Iluminação Cubo


AndréF

Recommended Posts

Boas

 

Vou adquirir um cubo de 40cm e gostaria que me indicassem uma boa iluminação para este aquário de modo a manter umas plantas se possível a cuba, seja PL, Led, T5...

 

Obrigado,

Cumprimentos

Editado por AndréF
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

deverás ter uma iluminação de 64w para poderes ter uma relação 1w/l. se optares por leds tem em conta que necessitas de 50lumens/l.

espero ter ajudado.

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com 2 PLL de 24w ficas com iluminação suficiente para qualquer planta, se complementares com uma boa fertilização e CO2.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Joao se fizeres as contas nao da 64l. Apenas fica com 1w/l se ele apenas tiver 48l sera que vai por hardscape de 16l?

 

Enviado do meu GT-I8190 através de Tapatalk

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A regra do w/l é muito relativa...

O principal a ter em conta, é a altura da coluna de água,que a luz tem de passar até chegar às plantas e a área que queremos iluminada. Senão num aquário de 350l tinhas de ter 350w de luz... No meu só tenho 2 de 54w e a glossostigma está a crescer :P

Talvez até só com uma PLL de 24w consigas fechar o tapete. Demora é mais tempo e não fica tão rasteirinho

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Glossostigma sim agora cuba nem pensar :) mas sendo um nano deveria pensar na relação w/l.

 

Enviado do meu GT-I8190 através de Tapatalk

 

Acho a Glosso mais exigente que a Cuba em termos de iluminação. E o aquário tem 60 de altura.

Mas é questão de meter lá uns pés a crescer e ver como reage...

 

Obrigado pelas respostas

 

Podrm indicar calhas por favor?

 

Cumpz

 

Se tiveres jeito para a bricolage faz, porque vai ser dificil encontrares calhas com 2 pll para 40cm. Tens uma da marca Sunsun, mas só leva 1 lampada.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...