Novo projecto 100 x 30 x 45 - Wet Dream


Luis Batista

Recommended Posts

Boas.

 

Em 2 semanas já se nota algum crescimento no tapete:

 

IMG_20140923_204448_zpsb4a88fcf.jpg

 

IMG_20140923_204437_zpsade815f8.jpg

 

IMG_20140923_204419_zps6ba6f298.jpg

 

IMG_20140923_204412_zpsdfcf0966.jpg

 

IMG_20140923_204400_zps4f108f51.jpg

 

IMG_20140923_204349_zpsb903e57d.jpg

 

IMG_20140923_204340_zpsdcc1de6d.jpg

 

IMG_20140923_204334_zpsa5ba87e1.jpg

 

IMG_20140923_204330_zps666beeae.jpg

 

 

Tive algumas filamentosas na sword e no tronco e bba no substrato.

Coincidencia ou nao, foi na altura que retirei 4 SAE já adultos, que comiam mais flocos e artemia do que algas.

Entretanto, já adicionei outros 4 pequenos e por enquanto fazem o seu trabalho, ainda não provaram a comida :)

 

Testei também um produto da Equo, um anti algas quimico. Tenho a dizer que, seguindo a dosagem do fabricante, 5ml para 100L que não é minimamente eficaz.

Segui os 6,5ml por dia que me indicaram na loja onde comprei e não notei qualquer efeito ao fim de 1 semana. Entretanto, apliquei directamente, por uma seringa, no tronco e nas plantas e assim sim matou, passado uns minutos as algas começaram a avermelhar e em poucas horas morreram.

Devo acrescentar que a seringa era de 10ml e usei cheia.

Acabei por dosear 60ml, 6 seringas por dia, 12 vezes a dose recomendada pelo fabricante, aplicando diretamente no foco das algas...

Muito desiludido com esta suposta "garrafa milagrosa"...

Directamente na alga mata mas tem que ser em dosagens, que em comparação com as do fabricante, são extremas!!!

Não tive qualquer baixa de fauna devido a esta dosagem. Nunca os peixes ou camaroes, apresentaram qualquer sintoma de intoxicação.

Penso que com o Excell teria ficado mais bem servido e bem mais barato...

 

 

Cumps.

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens feito as tpas correctamente?

 

Fica a ideia usar agua oxigenada, já vi videos aqui do forum e também ja usei isto, resulta temporariamente, não como cura.

 

Não uses diretamente em nenhuma planta ("queima") é so para vidros areão calhaus e troncos, desligas o filtro antes de aplicares com a seringa e esperas uns minutos...

 

Na coisa dos aquários é esperar ! não vais ver mudaças de hoje para amanha, demora 1, 2, 3 semanas até poderes tirar conclusões.

Será que estas a fazer as TPAs nas quantidades certas? Mete fotos das algas que falas

Editado por andre1991
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens feito as tpas correctamente?

 

Fica a ideia usar agua oxigenada, já vi videos aqui do forum e também ja usei isto, resulta temporariamente, não como cura.

 

Não uses diretamente em nenhuma planta ("queima") é so para vidros areão calhaus e troncos, desligas o filtro antes de aplicares com a seringa e esperas uns minutos...

 

Na coisa dos aquários é esperar ! não vais ver mudaças de hoje para amanha, demora 1, 2, 3 semanas até poderes tirar conclusões.

Será que estas a fazer as TPAs nas quantidades certas? Mete fotos das algas que falas

Religiosamente todas as quartas feiras é dia de T.P.A de 50%

 

Agora estão mortas tirando uns pequenos focos de BBA no substrato que podes ver nas fotos acima, entre o tapete....

 

Eu sei que os resultados levam tempo a serem vistos mas ao fim de 1 semana tem de se ver resultados usando um anti algas quimico!

 

Vamos ver se voltam a aparecer ou se foi algum pico devido a ter remexido o substrato para tirar a marsilea e plantar a monte carlo.

 

Vamos aguardar desenvolvimentos da coisa :)

 

Cumps.

Editado por Luis Batista

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será que a tua solução 4dkh não foi mal feita? Secalhar pelo menos temporariamente subia ( bem ) o CO2.

Eu em 54L tenho umas 2,5bps por isso vê-la.

 

Quando subires garante é que estas por casa, assim vais verificando se não estas a prejudicar o bem estar dos peixes. Assim vais subindo um pouco todos os dias.

 

BBA está associado a meu ver com uma das seguintes hipóteses:

 

- CO2 baixo;

- CO2 diy (esta fora de questão para ti);

- Circulação da água dentro do aquário não é suficiente.

 

Relativamente a primeira foi como comecei este post.

Agora em relação à segunda é muito "simples":

 

como primeiro teste, verificava a posição do inflow e outflow. Observando a Fig.HPIM3902_zps393510cc.jpg secalhar colocava o outflow um pouco mais abaixo, alguns 3cm.

 

Depois, temporariamente, para testares qual o fluxo que a água faz no aquário metias o difusor do lado oposto (lado esquerdo) e vias qual o trajeto que as bolhas de co2 faziam, devem fazer algo como o circular flow (ver figura 2). É normal que as bolhas não vão super rápido mas deve-se observar um "flow", muito poucas haverão de lá chegar mas algumas tem de chegar. Senao o teu problema será o flow dentro do aquário que consequentemente provoca as algas BBAs.

 

AquariumWaterFlow_zpsbb0ba0b8.png

 

 

Boa sorte!

Dá noticias depois.

 

PS: vê o video que te mandei ontem ou anteontem por PM, o video é feito, no centro do aquário, e as "micro bolhas" saíram da minha flauta percorreram o topo do aquário todo, desceram e estão já junto ao tapete no meio do aquário.

Editado por andre1991
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Será que a tua solução 4dkh não foi mal feita? Secalhar pelo menos temporariamente subia ( bem ) o CO2.

Eu em 54L tenho umas 2,5bps por isso vê-la.

 

Quando subires garante é que estas por casa, assim vais verificando se não estas a prejudicar o bem estar dos peixes. Assim vais subindo um pouco todos os dias. 

 

BBA está associado a meu ver com uma das seguintes hipóteses:

 

- CO2 baixo;

- CO2 diy (esta fora de questão para ti);

- Circulação da água dentro do aquário não é suficiente. 

 

Relativamente a primeira foi como comecei este post.

Agora em relação à segunda é muito "simples":

 

como primeiro teste, verificava a posição do inflow e outflow. Observando a Fig.HPIM3902_zps393510cc.jpg secalhar colocava o outflow um pouco mais abaixo, alguns 3cm.

 

Depois, temporariamente, para testares qual o fluxo que a água faz no aquário metias o difusor do lado oposto (lado esquerdo) e vias qual o trajeto que as bolhas de co2 faziam, devem fazer algo como o circular flow (ver figura 2). É normal que as bolhas não vão super rápido mas deve-se observar um "flow", muito poucas haverão de lá chegar mas algumas tem de chegar. Senao o teu problema será o flow dentro do aquário que consequentemente provoca as algas BBAs.

 

Imagem colocada

 

 

Boa sorte!

Dá noticias depois.

 

PS: vê o video que te mandei ontem ou anteontem por PM, o video é feito, no centro do aquário, e as "micro bolhas" saíram da minha flauta percorreram o topo do aquário todo, desceram e estão já junto ao tapete no meio do aquário.

Boas.

A solução 4Dkh que estou a usar é a que veio com o drop da co2art.

 

Como sabes, tenho o atomizador em linha partido e enquanto aguardo pela tal extensão, estou a usar um difusor de vidro mas não esse da foto.

Essa foto já tem uns tempos e esse difusor já nem existe.

Agora tenho o difusor debaixo de 1 bomba de circulação do lado direito, o oposto da foto, que chupa e espalha as bolhas contra o vidro oposto fazendo depois um efeito circular, circulando depois as bolhas de volta ao lado de onde saíram...

O foco de BBA acho que era devido ao tapete estagnado que tinha.

Quando o tirei notou se alguns grãos da akadama com BBA.

Acho que os SAE estão a dar conta disso...

 

Obrigado pela ajuda

 

1 abraço

 

Sent from my Nokia 3310 using the tip of my fingers!

 

 

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Chegou hoje a extensão para reparar o atomizador:

 

IMG_20140925_104254_zpsfcc5e6fd.jpg

 

IMG_20140925_104402_zpsb8c03ea7.jpg

 

IMG_20140925_114519_zpsc1f23a8a.jpg

 

Por enquanto sem fugas e a bombar as belas das bolhas fininhas fininhas :)

 

Cumps.

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas...

estou maravilhado com o teu topico e com a tua evoluçao.

comecei á 4 dias com o meu primeiro aqua e parece que me precipitei um pouco com o entusiasmo, mas com o tempo, pesquisa e com ajuda do pessoal espero evoluir como tu...

 

grande abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

boas...

estou maravilhado com o teu topico e com a tua evoluçao.

comecei á 4 dias com o meu primeiro aqua e parece que me precipitei um pouco com o entusiasmo, mas com o tempo, pesquisa e com ajuda do pessoal espero evoluir como tu...

 

grande abraço

Boas Hugo

 

Obrigado.

 

Claro que vais evoluir. Só é preciso o gosto por este hobby.

Pesquisa bastante, devora tudo quanto te aparecer e pergunta, pergunta a quem vejas que te pode ajudar... Tamos cá para isso mesmo!

 

Cumps.

 

Sent from my Nokia 3310 using the tip of my fingers!

 

 

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Boas Hugo

 

Obrigado.

 

Claro que vais evoluir. Só é preciso o gosto por este hobby.

Pesquisa bastante, devora tudo quanto te aparecer e pergunta, pergunta a quem vejas que te pode ajudar... Tamos cá para isso mesmo!

 

Cumps.

 

Sent from my Nokia 3310 using the tip of my fingers!

 

Queremos fotos!! :P

 

O meu tapete ja so falta altura!! o teu também já tem de estar com bom aspeto!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Queremos fotos!! :P

 

O meu tapete ja so falta altura!! o teu também já tem de estar com bom aspeto!!!

 

ahahahah

 

quem me dera que o meu tapete estivesse como o teu pah

tu tens 1 segredo nisso e não te queres chibar :)

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao te esqueças de calcar o tapete e ir dando umas tesouradas! Que ele vai se portar bem e vai ficar 5*

isso acalco eu sempre todas as manhas :)

e sempre que passo por perto do aqua...

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas isso ainda nao enterrou bem???

 

enterrou mas os runners, os novos rebentos custam a fixar ao akadama. a granulometria do akadama é 1 pouco grande para isto.

qualquer disturbio no substrato, o akadama alarga e solta os rebentos

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao tens corys pois não? ;)

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Hoje foi dia de T.P.A e de limpar as G.S.A dos vidros, em especial em baixo junto ao substrato.

 

Em termos de plantas, houve um grande crescimento nas cryptos, finalmente sairam do estado dormente que se encontravam.

 

Adicionei uns musgos ao tronco.

 

O tapete lá vai indo, tem cerca de 4 semanas, ainda muito longe de fechar.

 

HPIM3951_zps40a513d5.jpg

HPIM3948_zps94c756b3.jpg

HPIM3947_zpse8d501f0.jpg

HPIM3936_zpse5959bd0.jpg

HPIM3935_zps4c74fb0c.jpg

HPIM3930_zps97121842.jpg

 

 

Começei tambem a fertilizar com MgSO4, 5ppm´s por semana, para ver se é por isso que o tapete não está já fechado.

Há por ai quem tenha um segredo mas não o quer revelar :)

 

Adicionei uns Styphodon Ornatus, uns Amanos e uns Ottos para reforçar a brigada anti-algas.


HPIM3952_zps61de0956.jpg

HPIM3949_zps713cd31e.jpg

HPIM3946_zpse0537ab4.jpg

HPIM3945_zpsfd319e2e.jpg

HPIM3944_zps39364e0a.jpg

HPIM3942_zps1872c514.jpg

HPIM3941_zps8f330599.jpg

HPIM3940_zps748debe3.jpg

HPIM3940_zps748debe3.jpg

HPIM3938_zpse00a2ce7.jpg

HPIM3937_zps47bc8bdc.jpg

HPIM3934_zps0def2bbb.jpg

HPIM3931_zps23b3b0e3.jpg

HPIM3929_zpscc93cad1.jpg

HPIM3928_zps6a45d39e.jpg

HPIM3927_zpsaa4ffdb0.jpg

HPIM3926_zps29bede38.jpg

 

Um pequeno video:

 

 

 

E que tal?

 

Cumps.

Editado por Luis Batista

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá claramente falta te CO2 ! E a bomba de agua está exatamente do lado oposto onde devia estar a meu ver...

 

O tapete esta a começar com muita alga... não é bom sinal.

Faz um fotoperíodo de 7hora no max. durante uns tempos. Depois acho que devias fazer uma pausa de uma hora a meio do fotoperíoodo ajuda me imenso com algas!

 

CO2 com força!!! aumenta isso BEM MESMO até veres o DC amarelo. E muda a bomba para o lado oposto se a conseguires baixar e meter a uns 10cm do solo força!

 

Citando o site james' planted tank:

 

Green Spot Algae, GSA

gsa1-thumb.jpg gsa2-thumb.jpg

 

Description Forms hard green circular spots on the glass and slow growing plant leaves.

 

Cause With Estimative Index low phosphate levels often bring on a GSA outbreak. Also Low CO2 and poor water flow. Too long a lighting period doesn't help.

 

Removal If dosing Estimative Index increase phosphate levels by adding monobasic potassium phosphate or fleet enema solution. Aim for a level of 2 to 3ppm. Check CO2 levels and water flow. Can be scraped off the glass using a razor blade or a good magnetic glass scraper. Between 9 and 10 hours is plenty of lighting time for the plants. If it is more then reducing it may help.

If dosing a lean dosing method like PMDD or PPS-Pro then modifying the NO3 to PO4 ratio normally helps. A bit of trial and error may be required.

PO4 tenho certezas que não é o problema, co2 pode muito bem ser, e flow acho que não mas ..... Quanto a luz não tenho bem ideia de quantas horas tens mas se tas a ficar com muitas algas em algumas plantas reduz um pouco para 6 a 7 horas. Quando controlares o bicho voltas a subir.

 

Da também corte nas folhas com GSA da alternanthera reineckii mini, senão vai começar a ficar mal. Foi o que me aconteceu não cuidei dela morreu quase...

 

 

Força nisso!

Editado por andre1991
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá claramente falta te CO2 ! E a bomba de agua está exatamente do lado oposto onde devia estar a meu ver...

 

O tapete esta a começar com muita alga... não é bom sinal.

Faz um fotoperíodo de 7hora no max. durante uns tempos. Depois acho que devias fazer uma pausa de uma hora a meio do fotoperíoodo ajuda me imenso com algas!

 

CO2 com força!!! aumenta isso BEM MESMO até veres o DC amarelo. E muda a bomba para o lado oposto se a conseguires baixar e meter a uns 10cm do solo força!

 

Citando o site james' planted tank:

 

 

PO4 tenho certezas que não é o problema, co2 pode muito bem ser, e flow acho que não mas ..... Quanto a luz não tenho bem ideia de quantas horas tens mas se tas a ficar com muitas algas em algumas plantas reduz um pouco para 6 a 7 horas. Quando controlares o bicho voltas a subir.

 

Da também corte nas folhas com GSA da alternanthera reineckii mini, senão vai começar a ficar mal. Foi o que me aconteceu não cuidei dela morreu quase...

 

 

Força nisso!

 

Boas.

 

Vês o drop checker azul porque tinha acabado de fazer a T.P.A ;)

Tenho o CO2 no maximo possivel, sem gasear os peixes todos...

A G.S.A por agora está controlada, tenho o PO4 a 4 já por isso...

 

Em relação à bomba de circulação de agua não pode ficar do lado oposto da saida do filtro porque senão anulam se uma à outra.

Da forma como está, cria uma espiral de circulação em toda a coluna de agua...

 

PS: pela via das duvidas aumenta 1ppm de PO4 just in case.

 

Fica a "minha ideia" para colocares as coisas...

 

EG_flowaquario.png

 

 

 

Obrigado pelo esquema mas já tentei dessa forma e de muitas outras. Se a bomba fosse das que dá para orientar o jacto, sim, poderia estar num angulo inferior à saida do filtro mas esta não dá, é fixa, manda apenas em frente...

 

Vá, diz lá o segredo, anda :)

 

1 abraço

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Boas.

 

Vês o drop checker azul porque tinha acabado de fazer a T.P.A ;)

Tenho o CO2 no maximo possivel, sem gasear os peixes todos...

A G.S.A por agora está controlada, tenho o PO4 a 4 já por isso...

 

Em relação à bomba de circulação de agua não pode ficar do lado oposto da saida do filtro porque senão anulam se uma à outra.

Da forma como está, cria uma espiral de circulação em toda a coluna de agua...

 

 

 

Obrigado pelo esquema mas já tentei dessa forma e de muitas outras. Se a bomba fosse das que dá para orientar o jacto, sim, poderia estar num angulo inferior à saida do filtro mas esta não dá, é fixa, manda apenas em frente...

 

Vá, diz lá o segredo, anda :)

 

1 abraço

 

Mas tenta por a bomba do lado oposto, na zona de baixo... não tem/deve de ser inclinado, mas sim em frente em direção ao outflow.

 

 

Entao e a luz?? como esta isso w/L e horas? Já agora quando é que tu ligas o CO2 ?uma hora antes de ligares as luzes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Mas tenta por a bomba do lado oposto, na zona de baixo... não tem/deve de ser inclinado, mas sim em frente em direção ao outflow.

 

 

Entao e a luz?? como esta isso w/L e horas? Já agora quando é que tu ligas o CO2 ?uma hora antes de ligares as luzes?

ja tive assim, do lado oposto em baixo mas nao circulava por todo o aquario, como circula como está.

em termos de fotoperiodo são 10H. Tenho cerca de 0.8W/L.

O CO2 liga 2 horas antes das luzes e desliga 1 hora antes das luzes desligarem.

Quantos W tens no teu?

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja tive assim, do lado oposto em baixo mas nao circulava por todo o aquario, como circula como está.

em termos de fotoperiodo são 10H. Tenho cerca de 0.8W/L.

O CO2 liga 2 horas antes das luzes e desliga 1 hora antes das luzes desligarem.

Quantos W tens no teu?

 

10horas é muito... Para mim é essa a causa de algas!

 

E a somar está o CO2... Ligar 1 hora antes é mais que suficiente. Ao ligares 2 horas antes vais criar um pico de CO2 no "inicio do dia" e depois uma redução gradual com o passar do dia ...

Ora nos queremos que o CO2 esteja minimamente equilibrado ( mesma quantidade) durante todo o dia, caso contrario o resultado são algas...

 

Passa a ligar o CO2 1 hora antes das luzes, a desligar uma hora antes das luzes apagarem. Reduz o fotoperiodo para:

 

Pseudo-Mãnha:

1. Ligar CO2 às 12h;

2. Ligar luzes às 13h;

 

Pseudo-tarde:

3. Desligar CO2 às 16h;

4. Ligar CO2 e desligar luzes às 17h;

5. Ligar luzes as 18h;

 

Pseudo-noite:

6. Desligar CO2 às 21h;

7. Desligar luzes às 22h;

 

São no total: 4h + 4h com luz, com pausa de uma hora...

 

Isto é exatamente o que eu faço! Isto permite equilibrar o CO2 ao longo do dia e ajuda no combate as algas. Como te disse eu não vejo algas nenhumas mesmo, só GSA no vidro e numa planta porque não tinha as condições corretas para ela na altura.

 

Faz isto e vais ver que é uma questão de umas semanas!

 

Cumps.

 

PS: Tenho apenas cerca de 0.7w/L ...

Editado por andre1991
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

10horas é muito... Para mim é essa a causa de algas!

 

E a somar está o CO2... Ligar 1 hora antes é mais que suficiente. Ao ligares 2 horas antes vais criar um pico de CO2 no "inicio do dia" e depois uma redução gradual com o passar do dia ...

Ora nos queremos que o CO2 esteja minimamente equilibrado ( mesma quantidade) durante todo o dia, caso contrario o resultado são algas...

 

Passa a ligar o CO2 1 hora antes das luzes, a desligar uma hora antes das luzes apagarem. Reduz o fotoperiodo para:

 

Pseudo-Mãnha:

1. Ligar CO2 às 12h;

2. Ligar luzes às 13h;

 

Pseudo-tarde:

3. Desligar CO2 às 16h;

4. Ligar CO2 e desligar luzes às 17h;

5. Ligar luzes as 18h;

 

Pseudo-noite:

6. Desligar CO2 às 21h;

7. Desligar luzes às 22h;

 

São no total: 4h + 4h com luz, com pausa de uma hora...

 

Isto é exatamente o que eu faço! Isto permite equilibrar o CO2 ao longo do dia e ajuda no combate as algas. Como te disse eu não vejo algas nenhumas mesmo, só GSA no vidro e numa planta porque não tinha as condições corretas para ela na altura.

 

Faz isto e vais ver que é uma questão de umas semanas!

 

Cumps.

 

PS: Tenho apenas cerca de 0.7w/L ...

 

 

Já tinha lido sobre isso dos dois fotoperiodos com intervalo de 1h ou 2h mas isso não vai atrofiar a fotossintese?

Na natureza isso não acontece...

 

Já começei à uns dias a reduzir o fotoperiodo. Tinha 10H e tou com 9h e meia. Tava a pensar reduzir 1H por semana, para não ser assim de repente.

Amanha faz 3 dias que reduzi, vou reduzir mais 30m ficando nas 9H.

 

Pensava de teres mais w/L...

 

Será isso do fotoperiodo o segredo para o teu tapete? ;)

Cumprimentos,

Luis Batista

Wet Dream 100x30x45 (9 Abril 2014) Easy Rider 50x50x50 (28 Maio 2015)

Green Velvet 53x26x34 (12 Outubro 2015)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Reduz logo tudo! Faz de uma vez!

 

Vais ver uns 3 dias depois as plantas já "recolhem e abrem" consoante a iluminação.

A vantagem desta pausa é que as plantas não se atrofiam mas as algas atrofiam-se todas!

COMECA COM ISTO AMANHA! :D acredita...

 

Não sei qual é o segredo mas acho que é so conseguir o balanço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.