Pedro M Alves Posted June 10, 2014 Share Posted June 10, 2014 Olá a todos Antes de mais vou me apresentar o meu nome é Pedro Alves e sou de Évora e tenho 29 Anos, Vou ou pelo menos quero me iniciar nos salgados Tenho lido bastante e tirado bastantes apontamentos Antes de vos indicar os equipamentos que ja tenho etc, tenho um pequeno problema que é o aquario. Tenho um sunsun de cerca de 115x45x60 mais ou menos 320L ate aqui tudo bem, já é um auqrio interessante para iniciar. O problema é que não esta preparado para sump!!! ou seja não tem os buracos Tenho um amigo que o pai tem uma fabrica de Vidros portanto tenho quem me possa fazer os buracos, mas a pessoa ficou um remitente em fazer o servico, porque tem medo que o aquario estale, se parta, etc.... os vidros são temprados? Alguem tem experiencia se neste aquario e particular posso fazer buraco? o aquario é igual ou identico ao que coloquei em baixo: Outra duvida é que cilicone posso usar para vedar os ditos buracos e colar a coluna seca? Penso que não poderá ser cilicone qualquer, correto? Obrigado e cmprimentos a todos!! Link to comment Share on other sites More sharing options...
PhilipC Posted June 10, 2014 Share Posted June 10, 2014 Existe uma peça que se coloca sobre o vidro para servir de passagem se não estou em erro. So não me lembro o nome agora, vou pesquisar Link to comment Share on other sites More sharing options...
Pedro M Alves Posted June 10, 2014 Author Share Posted June 10, 2014 overflow? Link to comment Share on other sites More sharing options...
PhilipC Posted June 11, 2014 Share Posted June 11, 2014 Exactamente isso. Link to comment Share on other sites More sharing options...
tuning_sound Posted June 14, 2014 Share Posted June 14, 2014 (edited) Não aconselho overflow, mas há casos de sucesso com isso. O ideal é fazeres uma coluna seca com 2 ou 3 furos no fundo do aquário... Ou senão fazes apenas 1 furo no vidro de trás que é onde vai escoar a água por gravidade... O solicite tem de ser próprio para aquários.. No Leroy Merlin tem esse silicone... Sent from my iPhone using Tapatalk Edited June 14, 2014 by tuning_sound www.reef4life.com Link to comment Share on other sites More sharing options...
Pedro M Alves Posted June 15, 2014 Author Share Posted June 15, 2014 Não aconselho overflow, mas há casos de sucesso com isso. O ideal é fazeres uma coluna seca com 2 ou 3 furos no fundo do aquário... Ou senão fazes apenas 1 furo no vidro de trás que é onde vai escoar a água por gravidade... O solicite tem de ser próprio para aquários.. No Leroy Merlin tem esse silicone... Sent from my iPhone using Tapatalk E não ha perigo de estragar o aquario aquando dos furos? Link to comment Share on other sites More sharing options...
tuning_sound Posted June 15, 2014 Share Posted June 15, 2014 Não:) terás de ir a uma vidreira preferencialmente.. Ou posso te dar o contacto de uma pessoa que faz aquários para te fazer o furo... Sent from my iPhone using Tapatalk www.reef4life.com Link to comment Share on other sites More sharing options...
white tank Posted June 24, 2014 Share Posted June 24, 2014 Boas Tens duas opções. O meu primeiro aquario de algua salgada com boa litragem foi um aquario parecido ao teu. Acredita que não é facil furar esse vidro até porque o aquario se for como o que eu tive é "blindado" por debaixo. Cortar esse plastico acredita que não é nada facil. Penso que o mais facil e pratico será comprares um overflow, no entanto podes sempre fazer um furo, mas esse será muito mais facil de fazer á superficie.. Cumps Link to comment Share on other sites More sharing options...
J. Soares Posted June 26, 2014 Share Posted June 26, 2014 Efectivamente o overflow é muito mais pratico e é uma solução plug and play. Existem modelos para 1500L/H e modelos para 3000L/H. A furação do aquário não é dificil de se fazer e pode ser feita no local. Se fosse no porto fazia isso sem problemas e tratava-te da tubagem. Qualquer duvida dispoe. "Labor vince" Link to comment Share on other sites More sharing options...
MiguelVPinto Posted August 1, 2014 Share Posted August 1, 2014 Boa noite, Parei completamente o hobby a cerca de 4/5 anos e existe algumas coisas já não me lembro, novas técnicas, novos materiais e tal como tu ando a fazer pesquisa e tentar estar informado para arrancar com um aquário outra vez. Já pensou vender o que têm e fazer um projeto completamente novo? Isto porque a logica é aproveitar o que temos mas vai chegar a conclusão que nada ou quase nada vai conseguir aproveitar, e as vezes gasta dinheiro para se chegar a essa conclusão. - Pelo que vejo o aquário têm 45 de largura, pense num de 60 no mínimo, vai ver que a longo prazo essa largura vai ser pouca. - A iluminação não serve pelo que vejo na foto nem o aquário deve ser fechado. - O móvel ao longo do tempo vai ficar estragado por mais cuidado que tenha, acredite o sal estraga tudo. - A maquinaria que têm provavelmente aproveita o aquecedor e a bomba de retorno na melhor das hipóteses. Leia setup's de aquários já montados com algum tempo e chegará a essa conclusão. Boa sorte para o projeto. Link to comment Share on other sites More sharing options...
tgm Posted August 2, 2014 Share Posted August 2, 2014 Boa tarde, Amigo, fez bem em perguntar, pois eu apenas andei a ler o fórum e já estou arrependido do que fiz. Na minha modesta opinião o aquário tens serve, apenas tens de ter em atenção o seguinte: 1.1- Preferencialmente 3 furos dois para tubo diâmetro 50mm e um para diâmetro 20mm, instalas passa-muros (é o nome do acessório que em qualquer boa casa de canalização tem, tem atenção aos que compras, pois dever ter rosca interior e exterior, os das piscinas para mim são os mais indicados, são brancos, não precisa de silicone tens juntas de borracha), dois furos porque é para tua segurança, imagina que um entope e podes ter uma inundação. O furo diâmetro 20mm é para a entrada no aquário. 1.2 Podes fazer apenas um furo de 50mm e outro 20mm (foi o 1º erro que fiz, até hoje não tive azar, mas pode sempre acontecer). 2. Posicionamento dos tubos (2ª erro que cometi meti os dois juntos mas não o suficiente que deste modo limita-me o layout)- preferencialmente deves ter um em cada ponta para criares uma corrente superficial e deste modo limpar mais eficazmente os resíduos que aparecem na superfície. 3. Execução de um dorso para eliminar os ruídos provocados pela a entrada de ar no "esgotar" da água. 4. Execução de um pente para filtragem e evitar perca de "vivos" pela corrente e entrada na tubagem. Aqui podes ter uma caixa preta a esconder a tubagem, mas vai ocupar um bocado de área. 5. Furar no fundo ou nas costas??? Isso já depende de como queres o layout do teu aquário; encostado numa parede para sempre ou um dia a fazer de divisória. A questão de furar o aquário vai sempre limitar o layout do teu aquário, ou tens de usar rocha para esconder os tubos e vais ser preciso uma boa base e tu só tens 45cm, ou furas nas costas e apenas vês três acessórios ao nível superior da água. Na minha opinião se queres aproveitar esse aquário usa um overflow de compra, que ainda acabas por poupar dinheiro e fica mais "clean". No que diz respeito aos silicones basta não ter anti-fungos, os silicones depois de secos são inócuos. O meu aquário só tem CxAxL - 100x70x40 vidro 10mm, e não sinto necessidade de mais largura, tive foi cuidado na montagem da parede de rocha, de modo a não me limitar a limpeza dos vidros, criar refúgios e não cair tudo por ter pouca base. O único problema que tive foi na decisão dos furos e a sua localização. Mas como os aquários nunca são definitivos, ainda tenho a esperança de um dia fazer o perfeito. Quero um bocado de mar lá em casa.......... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Pedro M Alves Posted August 27, 2014 Author Share Posted August 27, 2014 Boas a todos,Já nao atualizava o meu topico a algum tempo,Aqui vao algumas fotos de como vao as coisas.O Aqua já tem quase 2 meses.Ja tenho alguns corais e uns peixitos.. hehe Ainda falta algumas coisas e acrescentar outras... cumps Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts