AJUDA - 1º aqua


Recommended Posts

Boa tarde.

 

Estou fascinado com este hobby e depois de pesquisado durante alguns dias e noites resolvi fazer uma seleção do que estou a pensar compra e montar.

Gostava da vossa ajuda e dicas para melhorar as minhas escolhas, saber se são compatíveis e tudo que possam dizer mais, aceito de tudo.

 

Hora cá vai.

Vi este aquário no Jumbo a um preço de 69 gostava de saber a vossa opinião.

Parece-me que trás tudo que preciso para me iniciar, não sei se por este preço consigo alguma coisa maior ou melhor

http://imageshack.com/a/img855/7816/9hm0.jpg

 

Pretendo um substrato Fluval Stratum

 

 

Para a flora escolhi uma plantas que penso serem de fácil manutenção e que não necessitam CO2 pois ainda não me debrucei a 100% sobre esse assunto, aqui vão elas.

 

- 1 planta Echinodorus Ozelot

 

- 1 Microsorum pteropus

 

- 1 Feto java

 

 

 

 

 

 

Agora para a fauna escolhi:

- 1 Macho e 2 Fêmeas Mikrogeophagus ramirezi

 

 

- 1 Macho e 2 Fêmeas Guppy

 

 

- 1 Macho Ancistrus temminckii

 

 

 

 

 

Penso que são tudo espécies que se consigam manter juntas e pelas características da água, mas agradeço todas as indicações e ajudas que me possam dar.

Obrigado aguardo respostas

Abraço

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite visto que as ajudas não abundam e depois de mais uma pesquisa por esses fóruns fora tenho outras hipóteses o que acham deste material para um aquário de 60L ou 80L que vou mandar fazer, ainda não sei onde. Se alguém me poder ajudar e dizer onde posso manda fazer um agradeço.

-Termostato Jager 75W

-Filtro Mochila EHEIM LIBERTY 150

Acham que fico bem servido com este material?

O filtro fará muito barulho?

Alguém tem algum destes que possa dar o feedback?

Abraço

Obrigado

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Hugo,

 

Penso que não é a atitude correcta a que tomaste de criticar uma falta de resposta pelos restantes membros do fórum em não comentar o teu tópico, tendo ele só sido colocado às 17:20. Este fórum funciona com a cooperação e entre-ajuda de todos os membros, uns podendo estar mais vocacionados para uma certa área especial deste mundo que é a aquariofilia. No tempo que demorou a haver uma primeira resposta poderias ter feito algumas pesquisas de compatibilidade com as espécies que tens interesse/litragens mínimas/condições de água de cada espécie/alimentação, etc... Para ver se depois batia tudo certo. Além de que és um membro novo, com apenas 2 mensagens (criadas neste tópico), pelo que estares a 'mandar vir' com outros membros por não responder ao teu tópico não te fica bem...

 

Mas, ao que interessa:

- O aquário do jumbo já é decente para a inicialização na aquariofilia... Para começar a ganhar o bichinho... Eu neste momento tenho 6 desses montados em casa só para teres uma noção do que esta coisa pode vir a dar;

- Creio que Microsorum pteropus = feto de java, não?;

- Pela minha experiência, num aquário desse tamanho, apenas um casal de ramirezis e talvez um cardume de corydoras... não mais que isso... Os ancistrus com ramirezis irão dar asneiras... Especialmente quando ambos crescerem, garanto-te;

- Completa o teu perfil;

- O eheim liberty 150 é adequado para o aquário que mencionaste, mas se tiver tampa terás que fazer uma adaptação dado ser filtro do tipo 'mochila';

- Os jagger são os melhores termostatos na minha opinião;

 

Mais alguma coisa, é só pedir atenciosamente.

 

cumps,

David

Editado por dg12
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais, bem-vindo :)

O melhor conselho que te posso dar é leres, leres mesmo muito. Procura no google sobre todas as tuas dúvidas, não imaginas a quantidade de informação disponível. Tem sempre em conta os vários pontos de vista de todas as opiniões que vais ler, pois ninguém é dono da razão e tens de ser tu com base nas referências que vais adquirindo a tomar consciência do caminho a rumar. Aproveita o tempo do ciclo da água para estudares, preparando-te o melhor possível para brevemente alojares os teus novos companheiros :).

Digo isto como iniciante neste maravilhoso mundo. Penso que já li dezenas e dezenas de tópicos quer neste fórum quer em fóruns internacionais. Em cada tópico vais aprender algo novo de certeza.

Qualquer dúvida diz, não sou nenhum pro, mas no que puder ser útil.

Abraço e boa sorte,
pkorpys

 

 

 

Penso que não é a atitude correcta a que tomaste de criticar uma falta de resposta pelos restantes membros do fórum em não comentar o teu tópico, tendo ele só sido colocado às 17:20. Este fórum funciona com a cooperação e entre-ajuda de todos os membros, uns podendo estar mais vocacionados para uma certa área especial deste mundo que é a aquariofilia.

 

Toma atenção a isto que o dg12 disse.

Editado por Paulo Korpys
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Calma caros amigos só disse que as respostas não abundam nada mais, não critiquei ninguém, como estão a dizer, aliás, só responde quem poder e quando poder.

E tal como me estás aconselhar foi o que eu fiz, enquanto não respondia ninguém, fui ler mais e verifiquei que se mandar fazer um aquário e colocar o filtro e o termostato que referi ficava melhor servido e talvez por mais 20, só expus mais umas dúvidas que tinha sobre o material que encontrei. Não era minha intenção deixar o pessoal assim tão chateado. Se preferirem posso pedir desculpa pela minha expressão talvez não fosse a melhor mas não foi de má intenção.

Aproveito para agradecer pela ajuda e mais uma vez peço desculpa...

Como me dizem aqui tenho é que ler no Google e fazer eu o meu próprio aquário....

Abraço obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Hugo,

 

Se tiveres aptidão para tal (e material disponível a baixo custo), um aquário feito por ti pode sair mais barato... Se fosse eu valia mais comprar um em 2ª mão para começar.

 

Para já, até aqui no fórum, pesquisa sobre o ciclo do azoto. Normalmente é aqui que todo o iniciante falha e depois apanha desilusões terríveis. Depois, dá uma vista de olhos até no wikipedia pelas espécies que falaste e vê os parâmetros de água (temperatura, litragens mínimas, pH) e se necessário, com um auxilio numa tabela de excel coloca esses parâmetros. Depois confere a ver se todas as espécies que disseste podem ser mantidas juntas. Depois verifica compatibilidades entre cada um (para isto basta ir ao google e escrever 2 dos 3 nomes de cada espécie de cada vez e ver relatos de outras pessoas.

 

Para já, isso é o mais importante. Depois consoante as tuas possibilidades financeiras (e o que conseguires encontrar) é que deves avançar para o próximo passo.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde...

Esta semana vou andar pelo porto será que alguém me pode aconselhar que lojas visitar a resolver a minha situação.

Pretendo comprar Aqua e os restantes componentes e ver espécies de peixes e plantas ao vivo para depois escolher o que lá vou por, o Aqua quero comprar no máximo até sexta-feira para começar a fazer o ciclo.

Já mandei vir um kit da será com todos os teste para a água.

Abraço

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

boas pessoal
o que acham disto serve para começar? se tiverem aluma coisa errado agradeço que me digam.

aquario 80x40x40 8mm
filtro jbl e701 modelo novo
1 lampada led 14w a calha tem para duas mas para ja so posso por uma €€€€
Eheim-Aquecedor

com

termostato 200w

fauna

3 molly balão 1 macho e 2 femeas
3 Ramirezi 1 macho e 2 femeas
6 neon
5 barbo tigre
2 Corydora
2 Botia Palhaço

flora

Musgo de Java
Anúbias Anã
Crypto Ondulada
Samambaia Windelov
Samambaia de Java
Amazonense Ozelot
Valisnéria

e vai ser este o meu inicio nesta area...
agradeço todas as ajudas
até breve
grande abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se vens ao porto arranjas aquario 120*50*50 novo a 70 euros, mas lembra te que depois tens que comprar tudo a parte. Tal como te disseram primeiro o ciclo do azoto que vai demorar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal...
Compras feitas...
Aqua 80x40x40
Filtro jbl e901 por mais 10€ trouxe este em vez do e701
2 calhas led 14w com suportes e transformador
Aquecedor com termostato 200w

manado substrato inerte 10L e aquabasis plus, substrato fértil 5L espero que chegue...

 

aqui fica uma foto...

 

2e0ky9w.jpg

 

o que acham?

 

abraço

Editado por Hugo Gonçalves
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que a escolha do filtro foi a mais acertada. Quanto ao manado, diz-se por aí que não é muito bom para plantas pequenas, raízes pequenas ou para aquário com peixes que gostam de mexer no fundo. É esse o móvel que vais usar?

 

Editado por ignace
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Excelentes compras. Parece-me que esqueces-te a comprar os medidores de pH, nitritos, nitratos etc.

 

Para mim a compra mais importante a fazer para depois decidir tudo o resto. Estes testes permitem que conheças a água que iras utilizar, partindo dai para a decisão do resto dos elementos do aqua (fauna e flora)

Boa aquariofilia

Ricardo José

 

http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Excelentes compras. Parece-me que esqueces-te a comprar os medidores de pH, nitritos, nitratos etc.

 

Para mim a compra mais importante a fazer para depois decidir tudo o resto. Estes testes permitem que conheças a água que iras utilizar, partindo dai para a decisão do resto dos elementos do aqua (fauna e flora)

Excelente comentário!

De facto saber os parâmetros da agua que se tem antes de decidir o resto e importante.

Evita andar depois a colocar buffers para alterar os parâmetros, para além de ajudar a poupar euros.

Tem atenção a:

Ph que se adequa a cada tipo de espécie

Compatibilidade entre eles

Tamanho em adultos

Lê sobre o assunto.

Ler e sempre tempo investido e faz parte do hobby.

 

Boa sorte com o aquário.

Da lista de espécies botoias e barbos não parecem compatíveis com o resto.

O que achas de:

Tetra limão

Borrachinhos (nariz de bêbado)

São peixes pacíficos e muito bonitos quando crescem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal...

 

Ignace o movel vai ser este é novo aguenta com 150kg que ja andei a por peso nele a ver se aguentava e nao se queixou...lol

 

Ricardo José tive esse cuidado e comprei um quick testes da sera 5 in 1 penso que tem os testes todos para iniciar tem 20 fitas. o que acham?

 

blackbasss os botias e os barbos já estão de fora de hipotese quanto a esses que me aconselhas vou estudar e conhecer melhor os peixes que ainda nao os conheço. só nao quero é tirar os ramirezi são os meus peixes de eleição...lol

 

uma ajudiha quando esta a fazer o ciclo devo fazer TPAs, mas como?

tipo tiro 20% de agua do aqua e volto a colocar 20% diretamente da torneira ou devo tratar a agua?

 

grande abraço

obrigado

Editado por Hugo Gonçalves
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, quanto aos testes fizes te bem mas falta 1 importante ( o da amônia) .

Quanto ao móvel pode aguentar peso mas uma coisa é pores 5 minutos outra é permanente e depois se cai água podes ter problemas. Essa do ikea? Há umas em madeira e outras e cartão por dentro, cuidado com isso.

Durante o ciclo ouvi dizer que so deves fazer TPA na fase final, a não ser que tenhas problemas na água. Abraço

 

Ps: os testes de tiras não são muito fiáveis atendendo ao que aqui dizem

 

Enviado do meu INSYS C3-S350 através de Tapatalk

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tive ramirezzi

 

Chegaram inclusive a criar no aquário.

Se tiverem uma pedra lisa e mais fácil.

 

O macho morreu com um tumor no olho.

Parecia que o olho ia saltar para fora.

A fêmea morreu dias depois.

Foi muito estranho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal...

 

O móvel vou ficar com o mesmo até sentir que está a ficar sram condições é novo e deve aguentar uns meses, quem sabe no futuro faço um com armário para esconder o filtro...

Acho os ramirezi lindos, vou tentar fazer o melhor possível para os aguentar o máximo de tempo possível e quem sabe se reproduzirem...

Então vou ter que comprar o teste de amônia á parte, esse já compro o melhor que houver para durar mais tempo...

 

Uma pergunta tenho visto muitas plantas mas as da tropica são o dobro do preço. Tem alguma explicação para isso?

 

Grande abraço obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal...

 

Já pensei nas plantas e vou apostar na tropica, são mais caras mas para me iniciar penso serem as mais indicadas pelas razões que aqui já foram referidas...

 

Rotala Bonsai

Myriophyllum tuberculatum

Pogostemon erectus

Lilaeopsis brasiliensis

Eleocharis parvula

 

Está foi a minha escolha espero às conseguir manter por algum tempo...

 

Já comecei a lavar o manado mas aquilo não para de largar um pó preto...lol

É normal?

 

Abraço

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal...

finalmente a hora chegou... :D

2menz8w.jpg

xepu8j.jpg

4se0z8.jpg

29fat91.jpg

21bl1h.jpg

afinal lavar bem o manado valeu bastante apena, vejam esta maravilha logo depois de encher...

rbfvow.jpg

2s7b77t.jpg

2mfzvax.jpg

espero que gostem...
estou muito contente e tenho que agradecer a todos os que me ajudaram aqui do forum e a um amigo (pedro lopes) que me veio a judar a montar e me deu muito conselhos tal como todos voces..
agora é que isto vai começar...

obrigado
grande abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.