atingiram o máximo da sua longevidade.

Num caso pelo menos recordo-me que a descrição falava de animais adultos menos desenvolvidos do que os seus parentes que podiam atingir o mar.

Com as minhas melhores saudações

 

Miguel Andrade

 

http://www.viviparos.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 10 meses depois...

Olá a todos

 

bem pode-vos parecer estranho, após quase um ano deseterrar este topica, mas nao podia deixar de responder quando curiosamente ainda hoje estive a falar sobre "Tainhas" e "Liça" (não sei escrevi bem) mas para vos dizer, que plo menos aqui no algarve fazemos a diferença entre as duas. sendo que a Tainha frequnta o Rio, e infelizmente esgotos, e a "Liça" na costa agua salgada.

há ainda outra diferença que as destigue a cabeça. a Liça tem a cabeça mais larga que o corpo e a Tainha é precisamente o contrario.

 

outros entendidos na materia, claro que deverão corrigir-me se estamos errados (nós algarvios)

 

um abraço a todos

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

olá, a vossa conversa é super interessante.

Eu não percebo nada de peixes, nem de pesca, mas tenho uma coriusidade.

Estou a realizar um estudo sobre as espécies pisciculas que existiram, existem e ou estão a extinguirem-se no rio alviela.

se algum de vós me moder ajudar ficarlhes-ei muito grato.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

As enguias para além de terem a capacidade de sair de água se houver humidade, conseguindo chegar a locais quase impossiveis, consguindo contornar açudes e até pequenas barragens se houver possibilidade de passarem em locais com humidade e vegetação... em alguns poços podem entrar da mesma forma, mas na maioria terão sido colocadas por alguém, pois antigamente acreditavam que limpavam a água... pelo menos no Ribatejo já houvi essa expressão de pessoas de idade...

 

ja tenho visto tainhas em agua doce, numa represa com varias nascentes de agua doce que vai desaguar num rio e enguias, essas sim ate em poços sem ligação aparente com o mar ja encontrei... bicho fascinante as enguias, pensar que nascem no mar dos sargaços, como raio vao parar aos poços??????
Link to comment
Partilhar nas redes sociais