[ajuda] Mortes em massa !!


karikas

Recommended Posts

Pessoal preciso mesmo mesmo da vossa ajuda ...

 

Na quinta feira começaram a morrer-me guppys e até agora já morreram mais de 30 :(

 

Na quinta feira fiz um tpa de 60 % (assim que detectei o problema)

No sabado fiz tratamento com "da jana multicure" e as mortes abrandaram
Hoje fiz novo tratamento com "da jana multicure" mas já me morreu mais um

 

Apenas me morrem guppys :S

 

tenho uma boa filtragem ( Ehein 2217)

o aquario tem 130 litros !

 

As guppys quando morrem apresentam um pinta vermelha na parte de baixo da barriga ..

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

para o pessoal te poder ajudar, deves colocar o setup do teu aquário (litragem, fauna, parâmetros da água, data de montagem, etc...).

 

Deves também colocar fotos dos peixes doentes para mais facilmente se tentar identificar o problema.

 

Cumptos.

Maurício

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquário (parte dos peixes): 75x43,5x40 (8mm)
CO2:
Botija com difusor e drop checker
Termómetro: Termómetro analógico
Termóstato: E
heim jager 125

Filtro: Eheim Classic 250
Iluminação: 2 x 55W PLL de 6400K
Substrato fértil: Humos de minhoca (5 kg)
Substrato inerte: JBL Manado (25kg)

Hardscape
-Xisto Negro

Flora
-
Hemianthus micranthemoides
- Hermianthus callitrichoides (“cuba”)

Fauna

-Tetra neons
-Guppys

-Molly balao dalmata
-Otocinclus vestitus

-Red cherry

ph-6.8

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, nao notaste que os peixes estavam mais "inchados" do que o normal? E com as barbatanas eriçadas? Digo isto porque o tal ponto vermelho a que te referes pode ser um dos sinais de hidropsia.

E foi por coisas dessas que me deixei de guppies, adoram morrer em massa sem mais nem menos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A tua filtragem é boa, no entanto parece-me que tinhas peixes a mais para as dimensões do teu aquário. O teu aquário poderá ter sofrido um pico de amónia, o que estará na origem do teu problema. Isso pode ter acontecido também pela introdução repentina de vários peixes em simultâneo, ou por uma limpeza que tenhas efectuado no filtro eliminando as bactérias nitrificantes.

Os guppies são peixes sensíveis (também os tenho), e qualquer alteração faz com que situações destas possam ocorrer.

Posso também sugerir que penses introduzir um filtro de UV no teu sistema, pois o UV impede que as doenças se propaguem tão rápidamente.

Vai dando notícias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esta noite não ouve mortes...

 

Eu tambem achava que tinha sobrepopulação ( eles multiplicam-se num instante )

O que fiz foi trocar uns meus por uns de um amigo para não haver tantos problemas de consanguinidade , de resto não entrou mais nada no aquário e o filtro não foi mexido ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aposta em esponjas como material filtrante. São de longe francamente melhores e mais efectivas que as cerâmicas. As esponjas permitem colónias de bactérias muito superiores à que permitem as cerâmicas.

Uma vez fiz uma burricada grande com os guppys, limpei o único filtro que tinha naquela época no aquário, em vez de o limpar com água do aquário, limpei com água da torneira, resultado 50 guppys para o maneta. Apanharam tuberculose, ficaram mirrados e acabaram por morrer. Antes estavam impecáveis, a reproduzir-se e sãos. Bastou esta asneira e foram-se todos embora.

Hoje já estou alerta, e depois disto optei por ter sempre dois filtros em todos os aquários que tenho, e sempre com a opção UV. Vamos aprendendo uns com os outros, e com os erros que também vamos cometendo. Para mim o mais importante não é não cometer erros, mas sim não cair na mesma asneira duas vezes.

Os guppys também agradecem algum sal na água (1 colher de sobremesa por cada 5 litros de água), no entanto tens de ter atenção às outras espécies que tens no aquário, pois algumas poderão não ser compatíveis com o sal. O sal também te pode afectar as plantas. O sal é um excelente meio de prevenir e curar muitas das doenças dos peixes de água doce, uma vez que a esmagadora maioria das doenças que afectam os nossos peixes não se dão com a água salobra.

Cumptos.

Maurício

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aposta em esponjas como material filtrante. São de longe francamente melhores e mais efectivas que as cerâmicas. As esponjas permitem colónias de bactérias muito superiores à que permitem as cerâmicas.

 

Mauricio, tens noção de que aquilo que afirmas vai ao contrário do que os fabricantes dos filtros e das matérias filtrantes dizem? Tens como provar isso? Eu não estou a afirmar que estejas errado, apenas saliento que se tens tal tipo de afirmação convêm demonstrar por a+b.

 

 

Uma vez fiz uma burricada grande com os guppys, limpei o único filtro que tinha naquela época no aquário, em vez de o limpar com água do aquário, limpei com água da torneira, resultado 50 guppys para o maneta. Apanharam tuberculose, ficaram mirrados e acabaram por morrer. Antes estavam impecáveis, a reproduzir-se e sãos. Bastou esta asneira e foram-se todos embora.

 

Uma coisa é matares as bactérias que se encontram alojadas no filtro, outra é a causa da doença da qual dizes que eles sofreram . Olhando para isto:

 

Tuberculose ou Barriga Seca:
Sintomas: O peixe fica magro, com o ventre retraido.
Causa: Pode ser causada por alimentação de má qualidade ou pouco variada.
Tratamento: O estado de debilidade do peixe torna-se a cura difícil, usar Labcon Bacter* 1 capsula para 25 litros a cada 3 dias.
in http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=82
Como vês existe alguma contradição entre as causas que afirmas terem sido responsáveis pelas tuas perdas e aquelas que aparecem neste tópico aqui no forum. Mais uma vez ressalvo que não pretendo nenhum tipo de polémica e apenas perceber o que possa estar menos correcto. Eu não tenho bases ou conhecimentos para poder opor ao que tanto o Mauricio como o Peter Alien afirmaram. No caso o que afirmas ser a causa das mortes (lavagem do filtro) não será antes um pico de amónia derivado à morte das bactérias?

 

O que fiz foi trocar uns meus por uns de um amigo para não haver tantos problemas de consanguinidade , de resto não entrou mais nada no aquário e o filtro não foi mexido ...

 

Não terá sido isto a causa das mortes? A introdução de novos peixes não pode trazer novos parasitas a que os antigos não sejam imunes ou vice-versa? Isso e a população excessiva pode ter sido o que causou as perdas!
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem hoje não tive nenhuma morte a lamentar mas ainda assim vou ficar alerta se dentro de 3 ou 4 dias não morre mais nenhum posso dar a epidemia como curada ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite António,

 

em relação à questão das esponjas, é a própria Eheim que recomenda.

Repara neste link que te envio como eles fazem a composição da matéria filtrante

 

https://www.eheim.com/en_GB/products/technology/external-filters/classic

 

É tudo esponjas e uma camada de lã de vidro por cima. Também eu não me tinha apercebido desta solução e fui chamado à atenção por um aquariófilo mais experiente quando procurava massa filtrante para os meus filtros. As esponjas são mais efectivas, pelo menos essa é a opinião do fabricante dos filtros que eu uso, e vou continuar a seguir as recomendações deles.

 

Já na asneirada que fiz com a limpeza do filtro, logo no dia seguinte à limpeza os peixes começaram a apresentar sintomas de que algo não ia bem, Começaram a nadar contra a corrente do filtro, a ficar secos (sem barriga) e marrecos, e por fim a morrer.

 

Pesquisei nos livros que por cá tinha, e pelos sintomas, conclui que seria tuberculose. Agora a relação entre o aparecimento da doença nos meus guppys e a limpeza do filtro, sou eu que faço essa ponte, porque os peixes estavam bem de saúde, e foi só quando limpei o filtro, e logo no dia seguinte que as coisas se deram. Não tinha introduzido mais nenhum peixe no aquário. Eu apenas falei desta minha experiência para alertar, para que outros não façam a mesma asneira que eu fiz no passado. Em relação à situação que aconteceu ao Karikas, na minha opinião é que ele tinha peixes a mais para o tamanho do aquário, e claro que estou de acordo contigo quando dizes que a introdução de novos peixes poderá ter introduzido novos parasitas, e que rápidamente tenham alastrado a toda a população.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite António,

 

em relação à questão das esponjas, é a própria Eheim que recomenda.

Repara neste link que te envio como eles fazem a composição da matéria filtrante

 

https://www.eheim.com/en_GB/products/technology/external-filters/classic

 

É tudo esponjas e uma camada de lã de vidro por cima. Também eu não me tinha apercebido desta solução e fui chamado à atenção por um aquariófilo mais experiente quando procurava massa filtrante para os meus filtros. As esponjas são mais efectivas, pelo menos essa é a opinião do fabricante dos filtros que eu uso, e vou continuar a seguir as recomendações deles.

 

Pois parece-me que não percebeste o que a Eheim recomenda.

 

Generally speaking, mechanical filter media trap larger dirt particles. Biological filter media, on the other hand, provide the correct conditions for the colonisation of bacteria cultures: the purification bacteria feed off the dirt particles and convert them. Above all, in this way clear, healthy water and stabile water values are arrived at in the aquarium.

 

Our latest development is a combination filter medium, which simultaneously carries out both mechanical and biological functions.

O facto de eles venderem o filtro com esponjas de origem não significa que seja a melhor escolha, apenas que com elas fazes retenção das partículas maiores. As esponjas fazem filtragem mecânica e biológica mas em menor qualidade. Para filtragem biológica tens outros produtos assim como para filtragem química tens outros. Há até quem defenda que as esponjas são desnecessárias nestes filtros. Eu nos 3 que tenho cá em casa uso uma configuração parecida com esta:

fl_classic_media.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde António,

 

agradeço os teus comentários e dicas, pois no mundo da aquariofilia estamos sempre a aprender uns com os outros, e o que hoje sei, apesar de ser muito mais do que sabia no início, tenho consciência que é muito menos do que saberei daqui a uns anos.

 

No entanto, deixa-me que te diga no que toca às massas filtrantes, há diversas opiniões, e como tu afirmas e bem, há quem diga que as esponjas são desnecessárias, e outros como eu que as acho de extrema utilidade pois como o volume dos filtros não é muito grande, no espaço ocupado por cerâmicas ou bio balls, consigo 4 ou mais esponjas que assim se tornam mais efectivas que as cerâmicas ou as bio balls, desempenhando a filtragem mecânica e biológica em simultâneo, em vez de ter camadas diversas para cada função. Numa sump, por exemplo, como já há espaço para colocar muito mais material, podemos então ter as massas filtrantes divididas por zonas, dispondo de uma zona inícial para filtragem mecânica, outra para biológica, e uma terceira (para os que entendem ser necessária) para a filtragem quimica (carvão e outros). Nos filtros e como são de dimensões mais pequenas, torna-se mais complicado assegurar uma boa filtragem utilizando diversos materiais.

Aqui deixo mais um link onde se pode ver mais em pormenor as funções das esponjas:

https://www.eheim.com/en_GB/products/filter-media/foam-filter-pad

No fim e o mais importante é que os nossos hóspedes se sintam confortáveis, e em condições o mais próximas da Natureza possível, a forma como o fazemos difere de aquariófilo para aquariófilo, e o que conta é que o resultado final seja positivo.

 

Cumptos.

Maurício

Editado por mauricio1972
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem hoje não tive nenhuma morte a lamentar mas ainda assim vou ficar alerta se dentro de 3 ou 4 dias não morre mais nenhum posso dar a epidemia como curada ?

 

Boas Karikas,

se entretanto iniciaste algum tratamento ao aquário, deverás ler na bula do medicamento qual o prazo de tratamento e levá-lo até ao fim.

Na minha opinião deverás abster-te de introduzir novos peixes no aquário, até teres a certeza absoluta que a situação ficou resolvida. Aguarda um mês para veres qual o resultado, e só depois então poderás pensar em introduzir novos habitantes (poucos, uma vez que me parece que já aí há bastantes, regra de 1cm de peixe adulto por cada litro de água).

Dentro das tuas possibilidades pondera adquirir um filtro UV. Ajuda a eliminar muitas bactérias nocivas aos peixes e poupa muitos cabelos brancos. Se optares por um UV, lê com atenção as instruções, e nunca olhes para a lâmpada, RISCO GRAVE DE CEGUEIRA.

Cumptos.

Maurício

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

até hoje não tive mais baixas :)

 

ainda assim na quinta ou na sexta feira vou por os peixes todos num outro aquário, ferver o substrato e as pedras que lá tenho , lavar bem o filtro e os vidros só para ter a certeza que não ficou nada agarrado as coisas ...

 

O filtro uv deve estar sempre a funcionar ???

vi uns por 15 € ( não me parece caro ) quais os que apresetam uma melhor relação qualidade preço ?

 

o meu aquário tem 100 L uteis e o filtro que tenho é o Ehein 2217

Editado por karikas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu no teu caso, não mexia em nada, qualquer alteração nesta fase em que os peixes se encontram mais enfraquecidos pode originar mais baixas.

Deixa correr o tempo e vê a evolução.

No que ao UV diz respeito, deverás ir para uma solução igual ou superior a 9 W, tendo em atenção que o caudal que passa no UV deverá ser baixo (vê as especificações do fabricante) para eliminar as bactérias. O teu filtro tem muita potência, pelo que deverás usar um T, fazendo passar pelo UV apenas uma parte do caudal total do teu filtro. Faz uma pesquisa e encontrarás muita informação a este respeito. Os da marca JEBO são talvez os mais baratos. Tenho usado estes e até ver não me têm dado problemas de maior. A lâmpada (atenção é UVC) tem de ser trocada pelo menos uma vez por ano e não são muito baratas.

Quanto ao nº de horas que deves ter ligado, isso vai da opinião de cada um, havendo quem defenda que só deve estar ligado um X nº de horas por dia, outros que o têm sempre ligado, e outros até que são contra a utilização dos filtros UV. No meu caso, tenho-o ligado H24 para não dar tréguas às chatices, no entanto há quem diga (e com razão) que os filtros UV torna os peixes mais fracos porque não os deixa ganhar defesas naturais, e que quando mudam de aquário (ou o UV se avaria), mais rápidamente estão sujeitos ao ataque de doenças. Como eu só mudo peixes dentro dos meus aquários, e todos têm UV, não estou preocupado com isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ainda assim na quinta ou na sexta feira vou por os peixes todos num outro aquário, ferver o substrato e as pedras que lá tenho , lavar bem o filtro e os vidros só para ter a certeza que não ficou nada agarrado as coisas ...

Eu no teu caso, não mexia em nada, qualquer alteração nesta fase em que os peixes se encontram mais enfraquecidos pode originar mais baixas.

Deixa correr o tempo e vê a evolução.

Exactamente, tal como o Mauricio disse não faças assim. Ao fazeres isso vais reiniciar o ciclo do azoto, o melhor é deixares como está, se as mortes pararam deves agora é manter as coisas com calma, não abuses da alimentação nem faças tpa's grandes, nesta altura os peixes estão a recuperar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

reiniciar o ciclo ?? Vou lavar o filtro com água do aquário, vou usar a água do aquário para por no outro para os peixes não estranharem nada, guardo ainda uns 20L, e vou ferver parte do areao ( apenas a camada mais superficial) e as pedras...

 

Depois volto a encher o aquario com a agua que guardei e com a que e usei para por onde estão os peixes...

 

Contas feitas se tudo correr bem isto vai equivaler a uma especie de tpa de 60%

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.