Novato


Recommended Posts

Boas.

Sou um bocado "noob" nestas andanças, gostaria de saber se me puderiam ajudar.

 

Já tive um aqua de 120l com apenas um Oscar que cresceu imenso mas depois teve uns problemas e acabou por morrer. acabei por dar o aquario(isto á 2 anos)

 

 

Ora bem nestes dias tenho olhado pra um velho aquario e tenho tido saudades deste hobby.

 

portanto tou a pensar talvez adquirir um aquario de 54l ou algo assim mas gostaria de meter la umas plantas vivas, digo desde de ja que nunca tive plantas deste genero nem sei por onde começar. ja li e reli bastantes topicos e fiquei com algumas ideias no entanto nao muito conclusivas.

 

 

Os habitantes seram talvez uns guppies, cory panda e talvez umas molly's.

 

Sei que temos de fazer o ciclo de no minimo de 30 dias pra fazer um bom ecosistema pra os peixes.

 

Duvidas:

que filtro recomendam^?

Filtro, tem elementos filtrantes neste caso que me lembro sao umas "malhas", ceramica, e carvao, este ultimo tem de estar sempre presente? pelo que vi so serve pra estar tipo 1/2 dias depois retira-se.

 

Mais dificil, preparar tudo para poder ter plantas e quando estas sao inseridas no aquario? dentro do ciclo ou no fim?

penso que tem de se meter um substrato fertil como primeira camada no chao do aqua e depois por cima meter substrato inerte. bem não sei e queria que me dessem uma ajuda

Editado por Hugo Fernandes_70061
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo,

 

vou tentar ajudar com a pouca experiência que também possuo.

 

relativamente ao filtro, estás certo... é importante ter o filtro mecânico para retirar "o lixo" e as cerâmicas para servirem de alojamento às bactérias que funcionam como filtro biológico. O carvão tem uma utilização mais restrita para limpar substâncias químicas, por exemplo após um tratamento "médico" aos peixes. Quanto ao tipo de equipamento isso já vai além do meu conhecimento mas tens de ter atenção ao caudal que o filtro consegue "tratar" pois (se não me engano) deve ser 5x maior que o volume do aqua.

 

Quanto às plantas... sim, é importante colocares um substrato fértil para alimentar as plantas. Esta foi também uma dúvida que tive quando montei o meu aqua, mas fui convencido que era um bom investimento (e também não é assim tão grande para um aqua de 50 L). Um conselho: qd colocares o substrato fértil coloca primeiro junto ao vidro o substrato inerte que vai ficar por cima para evitar que qd olhas para o aqua vejas no vidro os dois "patamares" de diferentes substratos.

 

Deves colocar as plantas quando colocas a agua no aqua... elas vão também participar no ciclo!

 

Espero ter ajudado qq coisa...

 

Abraço e boa sorte

Filipe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Só deves pensar no filtro depois de teres o aquário e decidido que população vais ter, pois estas duas condições influenciam a sua escolha, pois o caudal terá que ser adequado.

 

Para ser mais prático deves colocar um substrato fértil para alimentares as plantas, deves plantar antes do enchimento e com um borrifador vais as molhando para não secarem até teres terminado e depois enches devagar.

 

Eu recomendo sempre a leitura deste tópico, acho que é uma bíblia do fórum (o tópico do Marc) http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=230417

 

 

Quanto mais tempo dedicares à leitura menos tempo vais perder com chatices.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.