Guppies mortos


Recommended Posts

Bom dia.

 

Tinha 3 guppies e desses sobram zero. Dois deles morreram "do dia para a noite". Um dia estava tudo bem e no outro desapareceram (ainda nem os encontrei, não faço a mínima ideia de onde estejam). Um deles tinha a cauda um bocado rasgada:

https://imagizer.imageshack.us/v2/529x397q90/834/abk9.jpg

 

O terceiro, que morreu primeiro, estava assim:

https://imagizer.imageshack.us/v2/371x495q90/138/1fzg.jpg

https://imagizer.imageshack.us/v2/529x397q90/802/dz79.jpg

 

Têm alguma ideia do que poderá ter acontecido?

 

Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Tens mais peixes alem dos guppys?

 

Sim. Mas julgo que nenhum deles pode ser responsável pelo desaparecimento. Tenho um cardume de neons negros, um cory aeneus, um ancistrus e três cujo nome não consigo descobrir. Dois deles são os chamados "limpa-fundos", à falta de termo mais específico nas lojas, e o outro é pouco maior que os guppies.

 

Já descobri que peixes tenho exatamente. Mais abaixo já indiquei :P

Editado por Mariana e Hugo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Se o teu fôr como o meu ancistru, já sei onde podes ir ver os restos... Dentro dele...


Já agora e vendo bem a foto, o peixe com pintas pretas é um synodontys??????

 

Os outros são como eles?

H. Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Se o teu fôr como o meu ancistru, já sei onde podes ir ver os restos... Dentro dele...

Já agora e vendo bem a foto, o peixe com pintas pretas é um synodontys??????

 

Os outros são como eles?

 

Boa noite.

 

Fruto da minha publicação noutra secção já consigo indicar com precisão que peixes tenho! São eles então: uma Molly Velifera, uma Corydora Aeneus, um Plecostumus (e não Ancistrus como eu pensava), um Synodontys (porque pergunta?? :P), 4 neons negros e um bótia. Será que os comeram?

Editado por Mariana e Hugo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

 

Fruto da minha publicação noutra secção já consigo indicar com precisão que peixes tenho! São eles então: uma Molly Velifera, uma Corydora Aeneus, um Plecostumus (e não Ancistrus como eu pensava), um Synodontys (porque pergunta?? :P), 4 neons negros e um bótia. Será que os comeram?

Boas eu tenho muitos guppys, 2 neons e um casal de espadas tirando os limpa fundo, e de vez em quando desaparece me um guppy, e depois de alguma pesquisa fiquei a saber que os neons são da familia das piranhas sendo os neons mais pacificos.

 

Resumido não tenho duvidas que eles os comem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando indiquei os peixes no outro post, apercebi-me de outra coisa...

 

Tanto peixe num aquario de 50 Litros???? Não me levem a mal dizer isto mas e sei como são as lojas (lojistas para vender), e também claro o atractivo de certos peixes que ficariam bem no aquário...

 

Um Pleco que é um peixe que não fica nada pequeno, um Synodontys que também cresce bem e uma bótia... Espero que penses em fazer um incremento no tamanho do aquario... o syno perguntei porque realmente é muito bonito.

 

Eu no meu aquario, devo de ter o triplo do numero de todos os teus peixes (pouco mais) e não tenho assim tanta mistura. Mas já tive... e fui vendo, aprendendo e acima de tudo conhecendo. Não dá para trocares os peixes na loja?

H. Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando indiquei os peixes no outro post, apercebi-me de outra coisa...

 

Tanto peixe num aquario de 50 Litros???? Não me levem a mal dizer isto mas e sei como são as lojas (lojistas para vender), e também claro o atractivo de certos peixes que ficariam bem no aquário...

 

Um Pleco que é um peixe que não fica nada pequeno, um Synodontys que também cresce bem e uma bótia... Espero que penses em fazer um incremento no tamanho do aquario... o syno perguntei porque realmente é muito bonito.

 

Eu no meu aquario, devo de ter o triplo do numero de todos os teus peixes (pouco mais) e não tenho assim tanta mistura. Mas já tive... e fui vendo, aprendendo e acima de tudo conhecendo. Não dá para trocares os peixes na loja?

 

Já tenho o pleco há meio ano e não cresceu mais. Está assim:

 

https://imagizer.imageshack.us/v2/2560x1920q90/585/nc2g.jpg

 

Quanto ao syno e ao bótia comprei-os há pouco tempo por isso se depois o tamanho se tornar um problema vamos ter que considerar isso. Aumentar o tamanho do aquário não posso provavelmente.

 

Quanto aos outros são todos pequenos. Tenho 4 neons com 4 cm cada um, a molly e o cory pequeno também.

 

Então não devo ter tanta variedade? Fazer tanta mistura? Porquê?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Já tenho o pleco há meio ano e não cresceu mais. Está assim:

 

https://imagizer.imageshack.us/v2/2560x1920q90/585/nc2g.jpg

 

Quanto ao syno e ao bótia comprei-os há pouco tempo por isso se depois o tamanho se tornar um problema vamos ter que considerar isso. Aumentar o tamanho do aquário não posso provavelmente.

 

Quanto aos outros são todos pequenos. Tenho 4 neons com 4 cm cada um, a molly e o cory pequeno também.

 

Então não devo ter tanta variedade? Fazer tanta mistura? Porquê?

Porque num aquário da dimensão do que tu tens, e com as espécies que tens, se respeitares as indicações das espécies que formam cardume (ex: neons e corydoras) o melhor para a qualidade de vida dos peixes é teres 5/6 Corydoras e 10 neons. E esgotas a sustentabilidade da biodiversidade que podes alojar.

 

Com o volume de água do teu Aqua deverias ter, no máximo 3 espécies. Uma de fundo, uma meia-água inferior e uma meia-água superior.

 

:smile2: Sei que isto é muito... teórico mas, como já referi, a longo prazo, faz diferença na esperança de vida dos peixes (em vez de morrerem passado 1 ano vivem até à sua esperança de vida em cativeiro) e podes ser brindada com algumas tentativas de reprodução, que. acredito, são do mais gratificante nesta actividade.

 

Aquários sobre-povoados e com uma alargada diversidade de espécies pouco comportada por aquários pequenos (inferiores a 120 litros) leva a má qualidade da água, sistemas instáveis, stress nos animais, problemas de doenças e mortes, etc.

 

É apenas uma perspectiva da coisa. :smile2:

 

É importante que esta actividade nos dê prazer e não problemas.

 

Seguir regras evita problemas e potencia o prazer. :smile2:

 

Boa sorte!

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque num aquário da dimensão do que tu tens, e com as espécies que tens, se respeitares as indicações das espécies que formam cardume (ex: neons e corydoras) o melhor para a qualidade de vida dos peixes é teres 5/6 Corydoras e 10 neons. E esgotas a sustentabilidade da biodiversidade que podes alojar.

 

Com o volume de água do teu Aqua deverias ter, no máximo 3 espécies. Uma de fundo, uma meia-água inferior e uma meia-água superior.

 

:smile2: Sei que isto é muito... teórico mas, como já referi, a longo prazo, faz diferença na esperança de vida dos peixes (em vez de morrerem passado 1 ano vivem até à sua esperança de vida em cativeiro) e podes ser brindada com algumas tentativas de reprodução, que. acredito, são do mais gratificante nesta actividade.

 

Aquários sobre-povoados e com uma alargada diversidade de espécies pouco comportada por aquários pequenos (inferiores a 120 litros) leva a má qualidade da água, sistemas instáveis, stress nos animais, problemas de doenças e mortes, etc.

 

É apenas uma perspectiva da coisa. :smile2:

 

É importante que esta actividade nos dê prazer e não problemas.

 

Seguir regras evita problemas e potencia o prazer. :smile2:

 

Boa sorte!

 

Cumps.

 

Muito obrigada pelos conselhos, são de facto preciosíssimos!

 

Vou então fazer os testes e quando tiver os resultados posto-os aqui. A partir daí decido o que há de melhor a fazer.

 

Obrigada mais uma vez!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.. so para rectificar

-

Neons sao parentes das piranhas sim mas nao sao predadores. Nao atacam nem matam outros peixes.. quanto muito "penicam" apenas as caudas dos peixes mais coloridos mas somente porcausa das cores garridas. Sao peixes de cardume. Deves ter no minimo entre 5 a 10 no meamo aqua para que se sintam seguros ok?!

 

Outra coisa.. se puderes despaxar o teu synodontis para outro aqua ou troca-lo por outra especie seria melhor. Eu tinha 2 e basicamente os sacanas durante a noite faziam banquete dos neons e danios.. inclusive tive que abater um danio qua estava meio comido VIVO.... despaxei os synodontis porque eram ps unicos com tamanho para fazer trabalho assim aos outros peixes e resultado... nunca mais me desapareceram neons nem danios.

 

Synodontis sao pacificos mas creecem muito e rapidamente, o que acontece é que a noite quando saiem das tocas para se alimetar tudo em que tocam e que lhes caiba na boca.... vai. Peixes pequenos inclusive.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.. so para rectificar

-

Neons sao parentes das piranhas sim mas nao sao predadores. Nao atacam nem matam outros peixes.. quanto muito "penicam" apenas as caudas dos peixes mais coloridos mas somente porcausa das cores garridas. Sao peixes de cardume. Deves ter no minimo entre 5 a 10 no meamo aqua para que se sintam seguros ok?!

 

Outra coisa.. se puderes despaxar o teu synodontis para outro aqua ou troca-lo por outra especie seria melhor. Eu tinha 2 e basicamente os sacanas durante a noite faziam banquete dos neons e danios.. inclusive tive que abater um danio qua estava meio comido VIVO.... despaxei os synodontis porque eram ps unicos com tamanho para fazer trabalho assim aos outros peixes e resultado... nunca mais me desapareceram neons nem danios.

 

Synodontis sao pacificos mas creecem muito e rapidamente, o que acontece é que a noite quando saiem das tocas para se alimetar tudo em que tocam e que lhes caiba na boca.... vai. Peixes pequenos inclusive.

 

Cumps

 

 

Não fazia ideia de que era assim, nas lojas não nos dizem mesmo nada..

 

É assim tão fácil devolvê-lo? Em termos práticos, porque em termos sentimentais sei eu que vai ser extremamente difícil..

 

Obrigada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... possivelmente nas lojas ate sabem menos do que tu hahahaha.

A serio.. muitas lojas teem vendedores que nem os nomes dos peixes te sabem dizer quanto mais as carateristicas e compatibilidades. Tens mesmo que te "culturalizar" por conta e experiencia propria, nao so para nao cometeres futuros erros desnecessarios como para evitares que vendedores te enganem sem querer ou propositadamente daqui em diante:)

 

Ha partida se fores a loja onde costumas comprar os teus peixes e explicares que e por razoes de incompatibilidade, o dinheiro nao to devolvem, mas se pedires para trocar por outro peixe ou por outro artigo qualquer da loja ( comida por exemplo) a maioria das lojas costuma aceitar.

Mas pergunta 1o antes de te pores a caminho com o animal nao va armarem-se em esquesitos e depois andas com o bixo as voltas sem necessidade.

Editado por silvia_paixao
Link to comment
Partilhar nas redes sociais