Filtro interno o que necessito


Recommended Posts

Sou novo aqui, herdei um aquario de 60 litros com tudo a funcionar, mas esteve parado uma serie de tempo, gostava de o voltar a por a funcionar ele tem um filtro interno deste genero FILTRO_DE_DECANT_5091a412d0ff7.jpgdisegnofiltro_0000.jpg

Gostaria de saber que materiais necessito para uma filtragem adequada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Ranbog,

 

Esse filtro é do tipo 'biobox'. Convém ter uma bomba que debite 3-5x no mínimo a capacidade do aquário por hora, ou seja, pelo menos uns 200-300lt/h.

 

Como material de filtração mecânica, aconselharia uma esponja, lã acrílica, cerâmica porosa e/ou biobolas.

 

Sendo um membro novo, aconselho a pesquisar e dar uma vista de olhos acerca de 'CICLO DE AZOTO'.

 

cumps,

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Thx pela ajuda, sim estou familarizado com o ciclo de azoto. De momento ainda nao tenho meios financeiros para avançar com o projecto, por isso vou recolhendo informaçao para não avançar as cegas.

 

A bomba que tenho bombeia 280 340 lt/h julgo entao ser suficiente ou sera demasiado caudal?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva novamente Ranbog,

 

Fazes bem! É o primeiro passo a tomar para garantir que tudo possa correr bem neste mundo vasto :)

 

Essa bomba bastará bem. Tendo em conta a capacidade bruta do aquário, também não podes colocar muita fauna dentro dela, pelo que +-300lt/h devem dar. Para te ajudar na montagem, pensa nestes passos:

 

- Que fauna gostavas de colocar?

- Da fauna que queres colocar, são todos compatíveis uns com os outros (tanto a nível de parâmetros da água, evitar cruzamentos entre espécies e até personalidades)?

- Que substrato e decoração queres colocar (seja artificial ou natural)?

- Esse mesmo harscape é compatível com a fauna que queres colocar?

- Queres colocar flora? Se sim, quais?

- O substrato que tens dá para as plantas escolhidas? E troncos e pedras para prender musgos/fetos?

- Que termostato vais usar?

- Iluminação: convencional, balastro de t8/t5 ou em led?

- Fertilização?

 

Isto são talvez os pontos mais importantes. Faz até um esboço em papel de como gostarias de fazer o hardscape do aqua para ires tendo umas ideias. Dá também uma vista de olhos aqui pelo fórum em montagens de aquários e vê se algo te interessa para adaptares ;)

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha ideia é ter um aquario plantado, com um cardume de neons 6 ou 7 e um betta splendens pelo menos para começar, tenho algumas duvidas estava a pensar usar substrato da elos e algo areão como fim decorativo concentrado numa ilha, que pelo que vi é bastante despendioso este substrato, será que me podias dar ideia do preço a que ficaria para o meu aquario de 60 litros?

Estava a pensar fazer o ciclo de azoto sem peixes só com plantas e filtro, será que fazer o ciclo assim terei um surto de algas?

Outra questão como estou a pensar fazer um aquario plantado deverei de precisar de co2 estive a ver receitas caseiras de co2 mas mais uma vez acho que terei problemas visto que o CO2 nao séra constante o que mais uma vez me pudera levar a ter um surto de algas, estas para ja são as minhas duvidas ...

 

O layot que pensei seria algo deste genero 1_PinheiroManso_2008.jpg

Editado por Ranbog
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Quanto a preços tens que ver o que consegues arranjar na tua zona em lojas que vendam. Para teres uma ideia de quanto precisas, fazes assim:

 

- Se o teu aquário seja algo do tipo 60cx30lx30h;

- E queres uma altura de areão de 4cm;

Precisas de 6x3x0.4=7.2 litros de substrato

 

Se equilibrares bem o aquário e fizeres a gestão do fotoperíodo penso que não terás grandes problemas com algas. CO2 só necessitas se quiseres manter plantas mais dificieis. CO2 caseiro é fácil e barato de fazer mas tem mesmo a desvantagem de teres que 'desligar' manualmente à noite a injecção de CO2.

 

Mas se for algo do género da foto, não precisas de CO2. Os musgos e eleocharis (creio que é essa planta de tapete) aguentam-se sem CO2.

 

cumps,

David

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a pesquisar preços e realmente a gama Elos fica um pouco dispendiosa,

Elos Terra Zero fertilizante para usar no fundo do aquário 17.96 euros

ELOS BOTTOM MINERAL substrato fértil 5 litros 30.32 euros

ELOS TERRA BLACK 5 litros 32.96 euros

 

Teria de gastar uma nota bem grande se fosse utilizar estes produtos que julgo serem "O topo de gama", a questão encontro produtos jbl por metade do preço compensa assim tanto a diferença a ponto de tornar o aquário instável? Pretendo colocar plantas como na foto que te apresentei alguem tem experiencia com produtos da elos? Serão os produtos jbl assim tão piores ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso não consigo ajudar. É melhor esperar a ajuda dalguém que entenda algo sobre substratos de compra bons :)

 

Ou então pesquisa um pouco pelo fórum e outros sites dedicados a aquariofilia. Concerteza alguém deve ter pensado o mesmo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais