1º Neritina sp


Luis Batista

Recommended Posts

Boas

 

Comprei esta semana o meu primeiro caracol a pedido do meu filho que os adora ver no aquario.

Pelo que me informaram esta especie, Neritina sp, não toca nas plantas e adora algas green spot. Vai dar um jeitão nas anubias...

 

Se me permitem, deixo algumas questões...

 

Esta especie é aquela que fica com umas roscas amarelas na casca?

É normal o caracol estar fora da agua por largos periodos de tempo?

Tenho o encontrado pela manha sempre fora de agua, na tampa do aquario, fechado na sua "capa" de protecção como fazem os caracois "terrestres".

Tem umas quantas mazelas na casca.

Isto recupera com facilidade ou é necessário ajuda com algum suplemento?

 

Deixo umas fotos:

 

IMG_20140719_221547_zps1030a78c.jpg

IMG_20140719_221521_zpscf77a89e.jpg

IMG_20140719_221513_zps4eb0de22.jpg

IMG_20140719_221451_zpsa47debd7.jpg

IMG_20140719_221441_zps53a6ba17.jpg

 

Cumps.

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se usas água da torneira deve bastar, as mazelas na casca devem ser de quedas.

 

Bonita neritina pulligera, já as tive mas não duraram muito, espero que tenhas melhor sorte.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se usas água da torneira deve bastar, as mazelas na casca devem ser de quedas.

 

Bonita neritina pulligera, já as tive mas não duraram muito, espero que tenhas melhor sorte.

 

Abraço,

Boas.

 

Então mas isto é neritina sp. ou neritina pulligera? Comprei a por neritina sp.

Então e é normal isto andar fora da agua?

 

Abraço F.

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

essa parece-me a pulligera, neritina é a família depois há muitas variedades, acho que é assim, mas se estiver a meter a pata na poça corrijam biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

é normal sairem, essa até nem é das piores nesse aspecto.

 

são de águas salobras, vivem em água doce mas acho que não gostam muito.

 

abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

essa parece-me a pulligera, neritina é a família depois há muitas variedades, acho que é assim, mas se estiver a meter a pata na poça corrijam biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

é normal sairem, essa até nem é das piores nesse aspecto.

 

são de águas salobras, vivem em água doce mas acho que não gostam muito.

 

abraço,

quem não sabe é como quem não vê... sempre o ouvi dizer...

Como no recibo vinha Neritina sp. pensei de ser mesmo a especie em questão e não a familia no geral.

Pelo que pesquisei por esse nome que indicaste este não é dos que têm umas roscas amarelas como eu pensava.

É pena, já que acho muito bonito a casca dessa especie.

 

Obrigado Ferreira

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

esse das riscas amarelas com os bicos é o clithon, já os tive e são lindos.

 

às vezes aqui há. ou aqui.

 

abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O "sp", se não estou em erro, significa que é uma espécie não especificada, neste caso do género "Neritina".

Obrigado Rui

 

Cumps.

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... neritina é a família depois há muitas variedades, acho que é assim, mas se estiver a meter a pata na poça corrijam biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

O termo Neritina refere-se ao género. O código internacional de nomenclatura zoológica estabelece que a família é denominada pela adição do sufixo "idae" ao radical correspondente ao nome do género-tipo. Assim sendo, neste caso a família denominar-se-á Neritinidae e não Neritidae como por vezes surge (a não ser que exista outra regra ou excepções que já não me lembre).

 

Sendo uma bocadinho mais picuinhas:

  • O nome do género deverá escreve-se sempre com inicial maiúscula e ser destacado do resto do texto. Por norma costuma ser em itálico ou negrito se for texto impresso ou sublinhado se for em trabalhos manuscritos.
  • O nome das famílias, ordens, classes e de outras categorias taxonómicas não necessita ser destacado do texto, embora tenham sempre letra inicial maiúscula.

 

 

 

Como no recibo vinha Neritina sp. pensei de ser mesmo a especie em questão e não a familia no geral.

 

O nome da espécie é constituído por dois termos (salvo raras excepções). O primeiro é referente ao género (p.ex. Neritina) que pode englobar uma ou mais espécies e o segundo, normalmente um adjectivo, é o restritivo específico (p.ex. pulligera) que identifica uma espécie dentro do género onde está inserida.

 

A abreviatura "sp" escreve-se quando não se pode determinar qual é a espécie ou a sua identificação é irrelevante.

 

Para terminar, se este caracol for um exemplar de Neritina pulligera o mais correcto seria denominá-lo por Neritina cf. pulligera. Ou seja parece ser Neritina pulligera

mas devido à fotografia (pouco nítida e elucidativa) a sua identificação é incerta e requer confirmação (cf. = "confronte com").

 

 

:excl2: Peço desculpa pela minha presunção mas foi difícil deixar passar a deixa do colega A. Ferreira :mrgreen: :excl2:

 

*******************************************************************************************************************************************************

 

Indo então ao que interessa mesmo.

 

 

É normal o caracol estar fora da agua por largos periodos de tempo?

Tenho o encontrado pela manha sempre fora de agua, na tampa do aquario, fechado na sua "capa" de protecção como fazem os caracois "terrestres".

 

Vaguear fora de água é um comportamento frequente nestes caracóis, agora convém ter sempre a tampa do aquário fechada ou andar sempre de olho neles porque se não forem capazes de voltar para o meio aquático acabam por morrer.

Há quem diga que só manifestam este comportamento quando as condições no aquário não são as ideais ou exista falta de alimento, mas acho que isso nunca foi estudado e por isso poderá ser apenas mito.

 

 

Tem umas quantas mazelas na casca.

Isto recupera com facilidade ou é necessário ajuda com algum suplemento?

 

Recupera e não recupera. Ou seja, de acordo com o meu conhecimento apenas teórico, se a concha apresentar fissuras ou buracos estes poderão ser colmatados caso as condições de pH e dureza da água sejam favoráveis. Porém essas mazelas apresentarão para sempre um aspecto mais ou menos esbranquiçado, nunca mais irão recuperar a coloração do resto da concha.

 

A pigmentação da concha provém de uma fina camada não calcificada na sua superfície (o periostraco). Uma vez destruída esta camada jamais poderá ser recuperada, ficando assim expostas as camadas interiores (estás sim calcificadas) da concha.

A função do periostraco é impedir o contacto da água com as camadas calcificadas da concha. Se a água for rica em cálcio e não tiver um pH ácido não há problema porque a dissolução do carbonato de cálcio na água será mínima. Se assim não for será necessário aumentar o pH e/ou a concentração de cálcio na água para impedir a erosão profunda das camadas calcificadas.

 

Olhando para as suas fotos sinceramente não sei responder se essas mazelas são fruto da qualidade da água ou se estamos na presença de um caracol muito activo e descuidado.

 

Se quiser saber mais sobre a constituição da concha e os processos de descalcificação aconselho as seguintes páginas: http://www.applesnail.net/content/various/snail_disease.php http://www.planetainvertebrados.com.br/index.asp?pagina=artigos_ver&com=1&id=75&local=2 http://www.planetainvertebrados.com.br/index.asp?pagina=artigos_ver&com=1&id=76&local=2

 

 

Mais uma vez desculpem se fui muito chato mas hoje deu-me vontade de escrever :blush2:

 

 

Cumps.

Pedro C.

Editado por Pedro Centena
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Bem, temos tese de doutoramento :smile2:

 

 

As mazelas na casca já vinham quando comprei o caracol.

Não reparei bem que ja estava assim senao tinha escolhido outro, alias eu até queria outro que não este. Queria um dos que têm umas riscas amarelas na casca, penso que sejam as Neritina natalensis sp. "Zebra", que estava junto a este mas distrai me com a conversa e não reparei quando o vendedor o apanhou e meteu no saco.

Amanha se o conseguir ver para o apanhar tiro umas fotos melhores para se ver se é da especie que o Ferreira diz...

 

Sempre que quiseres ser assim tão "picuinhas" força porque aprendi bastante com a tua dissertação :smile2:

 

Obrigado!!!

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais